Qual a principal causa da dislexia para provocarem seus sintomas?

22 respostas
Qual a principal causa da dislexia para provocarem seus sintomas?
A dislexia é um transtorno genético e hereditário da linguagem, com origem neurobiológica. Pode também ser causada por grande produção de testosterona pela mãe durante a gestação. É muitas vezes confundido com outros tipos de transtornos como o déficit de atenção. Precisa-se de uma avaliação com equipe multiprofissional para fechar o diagnóstico e iniciar o tratamento. Pessoas que possuem dislexia, podem ter facilidade em relação a criatividade e com esportes.

O primeiro passo é procurar um psicopedagogo para avaliação. Outros profissionais como neurologista e fonoaudiologo colaboram no fechamento do diagnóstico.
A Dislexia é um transtorno de desenvolvimento , sua origem é neurobiológica, apresentam dificuldades na decodificaçõe e soletração !
Para um melhor desenvolvimento na aprendizagem, sugiro a intervenção de profissionais como Psicopedagogo e Fonoaudiologa.
Grande Abraço
A dislexia ocorre por fatores genéticos e hereditários que possivelmente impediram a maturação do Sistema Nervoso Central de forma adequada. Esse falta de maturação também pode ocorrer devido a doenças encefalicas, desnutrição e perturbações diversas que podem ter prejudicado o desenvolvimento da criança. O maior prejuízo é notado no processo de aprendizagem escolar, porém não determina que a criança seja limitada em sua capacidade de compreensão, mas exige um bom diagnóstico e orientação adequada para que haja melhor aproveitamento de seus potenciais e menor sofrimento.
A dislexia não é uma doença, portanto não tem uma causa, o indivíduo nasce com. As principais características são: dificuldade de atenção e concentração exigindo maior esforço para aprender a ler, escrever. O que não impede que aprenda, desde que receba acompanhamento adequado, pois precisa de maiores detalhes. Ex.:ao invés de 2+2=4, precisa que seja 1+1+1+1=4.
Olá! A dislexia é genético e hereditário tendo uma origem neurobiológica. O diagnóstico é realizado por uma equipe multiprofissional de neurologista, fonoaudiólogo, psicólogo e psicopedagogo. E o acompanhamento também. Os sintomas variam, e é por isso que é importante saber um diagnóstico conciso. Um abraço!
Dislexia é um transtorno genético e hereditário da linguagem de origem neurobiológica. Os sintomas variam de acordo com os diferentes graus do distúrbio. Fica mais evidente na fase da alfabetização, pois a capacidade de ler e escrever com correção e fluência na compreensão de um texto ficam comprometidas.
Antes de afirmar que uma pessoa é disléxica, deve descartar as dificuldades visuais, auditivas, déficit de atenção, grau de escolaridade inadequado e problemas emocionais que possam interferir na aprendizagem.
A dislexia é um transtorno de aprendizagem e linguagem, que afeta principalmente as áreas de leitura e escrita. É uma condição hereditária, com origem neurobiológica. Com o diagnóstico correto e Acompanhamento multiprofissional, os resultados são muito bons.
Olá! Obrigada por compartilhar sua dúvida. A dislexia é um transtorno específico e persistente da leitura e da escrita que se caracteriza por um baixo desempenho na capacidade de ler e escrever. É uma condição de base genética, que se manifesta inicialmente durante a fase de alfabetização. Os principais sinais observados nesse quadro, são leitura com erros de reconhecimento de palavras, com troca de letras, na qual a leitura de textos não é fluente e sofre alteração de ritmo e entonação. Também é comum haver uma dificuldade acentuada na compreensão de textos. A escrita também é caracterizada por severos erros de ortografia, inversão de letras e/ou sílabas. Habitualmente pessoas com dislexia apresentam uma leitura e escrita com rendimento abaixo do esperado para a idade e escolaridade. A intensidade dos sintomas varia de caso a caso.
As causas mais comuns de dislexia são de origem neurobiológica. Alterações cerebrais, mau funcionamento, atraso no amadurecimento do sistema nervoso central, ou falha na comunicação entre os neurônios, o que dificulta as funções de coordenação. Com tratamento é possível sim obter resultados satisfatórios. Espero ter ajudado, abraços.
Olá! A causa da Dislexia é a alteração cromossômica hereditária, ou seja, é transmitida de geração por geração. As pesquisas apontam que a produção excessiva de testosterona pela mãe durante a gestação, também pode causar o distúrbio.
É importante identificar a Dislexia precocemente, através da avaliação neuropsicológica e neurológica para se realizar as intervenções necessárias e evitar os prejuízos afetivos e acadêmicos. Estou á disposição para maiores esclarecimentos, Denise A. Wendland.
A dislexia é caracterizado por prejuízos na alfabetização trazendo dificuldades da leitura e escrita. Muitas vezes outras patologias são confundidas com a dislexia. Desta forma, se faz necessário procurar uma ajuda especializada para o diagnóstico e tratamento correto. Os especialistas indicados são neuropsicólogo, neurologista, psicólogo e fonoaudiólogo. É de suma importância trabalhar as questões emocionais da criança para que essa dificuldade não prejudique sua autoestima. Abraços.

