Qual a possibilidade de uma cardioplastia por videolaparoscopia se tornar aberta (laparotomia)? Durante

2 respostas
Qual a possibilidade de uma cardioplastia por videolaparoscopia se tornar aberta (laparotomia)?
Durante a videolaparoscopia há o risco de se romper o baço?
Nas mãos de um cirurgião habilidoso e experiente o risco é baixíssimo (conversão da laparoscopia para cirurgia aberta) menor de 2,5%. No início da era laparoscópica isso era comum e mais frequente porque a anatomia laparoscópica não estava bem padronizada e clara para os cirurgiões. Até lesões na pleura (pneumotórax fazendo ar no tórax e óbito do paciente já foi descrito no início e, por isso, alguns cirurgiões queriam proibir a fundoplicatura por laparoscopia. Entretanto, com a experiência, a lesão de baço tornou-se rara com a curva de aprendizado e a popularização da cirurgia laparoscópica.
As complicações mais comuns da cirurgia anti-refluxo (fundoplicatura, cardioplastia) são: agonia pela inabilidade de eructar (arrotar), disfagia (dificuldade de engolir), diarreia e retorno da azia onde até 15% podem ser operados tardiamente.
Sugiro operar num bom hospital com um cirurgião experiente. Um que tenha coração de leão, olhos de águia e mãos de mulher.

Toda cirurgia videolaparoscopica está sujeita a conversão cirúrgica por motivos variados! Somente o cirurgião que efetuou o procedimento saberá lhe informar o motivo!
Em abordagens laparoscópicas próximas a esse orgão pode haver essa complicação! Que é uma das causas de conversão por incorrer em sangramento importante as vezes difícil de controlar por via laparoscópica, Optando assim por conversão para otimizar o tratamento trazendo a máxima segurança ao paciente!
Grande abraço