Qual o melhor tratamento medicamentoso para a obesidade grau III quando tudo já falhou (reeducação

18 respostas
Qual o melhor tratamento medicamentoso para a obesidade grau III quando tudo já falhou (reeducação alimentar, atividade física, psicoterapia etc.)? Cirurgia bariátrica não é uma opção. Tenho um apetite insaciável por massas e refrigerante. E uma depressão devastadora quando os tiro da alimentação.
A obesidade é uma doença resultante de diversos fatores como predisposição genética, hábitos alimentares e condições psicológicas. A compulsão alimentar também pode ser um desses fatores. A psicoterapia pode auxiliar o indivíduo a entender seu comportamento alimentar e desenvolver estratégias para melhorar sua relação com a comida.

O EMDR é uma nova abordagem em terapia criada por Francine Shapiro nos EUA, na década de 80, e tem mostrado excelentes resultados onde algumas terapias tem falhado. Nessa terapia os pensamentos automáticos e obsessivos são dessensibilizados e memórias positivas aparecem. Há resultados promissores em depressões, fobias, compulsões e outros problemas psicológicos. O EMDR está se espalhando no Brasil. Em Goías, nas cidades de Anápolis e Goiânia tem vários terapeutas utilizando essa abordagem. O EMDR trabalha com memórias não explicitas o que chamam de inconsciente provocando sua dessensibilização. É comum no final da sessão perguntar por uma memória perturbadora que foi dessensibilizada e o cliente responder "que aquilo não o incomoda mais". Boa sorte.
Como você já procurou várias alternativas sem sucesso, oriento que você procure um entro de referência em tratamento de transtornos alimentares e obesidade de sua cidade/estado. Vale lembrar que a obesidade deve ser tratada com o acompanhamento multiprofissional, como médicos, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos, cada um com seu olhar sobre as melhores formas de tratar a obesidade, e nos centros de referência você poderá encontrar todos estes profissionais. Caso não exista este serviço, procure profissionais com experiência no tratamento de obesidade. Boa sorte na sua busca. Fique bem!
Ola caro leitor. Respondendo sua perguntam, a obesidade é uma doença multifatorial e que muitas das vezes requer acompanhamento multidisciplinar, endocrinologista, nutricionista, psicólogo e psiquiatra. Parece clichê, mas para perder peso a pessoa deve adquirir antes de tudo bons hábitos alimentares e atividade física. E na maioria das vezes o tratamento da certo sim, o erro estar em parar o tratamento achando que resolveu o problema. Paciente obeso, deve ter em mente que sua doença é crônica e que o tratamento é por uma vida toda. Muitas das vezes para resolvermos um problema temos que ter o foco na solução do problema e não no problema, ele já existe e não podemos omiti-lo...
Olá! Existem várias opções de
medicamentos. Obesidade é uma doença crônica e multifatorial. Muitas vezes há necessidade de associação de medicamentos. No seu caso teríamos que focar no tratamento da compulsão alimentar. Seria necessário saber sua história clínica e avaliar as possíveis indicações e contra indicações de cada medicamento. Procure um bom endocrinologista e faça uma consulta, tenho certeza que terá sucesso no tratamento.
Olá! Trabalho num centro de acompanhamento de pacientes em pré e pós cirurgia bariátrica. Há vários pacientes com o seu perfil. Geralmente não liberamos para a cirurgia antes de uma mudança do estilo de vida.
Pacientes são acompanhados por Nutrologos, endocrinologistas, psicólogos, psiquiatras, nutricionistas e cirurgiões.
Você precisa disso!
É possível tratar clinicamente sem cirurgia!!
Boa sorte!!
Obrigado pela sua pergunta!
Olá
Uma avaliação bem aprofundada identificará seu desajuste metabólico, procure seu especialista e com certeza obterás sucesso.
Pode ser que você tenha uma compulsão alimentar e isso, normalmente, tem causas muito relacionadas com o psicológico. Talvez você já tenha tido uma má experiência com um profissional, o que não significa que não funciona. Talvez a cirurgia bariátrica até seja uma luz no fim do túnel, mas primeiro você deve tratar essa relação ruim com a comida.
Hoje em dia as pesquisas cientificas demonstram que a cirurgia bariátrica é o modo mais eficaz de emagrecimento para obesidade grau III. O processo é realizado de uma forma interdisciplinar abarcando e acompanhando todos os aspectos que o levaram a engordar. Seu relato aparenta uma dependência emocional da comida que só a psicoterapia pode resolver. Existem vários métodos diferentes. Tente outros
Olá,
