Qual é o curso típico do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) se não for tratado?

5 respostas
Qual é o curso típico do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) se não for tratado?
o curso do TOC não tratado é crônico e incapacitante, com oscilações de intensidade, mas tendência à persistência dos sintomas ao longo do tempo, gerando sofrimento intenso, por conta da ansiedade e do tempo gasto com rituais ou pensamentos intrusivos. Além disso, pode vir acompanhado de outros transtornos, como depressão, tique e ansiedade generalizada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O prognóstico do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) sem tratamento tende a ser crônico e debilitante. Sem intervenção, os sintomas geralmente persistem por toda a vida e podem piorar com o tempo, especialmente em momentos de estresse. As principais consequências são o aumento da ansiedade e do sofrimento psíquico; prejuízo nas relações sociais e familiares, pela necessidade de realizar rituais ou evitar situações; dificuldades escolares ou profissionais, devido à perda de tempo e concentração; possibilidade de comorbidades, como depressão ou transtornos de ansiedade. Com tratamento adequado — terapia cognitivo-comportamental, psicanálise e, em alguns casos, medicação — o prognóstico melhora muito, permitindo uma vida funcional e estável.
Dra. Elenir Paro
Psicólogo, Psicanalista
Fortaleza
Olá!
Quando o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) não é tratado, ele tende a ter um curso crônico e flutuante, com períodos de melhora e recaída, especialmente em momentos de maior estresse emocional.

Sem acompanhamento, as obsessões e compulsões podem se intensificar e ocupar grande parte da vida psíquica, gerando sofrimento, culpa e sensação de perda de controle.
Na perspectiva psicanalítica, entende-se que o TOC está ligado a conflitos inconscientes e mecanismos de defesa rígidos, que o sujeito utiliza para lidar com a angústia.

O processo analítico ajuda a compreender o sentido desses sintomas, possibilitando elaboração psíquica e redução do sofrimento, ao invés de apenas contenção dos comportamentos.

Saiba mais em @elenirparo.psicologia
Sem tratamento, o TOC geralmente apresenta um curso crônico e variável, com sintomas persistentes e prejuízo funcional progressivo. A remissão espontânea é rara, o que destaca a importância do tratamento precoce, com Terapia com um psicólogo, e com tratamento medicamentoso com ISRS.
 Léa Michaan
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Precisamos compreender cada característica humana como se fosse uma “entidade”, no caso do Toc também e se não for tratado, ou seja, se você não dominar a situação ela irá dominar você. De tal maneira, a pessoa que não tratar, isso é, não trazer pra consciência as causas e se esforçar para extinguir o transtorno, acaba tornando-se escravo do TOC, ou qualquer outro transtorno psicológico a ponto de desenvolver sérios prejuízos na relação com a vida, o mundo, o outro e consigo mesmo, inclusive com o próprio organismo que pode causar doenças e até a morte.
Um abraço,
Lea

Especialistas

Michelle Esmeraldo

Michelle Esmeraldo

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1268 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.