o que explica a agressividade infantil?

24 respostas
o que explica a agressividade infantil?
A agressividade infantil como todo comportamento da criança é uma forma dela se expressar "à sua maneira" , a às vezes, que algo não vai bem. Todos nós, independente da idade, temos inúmeras necessidades a serem supridas, a agressividade infantil, na maioria dos casos, comunica uma falta que está criança está sentindo em seu meio ambiente. Somente um trabalho de psicodiagnóstico poderia precisar de que falta este pequeno nos fala. Importantíssimo ressaltar que não falamos em realidade concreta, mas de realidade psíquica, o que significa que eu posso sim ter ambientes bem estruturados, amorosos onde crianças apresentam comportamentos violentos e vice versa, ambientes pouco estruturados e comportamentos das crianças amistosos e amorosos. Marque uma conversa com um psicólogo, certamente podem fazer um trabalho de muita parceria neste sentido. Boa sorte

Olá! Vários fatores podem explicar a agressividade de uma criança. O principal deles se refere ao ambiente que a criança vive... É muito provável que uma criança agressiva venha de um ambiente onde haja também agressividade seja ela de forma verbal ou física. Cabe uma avaliação mais específica de cada caso. Quando uma criança apresenta agressividade podemos afirmar que esta é a forma que ela encontra de "dizer" que algo não está indo bem para ela!! Espero ter contribuído! Abraços.
Acredito não haver uma resposta generalizada para sua questão. O motivo de cada sintoma psíquico ou comportamento é compreendido somente no caso a caso. Porém, o sintoma da criança é uma maneira de expressão do que a mesma está vivenciando, e isto não se refere apenas a fatores externos do meio ambiente e pessoas as quais convive, mas também das fantasias e modo como a criança encara e se afeta pelo que vive.
Se existe uma criança específica em questão, indico a psicoterapia para descobrir as suas singulares causas.
Abraço
Inúmeros fatores podem colaborar para o desenvolvimento e estabelecimento da agressividade infantil. Tais como, depressão infantil, ansiedade, fatores educacionais e ambientais, fatores sociais e até mesmo fatores biológicos e genéticos.
É importante demais o cuidado dessa criança com esse problema. Por isso, é legal fazer uma avaliação mais específica por um profissional. Neste caso, pode ser um psicólogo infantil, por exemplo.

