Qual é o impacto do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) no bem-estar de uma pessoa ?

4 respostas
Qual é o impacto do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) no bem-estar de uma pessoa ?
O toc pode causar grande impacto na rotina da pessoa ,é essencial que tenha um acompanhamento tanto psicologico,tanto psiquiatrico. O toc pode prejudica as aréas da vida relacionadas a interação social ,ocupacional segundo alguns estudos e pesquisas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá.
O TOC gera sofrimento muito significativo e traz grandes prejuízos para todas as áreas da vida. No TOC as obsessões (pensamentos, imagens ou impulsos) causam grande sofrimento e ansiedade, e em geral são seguidas de compulsões (comportamentos repetitivos ou atos mentais) que comumente se tornam presentes como forma de amenizar o sofrimento que as obsessões causam. Mas elas tomam o tempo da pessoa e se tornam extenuante. Com o tempo a pessoa passa a se isolar; não consegue realizar tarefas de trabalho ou cuidado de si e com a casa; suas relações sociais e familiares se deterioram e a pessoa passa a viver em função do adoecimento. Muitos outros prejuízos também são presentes, por isso é fundamental que se busque o tratamento adequado, para que se possa voltar a viver bem.
Cristina Parisi - Psicóloga CRP 20/3393
 Victor Ribeiro
Psicólogo
Brasília
Olá! O impacto do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) no bem-estar é profundo e abrangente, pois ele aprisiona a pessoa em um ciclo de ansiedade e exaustão. As obsessões (pensamentos intrusivos) geram uma angústia constante, enquanto as compulsões (rituais) consomem horas do dia, prejudicando a rotina, o trabalho e os estudos. Socialmente, o TOC pode levar ao isolamento, pois a pessoa pode evitar situações ou pessoas que funcionem como gatilho, além de gerar conflitos em relacionamentos. Esse desgaste mental e físico frequentemente abre portas para outras condições, como depressão e transtornos de ansiedade. Fico à disposição para demais dúvidas, um abraço!
 Rafaela de Arruda Custódio
Psicólogo
Belém do Pará
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) pode afetar profundamente o bem-estar de uma pessoa, pois envolve um ciclo desgastante de pensamentos intrusivos e comportamentos repetitivos que interferem na rotina, nos relacionamentos e na qualidade de vida. Sob o olhar da neuropsicologia, esse transtorno está ligado a alterações em regiões cerebrais responsáveis pelo controle de impulsos, tomada de decisões e regulação das emoções, como o córtex orbitofrontal (é uma área do cérebro localizada logo acima dos olhos, responsável por nos ajudar a tomar decisões, controlar impulsos e avaliar as consequências das nossas atitudes) e os gânglios da base (são conjuntos de estruturas mais profundas que funcionam como uma central de comando, regulando nossos movimentos e ajudando a controlar hábitos e aprendizados automáticos). Essas alterações dificultam o gerenciamento da ansiedade e podem gerar sensação constante de alerta e exaustão, impactando autoestima, relações sociais e o desempenho nas atividades diárias. Consequentemente, o TOC não afeta apenas o funcionamento cognitivo, mas também o equilíbrio emocional e a percepção de bem-estar.

Especialistas

Michelle Esmeraldo

Michelle Esmeraldo

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.