Qual é a relação do Estresse com as alterações intestinais?
3
respostas
Qual é a relação do Estresse com as alterações intestinais?
Ao contrário do que pessoas leigas pensam, "estresse" não é uma doença ou transtorno (a não se no contexto do transtorno de estresse pós-traumático. Estresse é um processo ao qual um organismo está submetido, quando exposto a estímulos nocivos ou ameaça de estímulos nocivos. Pode ser agudo ou crônico e as duas formas levam a alterações diferentes no organismo. O estresse agudo, na forma de uma reação de "fuga ou luta", pode levar a episódios de diarreia, principalmente. O estresse crônico pode trazer muitas consequências diferentes, dependendo do contexto, dos estímulos envolvidos, da duração e da sensibilidade individual: alternância de diarreia com obstipação, processos inflamatórios, processos infecciosos, alterações da flora gastrintestinal.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Existe uma grande interação entre o intestino e o cérebro, pois muitos neurotransmissores são produzidos na mucosa intestinal isso depende do equilíbrio da fora intestinal; a microbiota. O estresse costuma influenciar o equilíbrio da microbiota de diversas formas, consequentemente contribuindo para desenvolvimento de quadros de ansiedade e transtorno de humor. Por esse motivo o intestino tem sido chamado de “segundo cérebro”, o que, embora haja um certo exagero nisso, interação cérebro-intestino não deixa de ser importante e é preciso que cerca atenção. Uma das formas de manter a microbiota equilibrada é o uso de cepas de micro-organismos, ditos probióticos ou psicobióticos, os quais devem ser utilizados sob orientação médica, pois o uso inadequado pode fazer mais mal do que bem para a saúde.
A resposta ao estresse, pode alterar vias de sinalização que interferem no ritmo intestinal. Esse pode ser um efeito da descarga de neurotransmissores consequentes ao estresse (crônico ou agudo).
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho 58A e há 20 anos tenho vitiligo. Fiz a dosagem da vitamina D no qual apresentou deficiência. Então estou repondo há uma semana com 2.000UI/dia e notei que todos os dias tenho uma coceira nas pernas em cima da tíbia após calor ou exposição solar. Seria algo para me preocupar? Obrigado
- Como é feito o diagnóstico da deficiência de vitamina D ?
- Quais são os principais alimentos ricos em vitamina D?
- O consumo de alimentos ricos em cálcio é suficiente para a manutenção dos ossos?
- Oste k2 emgorda.tenho problema com peso .meu medico passou esse remedio pros ossos
- Como se faz o diagnóstico de Deficiência de VITAMINA D?
- Qual é a dose de vitamina B12 e D recomendada diariamente para manter ela e nao baixar???
- Como a vitamina D interfere na calcificação óssea?
- O que fazer quando não for possível obter vitamina D do sol?
- Quais são os problemas causados pela Deficiência de VITAMINA D?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 189 perguntas sobre Vitamina D
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.