Espero ter ajudado vc!
Abs
A agressividade infantil pode ter várias causas. Desde a frustração natural diante de uma imposição de limite até a sinalização de um sofrimento decorrente de abuso. É necessário um processo de psicodiagnóstico cuidadoso para identificar as causas. Procure um psicólogo especializado.
A principal causa da agressividade é a falha na comunicação, quando a criança quer se expressar e não encontra elementos para isso, seja biológico ( fala, articulação da fala, raciocínio lógico, memória) seja social ( a criança está num ambiente que não lhe proporciona recursos, ex. pais ausentes, pouca interação com outra pessoas ou crianças da sua idade) casa uma desorganização interna, fazendo com que ela se expresse como "conseguir", batendo, mordendo, linguagem inapropriada. Enfim.
São muitas as causas. Consulte um psicanalista. Leve seu filho para uma avaliação com alguém que estudou e se preparou para atender crianças e jovens
Olá, a agressividade infantil pode estar relacionado a varias situações, é um sintoma de expressar que algo não vai bem, procure um acompanhamento psicológico, para acompanhar com cuidado essa questão.
Olá
Sou psicóloga, especializada no tratamento infantil.
A agressividade infantil pode ter múltiplas causas, uma criança agressiva, pode estar imitando o modelo de um adulto ou de outras pessoas de referencia, pode estar sinalizando algum problema no seu cotidiano como de relacionamento com os colegas, muitas vezes a tristeza infantil é manifestada na forma de irritabilidade/agressividade, fora alguns transtornos que também levam a um padrão de comportamento impulsivo agressivo, como o TDAH. É importante avaliar, quando se iniciou esse comportamento e o que os mantém, um profissional poderá avaliar melhor esse comportamento Se o comportamento persistir procure um psicólogo.
Olá. Bem, são vários os fatores que podem estar ocasionando a agressividade infantil. Pode ser de ordem familiar, neurológica, psicológica, entre outros.
Nada pode ser determinante sem antes um diagnóstico diferencial com as pessoas que convivem com a criança e, principalmente, atendimento a própria criança. A partir dessa linha de trabalho e interpretação, é possível identificar a origem da agressividade.
É importante contextualizar a queixa apresentada, pois agressividade é uma forma de comunicação que a criança utiliza como recursos para aquilo que não pode reverberá com tanta facilidade como os adultos, por isso também o trabalho lúdico com elas. Dentre diversas causas é importante acompanhá-la para uma avaliação psicológica ou psicopedagógica.
Olá. Muitas vezes a agressividade infantil é a forma que a criança encontra para sinalizar algo que não está bem, principalmente num ambiente familiar ameaçador. É muito comum quando um dos pais, ou os dois, separados OU não, rechaçam a presença e a importância do outro, a criança, inconscientemente percebe e manifesta de forma agressiva esta Exclusão. Obviamente, há outros fatores que pode levar a criança a agir desta forma, como: relação abusiva, tristeza....
A Psicoterapia Sistêmica nos proporciona uma avaliação mais profunda, fomentando uma compreensão que nos leva à raiz da questão. O contexto sistêmico nos ajuda a ter uma percepção real do que é apresentado, neste caso, a agressividade infantil. Ficamos em contato com algo verdadeiro e olhamos para aquilo que de fato é, sem julgar. Este movimento acolhe, protege e acalma, sem constrangimentos.
Olá...
Vários fatores pode explicar a agressividade infantil.
Fatores ambientais, ou seja, como funciona o ambiente que a criança está inserida influência diretamente no comportamento da criança.
A agressividade também é uma forma da criança contar que alguma coisa não estar bem.
A melhor maneira de entender o que está acontecendo é buscar ajuda com um psicólogo.
Abraços!
Olá, a agressividade infantil pode ocorrer por diversos motivos e situações sejam elas no ambiente familiar como social/escolar. A agressividade não deixa de ser uma maneira em que a criança irá se expressar, por isso a compreensão da situação por meio de uma avaliação psicológica se faz necessário caso esta agressividade esteja causando prejuízos à criança ou familiares ou mesmo esteja se acentuando. Muitas vezes algumas orientações serão necessárias para a compreensão deste período.
Olá! A agressividade é uma forma de se expressar, é a reação a alguma situação. É preciso observar o contexto geral e as situações específicas em que a criança apresenta essas reações para entendermos qual é a função desse comportamento. A partir disso é possível pensar em estratégias de mudança. Busque o auxílio de um psicólogo, ele pode te ajudar neste processo e estabelecer uma intervenção adequada.
Olá! As crianças agressivas podem ter alguns motivos para este comportamento. Pode ser ansiedade, nervosismo, dificuldade para lidar com limites, não entender as emoções, não ter uma figura que considere autoridade, etc. Para entender o caso em particular é interessante o acompanhamento psicológico infantil. O mesmo estará apto para entender os gatilhos para esse comportamento e irá trabalhar com a criança. Também intervirá de forma psicoeducativa com os pais. Procure um profissional que tenha experiência com esse o caso relatado e ajude seu filho nessa fase difícil.
A agressividade infantil pode ser desencadeada por múltiplos fatores, mas normalmente, essa hostilidade pode ser oriunda devido a frustração com um problema que é grande demais para ela. Em outros casos, a criança pode estar lutando com dificuldades especiais - como eventos de vida estressantes, problemas de regulação emocional, déficits de atenção, sintomas autistas, hiperatividade, entre outros. Para entender melhor a agressividade de seu filho é importante o acompanhamento de um psicólogo infantil, ele investigará as causas desse comportamento e instruirá os pais para melhor compreender e lidar com a criança.
Depende da idade da criança, do contexto em que ela vive e de sua singularidade. Cada ser é único. Para saber sobre sua criança, é preciso que esteja olhando primeiro para você mesma, observar suas angústias, medos, inseguranças, sua paciência, tolerância, criança pequena demanda muitos dos pais e isso é cansativo... após perceber a si mesma, conseguir olhar de fato para seu filho(a), este é segredo! rs.
Atenção para não diagnosticar, doentizar uma criança, que pode apenas estar mostrando com suas atitudes, que algo não vai bem. Pode ser muita coisa, e pode também ser bem simples de organizar, a começar pelos adultos que acolhem a criança, o manejo deste acolhimento emocional pode ser uma solução bem simples. Se quiser conversar a respeito, entre em contato. ;)
Olá!
Agressividade é uma característica que todos carregamos, necessária para colocar à vida em movimento. Mas se uma criança bate, avança em alguém, quebra coisas de propósito, etc, pode estar passando por algum estresse e encontra está forma de expressão. Ou ainda pode ser sintoma de desajuste neuronal. Importante passar pela avaliação de psicólogo infantil e até neurologista para aprofundar a situação.
Muitas vezes a criança utiliza da agressividade ou outro comportamento pouco aceitável para denunciar alguma disfunção familiar. A Terapia Familiar é um bom caminho!
Olá! Como vai? A agressividade pode ser usada como uma linguagem infantil específica para extravasar intensos e urgentes sentimentos não percebidos. Outro fator importante é que as crianças se espelham nas atitudes dos outros ao se comportarem, assim podem também emular algum comportamento. Ideal nesse caso é que ela tenha acompanhamento profissional.
Por que acontece a agressividade infantil? Ela é impulsionada pela ativação de áreas primitivas do cérebro, que podem ser causada por alguma situação que en.volva angústia, medo ou separações bruscas, seja ocasionado pela distância de uma pessoa, de um objeto ou de um episódio, por exemplo. Em outras palavras, a agressividade infantil pode ser encarada como a manifestação da emoção no comando de uma situação que traz certa insegurança na criança frente aos desafios. Muitos pais vivenciam comportamentos de raiva e ficam sem saber como agir da melhor forma nesses momentos. É fundamental entender que uma criança agressiva apresenta essa reação por não conseguir lidar com algum sentimento ou frustração, ou simplesmente pelo fato de querer chamar atenção da família.
Como os pequenos ainda não sabem se expressar com palavras, sobretudo na primeira infância, eles usam a raiva como forma de serem ouvidos(as) e notados(as). Mesmo assim, é preciso ser firme e ter calma para conversar e entender a criança. Dessa maneira, fica mais simples ajudá-la e transmitir tranquilidade para contornar a situação. É muito importante, portanto, que o(a) seu(sua) filho(a) tenha espaço e segurança para colocar para fora o que está sentindo em palavras, sem agressividade ou violência.
Olá. A agressividade infantil pode ocorrer por diversos motivos.
Fatores ambientais, ou seja, como funciona o ambiente que a criança está inserida influência diretamente no comportamento da criança. A agressividade é um sintoma de expressar que algo não vai bem, procure um acompanhamento psicológico, para acompanhar com cuidado essa questão. Espero ter ajudado e me coloco à disposição.
Conforme mencionado, a agressividade por ter muitas causas, desde biológicas a psicólogicas. É comum crianças não terem linguagem apropriada para expressar suas emoções, sendo que agressividade pode ser uma forma que ela dá conta de se expressar seus sentimentos.