Quando devo procurar ajuda profissional para tratar o medo existencial ?
3
respostas
Quando devo procurar ajuda profissional para tratar o medo existencial ?
Quando o “peso do sentido da vida” começa a ocupar espaço demais — com pensamentos frequentes sobre vazio, finitude ou propósito, sensação de desconexão de si, ansiedade que não desacelera, sinais no corpo (aperto no peito, insônia, cansaço) e impacto nas rotinas, relações ou decisões — é um bom momento para buscar apoio profissional. Mudanças marcantes, como lutos, separações, adoecimento ou transições de carreira/idade, também podem intensificar esse medo e tornar mais difícil seguir adiante sozinho(a). Na psicoterapia, você encontra um espaço acolhedor para nomear o que sente, organizar pensamentos e, passo a passo, construir caminhos mais alinhados aos seus valores com estratégias práticas baseadas em evidências (como TCC) e discussões sobre sentido. Não é sobre “apagar” dúvidas existenciais, mas aprender a conviver com elas com mais clareza, leveza e direção. Se estiver em risco imediato ou com pensamentos de autoagressão, procure ajuda urgente: CVV 188 (24h) e SAMU 192.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Deve-se procurar ajuda profissional para tratar o medo existencial quando você perceber que ele está interferindo na sua vida, nas suas decisões ou no seu bem-estar, ou quando sentir que precisa de apoio para compreender e lidar com essas questões de forma mais profunda.
Quando os sentimentos de ansiedade, medo do futuro, etc. estão sempre presentes e nos causando sofrimento, é importante buscar ajuda e uma psicólogo, com quem você se sinta bem e tenha confiança, pode te ajudar.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- . O que significa viver de forma autêntica, segundo a terapia existencial?
- O que significa encontrar um sentido? .
- Quais mudanças que eu poderia fazer para viver uma vida mais significativa?
- Como a terapia existencial lida com a ansiedade existencial?
- Como a logoterapia aborda o comportamento agressivo?
- O que a logoterapia oferece ao agressor do bullying?
- A Logoterapia pode ajudar a prevenir o bullying? .
- Como a logoterapia aborda o sofrimento causado pelo bullying?
- Como a Logoterapia pode ajudar quem pratica o bullying?
- Como a Logoterapia pode ajudar na questão do Bullying?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1017 perguntas sobre Psicoterapia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.