Quando era criança demorei 1 ano e 2 meses para andar, minha mãe na época me levou na pediatra e em

14 respostas
Quando era criança demorei 1 ano e 2 meses para andar, minha mãe na época me levou na pediatra e em outros médicos porque demorei bastante pra aprender a andar, como também falar, por sorte estudei em escolas boas e havia acompanhamento com a fono que me ajudou bastante, inclusive ela q percebeu q estava com dificuldades na fala, queria saber se o tdah pode ocasionar isso, hoje sou uma adulta que está estudando para concursos públicos na área de direito e não estou conseguindo ter foco, as vezes sinto que não consigo combater minhas frustrações e fico extremamente ansiosa e depressiva, sempre fui uma pessoa esforçada porque sempre almejei ser boa na minha carreira e na minha vida estudantil, tinha muitas dificuldades mas sempre tentava o melhor, queria saber se esse atraso que tive na fala e quando fui aprender a andar pode ter correlação com alguma dislexia
Olá, querida. Espero que esteja bem. Olha, pode ter correlação ou não, pois se você nunca precisou de intervenções até agora, talvez não tenha um diagnostico especifico, somente algumas dificuldades. Se considerar importante, faça uma avaliação neuropsicologica ou psicopedagogica, para entender se há fatores para TDAH. Acredito que a psicoterapia também seria muito importante para você neste momento da sua vida. Se quiser agendar, estou a disposição. Um abraço.

Olá querida. Percebo que o fato de você não conseguir entregar a quantidade de horas que almeja nos estudos está te fazendo pensar em possibilidades de ter tdah ou dislexia. Além disso fica decepcionada por não conseguir estudar as horas que se propõe, e com isso vem a ansiedade e o estado deprimido.
Sobre a dislexia e o Tdah, geralmente as pessoas que tem esse diagnóstico positivo são percebidas logo no início da sua vida escolar. Mas caso você tenha dúvidas pode sim fazer uma avaliação com um psiquiatra.
Será interessante a psicoterapia para que você possa aprender a lidar com a frustração de não conseguir estudar o que se propõe a estudar. E acredito que existam outras soluções para essa situação, o que pode ser conversado também na sessão. Abraços!
Em primeiro lugar indico uma Avaliação Neuropsicológica, onde através de testes e o olhar clínico, você terá uma grande transparência sobre seu caso. Além disso, indico uma terapia contínua, onde você se sinta confortável em levar suas queixas e conseguir tratar da melhor maneira possível. Nem tudo é TDAH... Dislexia... O estresse e ansiedade causam sintomas parecidos, você precisa se conhecer para entender seus sintomas. Estou a disposição!
Olá! Imagino o quanto você pode estar sofrendo com essa situação,mas antes de se autodiagnosticar seria importante agendar uma consulta com um Psicólogo para uma avaliação. A ansiedade pode causar diversos sintomas. Não seria prudente a gente apontar algo aqui que possa colocar mais suspeitas na sua cabeça. Estou à disposição!
Olá! Lidar com a frustração, ansiedade de desempenho e os desejos é bastante difícil, como conta que conseguiu desenvolver-se ao longo de sua infância/adolescência, apesar das dificuldades, não sei dizer ao certo se pode ou não ser um caso de dislexia ou TDAH, minha indicação é de buscar um processo psicoterápico para ajudá-la nesse momento mais presente a lidar com as situações que vem enfrentando e se a dúvida em relação a um diagnóstico for persistente buscar uma avaliação neuropsicológica para confortá-la em relação à isso. Espero ter ajudado e estou à disposição. Se cuide!
Vc não está sozinha(o). Vamos fazer uns teste e verificar se vc tem TDAH ou não e como ela te afeta. Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível TDAH que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 125
Olá! É bem importante que se entenda, de início, que correlação, não implica causalidade, ou seja, duas situações relacionadas não se apoiam, necessariamente, no fato de uma ser causa da outra. Contudo, me parece que, independente disso, há um alto grau de sofrimento e angústia em seu relato. Acredito ser um grande passo o fato de você conseguir colocar em palavras o que sente, pois a fala parece ter uma função importante em sua história e penso que, possivelmente, através de uma análise pessoal se abra ainda mais espaço para que isso aconteça, caso seja do seu desejo.
Olá, demorar 1 ano e 2 meses para andar por si só não deveria ser visto como um problema, uma vez que é esperando que os pequenos comecem a andar até os 18 meses, porém há algumas pessoas que conseguem desenvolver melhor a motricidade antes disso. Há diversos fatores que podem impactar em atrasos no desenvolvimento e não necessariamente o TDAH. A dificuldade atual na concentração pode ter haver com inúmeras questões, como autocobrança excessiva e sentimentos de tensão, isso não quer dizer que você tenha algum transtorno. Para melhor avaliação é necessário que você busque uma consulta com um psicólogo(a) assim fica mais fácil elucidar as variáveis que podem estar impactando no seu desempenho e na sua trajetória de vida. Fico à disposição caso queira agendar uma consulta. Abraço. @psicoelizabeth
Olá, a dislexia está relacionada com a leitura e escrita de palavras. O andar e falar não estão relacionados com o TDAH. Esse transtorno tem outras implicações na vida diária, sendo um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade e impulsividade que interfere com o funcionamento ou desenvolvimento. O diagnóstico possui sintomas bem descritos e com duração específica, uma vez que um certo nível de desatenção em um momento da vida, por exemplo, pode ser normal. Esse diagnóstico é feito por psicólogo e/ou psiquiatra. Um ponto importante é que os sintomas devem aparecer antes dos 12 anos de idade e em mais de um contexto (não só na escola por exemplo). Outras questões podem estar influenciando nessa desatenção que relatou, podendo até ser problemas emocionais. Em terapia são trabalhados questões relacionadas a sintomas ansiosos e depressivos.
Olá, espero que fique bem! Para além de qualquer diagnóstico, é importante que você descubra, os pensamentos disfuncionais que estão por trás dessa frustração, ansiedade e que acabam te deixando deprimida. Importante investigar essas expectativas, que podem gerar um excesso de auto cobrança e por consequência, um sentimento de incapacidade, por não ter atingido essa idealização a que se propôs. Tente se questionar e lançar o seu olhar para aquilo que conquistou até aqui, e além disso, ampliar um pouco mais as possibilidades, ou seja, se o concurso não der certo, o que isso significaria pra mim? O que de pior poderia acontecer? E qual outra alternativa eu poderia considerar? O foco em suas limitações está te impedindo de enxergar suas potencialidades. Espero ter ajudado. Fico a disposição.
Olá, como vai? Sugiro que procure por um neuropsicólogo, pois esse profissional possui ferramentas para melhor te diagnósticar. Além disso, a psicoterapia poderá te auxiliar a comprender essas demandas. Espero que fique bem, boa sorte na sua busca.
Não há correlação entre as duas situações, uma criança pode demorar para andar, falar, aprender a controlar os esfincters, e não ter tdah. Esta mesma criança pode ser de desenvolvimento adequado e com bastante capacidades físicas, mentais. Também o tdah não interfere no grau de inteligência, apenas pode tirar o foco, ou e hiperagitar, desorganizando o comportamento de prontidão, o que tende a melhorar com acompanhamento medicamentoso, se necessário e psicoterapia (para elaborar e superar as dificuldades anteriores bem como readaptação, auto estima, etc...).
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Querida,