Dislexia é uma transtorno específico de aprendizagem, de origem neurobiológica. Trata-se de um conjunto de sintomas, que resultam em pessoas com dificuldades com habilidades específicas de linguagem, particularmente a leitura.

A dislexia é caracterizada por uma dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.
Sintomas da dislexia
Os sinais de dislexia variam dependendo da idade. Se o seu filho tem um ou dois sinais, isso não significa que ele ou ela tem dislexia, mas ter vários dos sinais listados abaixo pode significar que seu filho deve ser avaliado por um profissional especializado.

A fase das primeiras palavras de uma criança é uma alegria na família: é encantador vê-la começando a se comunicar. Geralmente o pequeno pronuncia suas primeiras palavras por volta de um ano e as primeiras frases por volta de um ano e meio a dois anos. Um atraso na fala deve acender um sinal de alerta – pode ser o primeiro indicativo de dislexia.

“Crianças vulneráveis à dislexia talvez não comecem a pronunciar as primeiras palavras antes de cerca de um ano e três meses de vida. E talvez não pronunciem frases antes de completar dois anos”, diz a neuropsicóloga Geisy Sousa.
Olá! Considerando que a dislexia é um transtorno genético e possivelmente hereditário, os sintomas variam entre a escrita e leituras. Sugiro acompanhamento por uma equipe multidisciplinar por profissionais qualificados para melhor entendimento.
Atenciosamente,
Boa tarde, a dislexia tem origem neuro biológica não tem causas especificas, se caracteriza principalmente nas áreas da leitura e a escrita, com raízes na hereditariedade, não tem cura mas pode ser tratada com bons resultados com fonoaudióloga/o e psicopedagogo/a sobretudo se o tratamento começa em idade infantil
A dislexia é considerada um transtorno específico de aprendizagem, e como foi dito anteriormente,tem origem neuro biológica e, as suas raízes em sistemas cerebrais responsáveis pelo processamento fonológico. Sendo assim, o ideal que se procure profissonas na área para anemizar os sintomas.
Atualmente já se sabe que há uma alteração cromossômica hereditária que provoca a condição neuronal. Ou seja, é uma condição neurobiológica.
Excelente questão, obrigado por fazê-la!

Aproveitando o gancho de sua pergunta, é importante esclarecer alguns fatos sobre a Dislexia:

- Dislexia é um Transtorno do Neurodesenvolvimento, ou seja, possui atrasos no neurodesenvolvimento ou maturação deficiente do sistema nervoso central;
- Possui incidência elevadíssima nas escolas, a porcentagem é de 5 a 17%!
- No DSM-5*, a Dislexia é caracterizada como déficits na Leitura e Expressão Escrita, não raro acompanhado de dificuldades em aritmética.

Agora à sua pergunta, a dislexia possui elevada incidência hereditária, mas ainda não foi encontrado uma marcador genético para a causa. Pesquisas sobre o assunto já encontraram evidências em diferenças neurológicas, desvio fonológico e problemas de audição.

Se você conhece alguma criança, adolescente ou até adulto, com dificuldade de leitura, compreensão verbal ou para dominar o senso numérico, um psicólogo pode ajudá-lo. Apesar de não haver "cura" para Dislexia, há grandes progressos na clínica.

Para essas e mais dúvidas sobre problemas de dificuldade escolar, entre em contato, adorarei ouvi-lo. : )

*American Psychiatric Association, 2013.
Olá! As causas mais comuns de dislexia são de: Origem neurobiológica. Alterações cerebrais: mau funcionamento, atraso no amadurecimento do sistema nervoso central, ou falha na comunicação entre os neurônios, o que dificulta as funções de coordenação. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Acima vc já tem muitas respostas, o que você não deve é deixar de procurar ajuda.
A dislexia apresenta como causa no neurodesenvolvimento, é genético e hereditário. Não existe cura, existe tratamento. Geralmente aparece na época da alfabetização quando a criança não aprende a ler e a escrever. Segundo relatos de pacientes são símbolos que não tem significado, é necessário avaliação com fonoaudiólogo (a), psicológica e psicopedagógica, para poder se planejar um plano de intervenção.
A pessoa com dislexia tem direito a um leitor e um redator para fazer suas avaliações escolares e em concurso.
A principal causa da dislexia é desconhecida, mas acredita-se que ela possa ser causada por uma combinação de fatores genéticos, ambientais e biológicos. Alguns estudos sugerem que problemas no desenvolvimento da área do cérebro responsável pela leitura e escrita podem contribuir para a dislexia. Outros fatores, como problemas de aprendizagem, problemas de audição e problemas de visão, também podem contribuir para o desenvolvimento da dislexia.