qual estabilizador de humor é ,mais eficaz na fase depressiva?

6 respostas
qual estabilizador de humor é ,mais eficaz na fase depressiva?
Alguns dos medicamentos aprovados para tratamento da fase depressiva do transtorno bipolar em monoterapia (apenas uma medicação) são a quetiapina, litio e a lamotrigina. Outras combinações também são possiveis como olanzapina + fluoxetina por exemplo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A depressão esta ligada aos nossos pensamentos e a forma como avaliamos a uma determinada situação. Se você tem pensamentos negativos (que são comum aparecer nesta fase, tendemos a ser mas pessimista), e muitas das vezes não temos evidencia de que aquilo que estamos pensando é verdadeiro. Por isso o paciente deve estar comprometido com a terapia.
Conhecendo melhor suas crenças, se conhecera a si mesmo.
Importante tomar a medicação.

Joice
Além do tratamento medicamentoso, com acompanhamento médico, recomendo a Psicoterapia, na busca para entender quais os fatores emocionais estão relacionados ao seu estado de Depressão.

Isto contribuirá para um melhor equilíbrio emocional interferindo de forma positiva nos relacionamentos familiares, sociais e profissionais.

Abraços.

Natalia
Considero o Carbonato de Litio a medicação mais eficaz para o Transtorno bipolar na fase depressiva. Outras boas opções são a Quetiapina, a Lamotrigina ou a combinação Fluoxetina+Olanzapina. Abraço!
As melhores alternativas recaem sobre a Quetiapina, o Lítio, e a Lamotrigina, podendo combiná-los se necessário. A eletroconvulsoterapia também é uma boa alternativa. Se houver ideação suicida, e não houver contra-indicações ao seu uso, o lítio está mais indicado.
A fisiologia cerebral reage e interage com o organismo conforme nossas emoções na convivência diária. A pessoa submetida a níveis de stress de intensidade variável mas de periodicidade constante pode ser conduzida a um estado depressivo ou mesmo à depressão. O início do tratamento com Médico Psiquiatra é fundamental e será ainda mais eficaz se acompanhado de um Psicólogo ou Psicanalista clínicos que reconduzirão o cliente ao controle do EGO durante as fases difíceis da vida.

Especialistas

Barbara de Castro Telles Cesar Pestana

Barbara de Castro Telles Cesar Pestana

Psiquiatra, Médico de família

Jundiaí

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 895 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.