Qual é relação entre doenças crônicas e saúde mental ?

3 respostas
Qual é relação entre doenças crônicas e saúde mental ?
 Lays Faria
Psicólogo
Rio de Janeiro
Doenças crônicas afetam a saúde mental, porque impacta como um todo o funcionamento da vida de cada pessoa, gerando alterações que limitam ou modificam de alguma forma algumas coisas consideradas """normais"""" (sim com muitas aspas) no dia a dia..

Essas doenças levam pessoas a adaptarem toda a sua vida, para que possam fazer um tratamento adequado, por exemplo a doença de crohn que afeta o intestino, essa doença implica em limitações como alimentação, tempo que a pessoa pode ficar sem se alimentar, períodos em que precisa ir ao médico para fazer tratamento e essas necessidades mudam o funcionamento da vida. Ir a um show, pode se tornar um grande desafio, fazer viagens onde a alimentação muda muito, pode agravar inflamações e exige adaptação, o que pode muitas vezes gerar uma relação de "impossibilidade" que afeta diretamente a autoestima e a maneira como cada um se vê, a tal ideia de "inadequação".

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Amanda  Rocha
Psicólogo
Uberlândia
Olá! Pessoas com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão ou doenças autoimunes, estão mais propensas a desenvolver transtornos mentais como depressão e ansiedade. Isso ocorre pelo impacto emocional de lidar com limitações físicas, dores, mudanças de rotina, perda de autonomia e incertezas sobre o futuro.

Além disso, transtornos mentais também podem agravar ou dificultar o controle das doenças crônicas, já que afetam a motivação, o autocuidado e a adesão a tratamentos. Por isso, o processo terapêutico pode ser um grande aliado no tratamento de doenças crônicas!
Olá! Quando falamos de saúde mental, ela está diretamente ligada ao corpo físico, pois corpo e mente funcionam de forma integrada. Quando alguém vive com uma condição crônica, isso impacta suas emoções, sua identidade, suas relações e sua maneira de estar no mundo. Da mesma forma, aquilo que chamamos de sofrimento emocional também se expressa e ganha forma no corpo.

As condições crônicas convidam a um processo contínuo de ajustamento, que pode gerar sentimentos como ansiedade, tristeza e cansaço. Como o corpo é o meio pelo qual nos conectamos ao mundo, esse sofrimento acaba atravessando toda a experiência da pessoa. O acompanhamento terapêutico, nesse sentido, busca oferecer suporte para que o indivíduo compreenda sua nova configuração de vida e encontre formas criativas e potentes de se relacionar com o mundo e consigo mesmo.

Especialistas

Ana Cristina Vieira Cardoso

Ana Cristina Vieira Cardoso

Psicólogo

Vitória da Conquista

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Anderson Siqueira Pereira

Anderson Siqueira Pereira

Psicólogo

Porto Alegre

Luana Caroline Silva Vieira

Luana Caroline Silva Vieira

Psicólogo

Lavras

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.