Qual é o risco do paciente com transtorno bipolar qUE é erroneamente diagnósticaso como depressão

4 respostas
Qual é o risco do paciente com transtorno bipolar qUE é erroneamente diagnósticaso como depressão bipolar é faz uso apenas de antidepressivo a situação pode se agravar?
Ola. Somente uma pequena correção a sua pergunta. Se um paciente é diagnosticado com episódio depressivo do transtorno afetivo bipolar, não ha possibilidade de erro no diagnostico, pois conforme descrito: um episódio depressivo do TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR.
Logo, após o diagnostico feito, o uso somente de antidepressivo isolado não é indicado, pois alem de não tratar a patologia, pode contribuir para que o paciente tem aumento da cilagem de humor tanto em quantidade e qualidade. Existem outras medicações aprovadas para tratar a depressão do TAB.
Por isso é tao importante o acompanhamento continuo e seriado do paciente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se o diagnóstico de Tr. Afetivo Bipolar estiver correto e se realmente é uma depressão bipolar o uso isolado de antidepressivos, em monoterapia, não é indicada e traz, sim, riscos.
A principal complicação é a virada maníaca, que pode ser grave e trazer prejuízos importantes no funcionamento do indivíduo e causar internação.
O Transtorno Afetivo Bipolar é um transtorno das emoções. É como se a pessoa tivesse dificuldade em manter seu humor estável. Ora está no 8, ora no 80. Essas oscilações podem ser entre a tristeza profunda (depressão) e a alegria exagerada (euforia), ou até mesmo com a irritabilidade intensa e impulsividade. Quando a fase que a pessoa está vivenciando for depressiva (essas fases variam de pessoa para pessoa e até mesmo de crise para crise), é chamado de Depressão Bipolar, por fazer parte do Transtorno Bipolar. Se esse for o diagnóstico, o tratamento apenas com antidepressivo é equivocado, pois pode levar a pessoa de um polo ao outro.
Quando a Depressão ocorre sem outras oscilações de humor é chamada de Depressão Maior ou Unipolar.
O ideal é conversar abertamente com seu médico, perguntar, esclarecer qualquer dúvida que possa surgir, para assim ter segurança e sucesso no tratamento.
Concordo com os colegas. Além da medicação (acompanhada de psiquiatra) o ideal é que o paciente siga em psicoterapia- recomendo a psicanálise Winnicottiana- que é a oportunidade do paciente compreender as emoções que desencadeiam as crises (mania/depressão) e retomar o processo de amadurecimento emocional.

Especialistas

Barbara de Castro Telles Cesar Pestana

Barbara de Castro Telles Cesar Pestana

Psiquiatra, Médico de família

Jundiaí

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 895 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.