Qual alimentação correta para quem tem a sindrome nefrótica?

6 respostas
Qual alimentação correta para quem tem a sindrome nefrótica?
A síndrome nefrótico favorece a retenção hídrica, além do trabalho renal prejudicado. Diante isso, é importante manter uma alimentação composta por carnes magras, priorizando frango e peixe, reduzindo a quantidade de gordura da dieta, além de eliminar da dieta o consumo de alimentos ricos em sódio (linguiça, salsicha, mortadela, etc), enlatados, embutidos e processados. É importante ingerir alimentos diuréticos, porém com moderação. A ingestão de alimentos ricos em açúcar (doces, refrigerantes, geléias), gordura (carnes gordas, fast-foods, queijos amarelos, molhos industrializados), devem ser evitados. Procure um Nutricionista para que ele possa realizar uma avaliação completa e adequar a sua alimentação conforme suas necessidades nutricionais.

A síndrome nefrótica é uma patologia que leva à insuficiência renal ( o seja rim trabalha de forma prejudicada)
Nela normalmente há associado a presença de edema ( inchaço) e perda de proteína na urina do paciente.
O tratamento nutricional consiste em adequar a quantidade de proteína que será ofertado ao paciente de forma que evite a desnutrição e a sobrecarga renal.
Normalmente essa proteína vem de carnes magras ( brancas principalmente), deve-se evitar alimentos salgados e industrializados para diminuir a formação de edemas ( inchaço)
Nesse caso a dieta deve ser individualizada pois as quantidades de proteína a ser ingerida pelo paciente deve ser baseada no seu peso atual, função renal residual e alterações apresentadas em seus exames.
Procure um nutricionista especialista na área renal para melhor fazer o balanço de sua dieta.
Junto com as restrições alimentares é importante termos os exames bioquímicos de minerais e etc uma vez que a insuficiência renal pode alterar o valor dos mesmo.
A dieta deverá ser dosada em proteínas, evitar alimentos enlatados ,embutidos, doces ,bebidas alcoólica.
A síndrome nefrótica é uma condição renal caracterizada pela perda excessiva de proteínas na urina, o que pode levar a inchaço, níveis elevados de colesterol e outras complicações. A dieta adequada para pessoas com síndrome nefrótica pode variar de acordo com a gravidade da condição, as necessidades individuais de cada pessoa e as recomendações do médico ou nutricionista. No entanto, algumas orientações gerais para a alimentação incluem:

Restrição de sódio: A redução do consumo de sódio (sal) pode ajudar a controlar o inchaço e a pressão arterial. Evite alimentos processados, enlatados e fast-food, que são geralmente ricos em sódio.

Proteínas controladas: A ingestão de proteínas pode precisar ser controlada, pois níveis elevados de proteínas podem aumentar a perda de proteínas na urina. Converse com o médico ou nutricionista para determinar a quantidade adequada de proteínas na dieta.

Hidratação: Beba bastante água para ajudar a manter a função renal adequada e evitar a desidratação.

Gorduras saudáveis: Opte por gorduras saudáveis, como as encontradas em abacate, nozes, azeite de oliva e peixes ricos em ômega-3, que podem ser benéficas para a saúde cardiovascular.

Controle de colesterol: Alimentos ricos em colesterol, como gema de ovo e carnes gordurosas, podem ser limitados para ajudar a controlar os níveis de colesterol no sangue.

Restrição de potássio e fósforo: Em alguns casos, pode ser necessário limitar a ingestão de alimentos ricos em potássio e fósforo, como bananas, laranjas, batatas, leite e derivados, para ajudar a controlar os níveis desses minerais no sangue.

Fracionamento de refeições: Fazer refeições menores e mais frequentes pode ser útil para evitar oscilações bruscas na pressão arterial e nos níveis de glicose.

Cada pessoa com síndrome nefrótica é única e a dieta precisa ser adaptada às suas necessidades individuais. Portanto, é fundamental que a pessoa consulte um médico ou nutricionista especializado em doenças renais para desenvolver um plano alimentar adequado para seu caso específico.
Aqui estão algumas diretrizes gerais que podem ser úteis:

Restrição de sódio: Reduzir a ingestão de sódio pode ajudar a controlar o inchaço (edema). Evite alimentos processados, fast food, salgadinhos e condimentos ricos em sódio.

Restrição de proteína: Em alguns casos, pode ser necessário limitar a ingestão de proteína, pois altos níveis de proteína podem aumentar a perda de proteína na urina. Consulte um nutricionista ou médico para determinar a quantidade de proteína adequada para sua condição.

Controle do colesterol e gorduras: A síndrome nefrótica pode aumentar os níveis de colesterol. Opte por fontes saudáveis de gorduras, como ácidos graxos ômega-3 encontrados em peixes, nozes e sementes. Evite gorduras saturadas e trans, como frituras e alimentos processados.

Ingestão controlada de líquidos: Em alguns casos, pode ser necessário controlar a ingestão de líquidos para evitar o acúmulo de líquidos no organismo. Siga as recomendações do seu médico ou nutricionista quanto à quantidade de líquidos a serem consumidos diariamente.

Alimentos frescos e integrais: Prefira alimentos frescos e naturais, como frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras (como frango sem pele, peixes e tofu) e laticínios com baixo teor de gordura.

Monitoramento da ingestão de potássio e fósforo: Dependendo do estágio da síndrome nefrótica, pode ser necessário monitorar a ingestão de potássio e fósforo. Alguns alimentos ricos nesses nutrientes incluem bananas, laranjas, tomates, produtos lácteos e alimentos processados. Se houver restrições, é importante controlar a quantidade desses alimentos na dieta.
Olá!
A alimentação para síndrome nefrótica deve preconizar o controle da ingestão de proteínas, bem como sódio, potássio e fósforo. Também é importante ressaltar a importância da hidratação e controle medicamentoso.
Para estes controles, é ideal que se consulte um nutricionista para que algumas práticas sejam adquiridas no dia a dia, de forma a reduzir o número de restrições através de práticas culinárias, porcionamento, escolhas alimentares, leitura de rótulos/ingredientes, redução de processados/ultraprocessados e afins. Por isso, não é possível que se responda de forma sucinta qual a alimentação ideal, pois isso dependerá de um processo de educação nutricional e de uma intervenção mais detalhada e alinhada com a sua realidade.