Quando o intestino está funcionando bem pode ajudar quem tem depressão visto que 90% da serotonina é
2
respostas
Quando o intestino está funcionando bem pode ajudar quem tem depressão visto que 90% da serotonina é feita no intestino?
Apesar de a serotonina ser produzida TAMBÉM no intestino, de modo geral isto é muito mais relevante para os efeitos colaterais de alguns antidepressivos (podem levar a diarreia, principalmente no começo do tratamento) do que para a depressão. A depressão NÃO é, simplesmente, uma falta de serotonina - é um quadro de origem imensamente mais complexa. Assim, um intestino funcionando bem é algo positivo, mas não há nenhum indício de que tenha efeito antidepressivo.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A microbiota intestinal tem uma relação importantíssima com a saúde mental. Sim, cerca de 90-92% da serotonina é sintetizada no intestino, mas isso não significa que toda essa serotonina vai passar pela barreira hematoencefálica (uma barreira que "filtra" o que passa para o cérebro). Ou seja, se eu dosar serotonina no sangue consigo prever que estou com "deficiência" de serotonina e então necessito tomar antidepressivo? NÃOOOO!
Quando seu intestino está funcionando bem, isso interfere na absorção dos medicamentos e também na qualidade de vida em geral. Atualmente, estão sendo empregados muitos esforços científicos para desvendar o papel da microbiota intestinal no cérebro. Então, há muitas perguntas que AINDA estão difíceis de serem respondidas.
Quando seu intestino está funcionando bem, isso interfere na absorção dos medicamentos e também na qualidade de vida em geral. Atualmente, estão sendo empregados muitos esforços científicos para desvendar o papel da microbiota intestinal no cérebro. Então, há muitas perguntas que AINDA estão difíceis de serem respondidas.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- meu psiquiatra passou bupropiona pq tenho quadro de ansiedade e tdah porem nao tem efeitos significativos. Devo retornar ao médico?
- Tomo insit, de 50 mg, para ansiedade. Uma vez, a noite. Gostaria de parar de tomar. Como posso fazer ?
- Estava dirigindo e tive uma tontura repentina que acabou desencadeando uma crise de pânico, parei o carro para tentar me regular. Quando cheguei em casa tomei 9 gotas de clonazepam.. Mas senti uma sensação diferente, logo depois que tomei senti uma sensação de gelo no peito. Parece que tinha…
- Aumentei o virtuoso de 10mg para 20 mg há 5 dias. Estou sentindo muita tristeza, angústia, ansiedade. É esperado?
- Vortioxerina e rivotril, pode tomar juntos? Existe a necessidade de esperar algumas horas para tomar entre um e outro?
- Qual o esquema mais recomendado para evitar ataque de pânico causado pela restrição/contenção em sessão de Radioterapia?
- Estou tomando 10 mg de escitalopram desde o dia 4 de maio.qd será q estabiliza? Continuo instável. Com ansiedade.
- Reiniciei o tratamento de ansiedade só que agora com ansiedade em depressão. Com 15 dias eu me senti muito melhor e voltei essa atividade normais, mas com um mês comecei a sentir sintomas de ansiedade de novo. Será que eu tenho que aguardar ou é necessário reajuste de dose?
- Para ansiedade precisa de psiquiatra e psicóloga? É bom passar nos dois profissionais?
- Estou tomando revoc 50mg a 6 dias para tratamento de ansiedade, nos primeiros dias me senti bem sem ansiedade, porém nos últimos dois dias tenho me sentindo mais ansioso até tive uma crise, é normal ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1152 perguntas sobre Ansiedade
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.