parabéns pela sua dedicação e determinação em enfrentar os desafios ao longo da sua jornada até aqui. Parece que desde muito cedo você teve que superar obstáculos, mas que bom que você recebeu o apoio atento e amoroso da sua mãe, que solicitou o auxílio de profissionais especializados que a acompanharam e foram fundamentais para seu desenvolvimento.

Cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, e o fato de você ter demorado um pouco mais para aprender a andar e falar não indica qualquer problema ou condição específica, como o TDAH ou a dislexia.

Você precisa levar em conta que estudar para concurso público é um processo muito, mas muito desafiador!
Estudar é muito solitário e demorar para passar traz muita frustração, por isso, é natural que você se sinta ansiosa e deprimida diante das dificuldades e pressões envolvidas.

O medo de não conseguir passar no concurso e a autocobrança podem contribuir para aumentar a ansiedade que você está vivenciando.
No entanto, é importante manter a cabeça erguida, acreditar em si mesma e persistir. Lembre-se de que você já superou desafios no passado e é capaz de superar também os desafios que estão pela frente.

Considerando a intensidade das emoções que você está enfrentando, pode ser útil buscar apoio adicional através de um processo psicoterapêutico. Um terapeuta pode ajudá-la a lidar com suas emoções, desenvolver estratégias para enfrentar os desafios do estudo diário a longo prazo e encontrar maneiras saudáveis de cuidar de si mesma durante esse processo.

Estou aqui para apoiá-la no que for necessário. Não hesite em entrar em contato se precisar de mais orientações ou suporte ao longo dessa jornada desafiadora.

Com admiração e apoio,
Denise Mendes Gomes
Olá, tudo bem?
Primeiramente, que bacana você ser uma pessoa tão dedicada e que vai e, busca dos seus objetivos, parabéns!
Quando a um possível diagnóstico, primeiro, é importante buscar uma avaliação para entender quais são os sintomas e os reais prejuízos que estão causando em sua vida. O seu andar, com 1 ano e 2 meses, não é considerado um atraso, pode ficar tranquila. Em relação a fala você não deu mais detalhes, mas pelo relato me parece que conseguiu superar.
Busque avaliação de um profissional que poderá te dar todo suporte e te auxiliar no processo de autoconhecimento.
Fico à disposição.
Um abraço!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!