A obesidade é uma doença e deve ser tratada por um especialista com medicamentos, como o endocrinologista. Você não mencionou isso nas suas tentativas, não sei se faz parte das coisas que já não deram certo. Há muitos estudos sobre a obesidade e novos remédios para que a pessoa não passe mal com a medicação. Acho que a psicoterapia é importante sim, para entender a relação com a comida, como disserem os colegas acima e ajudadas no tratamento, mas o principal neste caso é o início de medicação que deve ser prescrita por profissional. Entenda que cada indivíduo é único, e por isso a fórmula deve ser prescrita especificamente para você. Jamais tome medicamentos porque fizeram efeitos a outras pessoas, principalmente quando o assunto é sério como esse.
O mais importante, não desanime com o que não deu certo até agora, não se sinta incapaz. A obesidade é uma doença e deve ser tratada por um médico, da mesma forma que a hipertensão ou diabetes.
Boa sorte!
O tratamento é em conjunto. A cirurgia faz parte do tratamento. Uma equipe multidisciplinar é indicada neste caso
Olá bom dia , a obesidade é uma doença multifatorial, precisamos analisar o contexto dela.
Pode ter fator genético sim , claro, mas também fatores externos que estejam relacionado: estresse, problemas hormonais, inatividade física, erros alimentares, transtornos emocionais, tudo isso faz com que uma pessoa se torne um obeso no futuro.
O importante é você trabalhar a causa do problema, fazer terapia e saber lidar com o alimento e com esse emocional que a circunda.
Eu trabalho com ortomolecular, nutrologia e endocrinologia, na chamada Medicina integrativa e costumo fazer todo um rastreio metabolico e hormonal para avaliar alguma desordem nos meus pacientes.
Tem diversos fitoterápicos e mesmo medicamentos que te ajudarão na compulsão alimentar, por exemplo, não acho que tenha que pensar em cirurgia no momento.
As vezes você não encontrou o profissional certo que te de a atenção que você necessite, o psicologico precisa muito ser trabalhado nesses casos, espero te ajudar, abraços!
Existem diversas opções de tratamento para obesidade, mesmo a obesidade grau 3. Diversas medicações podem ser usadas a depender das indicações e contra indicações, como sibutramina, orlistate, liraglutida. Além disso métodos de dieta como a pronokal tem ocasionado resultados de perda de peso semelhante aos índices da cirurgia bariátrica porém com perda principalmente de gordura e manutenção de massa muscular. Procure acompanhamento pois o tratamento da obesidade previne diversas complicações que podem surgir como hipertensão, diabetes, doenças articulares, até mais graves como infarto e AVC.
Busque Reprogramação Mental
Olá, a obesidade é uma doença crônica e causada por diversos fatores. Assim , o trataemnto correto deve incluir alem do endocrinologista, a nutricionista , o terapeuta entre outros. o idela é que se busque uma mudança no estilo de vida. Você deve acertar uma dieta que reduza calorias ingeridas mas que te dê algum prazer e caiba nos seus gastos e cotidiano: sendo assim, você acertará os erros e para sempre. Depois verificar disturbios metabolicos e outros e corrigi-los; sempre é valida todas as tentativas antes da Cirurgia bariatrica , como soluçaõ final. Boa sorte;
Você deve tratar seus problemas emocionais para depois pensar em tratar sua obesidade. A transformação acontece de dentro para fora. A hipnoterapia é extremamente eficaz no combate aos traumas e conflitos emocionais.
Sou hipnoterapeuta, visite meu perfil e assista os vídeos para saber mais.
Pra todo problema complexo existe uma solução simples e completamente equivocada.
Problemas complexos , soluções complexas, equipe multidisciplinar, tratamento com pessoas habilitadas.

Posso tentar te ajudar por telemedicina.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
Olá! Seu caso é muito comum é um símbolo dos desafios do tratamento da obesidade (doença / condição crônica). De acordo com alguns estudos - por exemplo o ACTION-IO - há uma discrepância entre a expectativa e a realidade da percepção de pacientes e médicos. Perdas de 15% do peso já conseguem aumentar a expectativa de vida do paciente. Logo, somos vários profissionais que você pode contar para o cuidado. Vários profissionais podem te abraçar. Vários profissionais estarão ao seu lado quando vc precisar. O tratamento é interdisciplinar e uma equipe coesa ajudará muito. Ah, e não descarte s possibilidade de uma cirurgia metabólica: a ciência e a medicina estarão do seu lado. O tratamento é também individualizado e temos que usar todas as ferramentas. Nenhuma é demérito. Tudo é auto-cuidado. Cuidar do corpo, da alma, e da mente! Abraço carinhoso!