Quando a pessoa tem uma hiponfuncao vestibular e tem q fazer exercícios de reabilitação vestibular.

4 respostas
Quando a pessoa tem uma hiponfuncao vestibular e tem q fazer exercícios de reabilitação vestibular. Demora mt pra vê os resultados?

E a pessoa não fica totalmente 100 % né?
Dra. Gilselia Martins
Fonoaudiólogo
Duque de Caxias
Depende do profissional que está lhe atendendo e a causa, geralmente em uma ou duas sessões já da pra reposicionar os cristais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Mariana Amary
Fonoaudiólogo
Salvador
Olá! A hipofunção vestibular pode ter muitas causas, e o fato de ser uni ou bilateral também irá influenciar na evolução. Em termos gerais, a reabilitação vestibular, quando realizada de forma direcionada às demandas do paciente, tende a trazer melhoras significativas na melhora dos sintomas em poucas sessões. Muitos pacientes alcançam 100% de melhora sim, mas cada caso deve ser avaliado individualmente, pois vários fatores interferem no equilíbrio/ tontura. É importante realizar o acompanhamento com um profissional que tenha formação específica e tenha experiência na área de reabilitação vestibular.
 Juliana Ruas
Fonoaudiólogo
Barreiras
Pode demorar de uma á dez sessões , aplicando o reposicionamento dos cristais e o seu condicionamento em exercícios re reabilitação vestibular , que são inseridos na sua rotina , para uso continuo, evitando recidivas e melhorando sua segurança e auto estima
Olá! O tempo para ver resultados na reabilitação vestibular varia de pessoa para pessoa, dependendo da gravidade da hipofunção vestibular, da causa do problema e da adesão aos exercícios. Em geral, algumas melhoras podem ser percebidas já nas primeiras semanas, mas o processo completo pode levar meses para estabilizar a função do equilíbrio.

A maioria dos pacientes consegue uma melhora significativa dos sintomas, como tontura e desequilíbrio, mas nem sempre recupera 100% da função vestibular. Isso ocorre porque o sistema nervoso central compensa a falha do labirinto afetado, mas pode haver limitações, especialmente em ambientes com muitos estímulos visuais ou superfícies irregulares.

O acompanhamento com um fonoaudiólogo ou fisioterapeuta especializado em reabilitação vestibular é fundamental para otimizar os resultados e adaptar os exercícios conforme a evolução do paciente.
Espero ter ajudado!
Abraço.

Especialistas

Luisa Raña

Luisa Raña

Otorrino

Salvador

Adriana Salles

Adriana Salles

Otorrino

Salvador

Paula Bhering de Oliveira

Paula Bhering de Oliveira

Otorrino

Brasília

Danilo Freitas

Danilo Freitas

Otorrino

São João Do Piauí

Katia de Mello Portinho

Katia de Mello Portinho

Otorrino

Vila Velha

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 358 perguntas sobre Labirintite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.