Qual a função de uma avaliação neuropsicológica no caso de suspeita de autismo? (foi indicado por

7 respostas
Qual a função de uma avaliação neuropsicológica no caso de suspeita de autismo? (foi indicado por um outro profissional e indicou o local, mas não recebi nada escrito para entregar a neuropsicóloga para levar para a consulta)
Você não precisa de encaminhamento para realizar a avaliação Neuropsicológica. Marque a consulta e informe ao Neuropsicólogo da suspeita.
A avaliação irá ajudar na identificação ou não da hipótese diagnóstica; assim como fraquezas e habilidades cognitivas que o paciente apresenta, com aplicação de testes específicos, escalas, observação comportamental, dados colhidos com os familiares e com a escola. Espero ter ajudado...
Priscilla C Sociale - Psicóloga, Psicopedagoga e Neuropsicóloga

Com esse exame a Neuropsicóloga vai confirmar a existência de Autismo, se realmente for o caso, e determinar seu grau de comprometimento em vários aspectos, como exemplo, linguagem e interação social. É fundamental essa avaliação para traçar um plano terapêutico nas diversas áreas que atuam com o Autista: Fonoaudiologia, Psicoterapia, Terapia Ocupacional, entre outras. É importante fazer com profissionais habilitados nessa área, por isso ele deve ter indicado um lugar específico. Não faça com qualquer pessoa.
Olá. A avaliação neuropsicológica tem o intuito de investigar todo o funcionamento cerebral do sujeito e identificar de que maneira esse se aplica (seja interferindo em benefício ou com dificuldades ) no dia a dia da pessoa. É comum em casos de autismo a comorbidade com déficit intelectual. Logo, a avaliação irá investigar tanto o dominio da inteligência e outras funções (atenção, memória, linguagem verbal e não verbal, etc), bem como questões sociais. É uma avaliação abrangente, completa e que possibilita entender como a pessoa funciona no dia a dia e verificar estratégias de adaptação funcional. NÃo é necessário encaminhamento pois, a primeira etapa da avaliação é uma conversa de anamnese (entrevista inicial) com os familiares para entender todo o desenvolvimento do paciente, bem como a queixa. Abraços.
O encaminhamento pode ser feito por especialistas e mesmo pelos familiares e escolas. Será necessário marcar a Avaliação por profissional indicado e temos bateria específicos para o autismo.
Atenciosamente
A avaliação neuropsicológica tem como finalidade averiguar os aspectos cognitivos que permeiam o psiquismo da criança, inclusive aquelas com suspeita de diagnóstico de TEA.
A avaliação irá abarcar o cenário psicológico do paciente, incluindo as variáveis existentes na vida do paciente (família, escola, etc) com intuito de refutar ou endossar a hipótese diagnóstica de TEA.
Com o desenrolar dos tratamentos realizados pelo paciente (fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, etc), o acompanhamento neueopsicológico irá permitir, anualmente, acompanhar as mudanças no psiquismo, ou seja, a evolução, dificuldades, limitações, potencialidades, etc.
Olá! Você não precisa levar nenhum encaminhamento para um neuropsicólogo. Basta marcar a consulta com um profissional experiente. A avaliação neuropsicológica é fundamental para identificar habilidades cognitivas preservadas e as prejudicadas que interferem no funcionamento geral do indivíduo (comportamento no convívio familiar, profissional, acadêmico, social, etc.). Ela é o ponto de partida para a intervenção do indivíduo com necessidades educacionais especiais. Você deve levá-la ao médico e à escola para planejarem medidas de ajuste do paciente aos ambientes. Estou às ordens.
olá, muito pouco se sabe sobre o TEA. Precisamos de um olhar clinico mais abrangente desse bebê e a a relação dele com a função materna. Podemos evitar que o autismo se instale se houver os cuidados necessários, quando esse bebê apresentar os primeiro sinais.Cabe a mãe ou responsável procurar um profissional de saúde ,psicanalista, neuropediatra, ou pediatra, ou psicólogo. E esse iniciar o mais cedo possível as diretrizes do tratamento. Os resultados tem sido alvissareiros. Agora, uma vez instalado o autismo, percebe-se áreas neurológicas comprometidas. Essa avaliação serve para nortear um tratamento multidisciplinar. Após o desenvolvimento fisiológico do paciente principalmente depois da completa maturação, a avaliação neuropsicológica auxilia no que tange as habilidades cognitivas que estão preservadas. O tratamento proporcionará paulatinamente aquisições de autonomia desses autistas. A família deve passar por tratamento psicológico. Abraço