Quantas sessões e necessário para o psicólogo(a) saber a doença mental do paciente ??

14 respostas
Quantas sessões e necessário para o psicólogo(a) saber a doença mental do paciente ??
Olá!
Como eu trabalho, sou psicanalista não a como estabelecer um número exato de sessões, mas acredito que quem trabalhe com avaliação psicológica, deve ter um número necessário.
Espero ter ajudado um pouco.

Olá. Para a psicanálise que é o método que utilizo não existe um tempo definido para realizar um diagnóstico porque só podemos fazer diagnóstico mediante transferência (relação que se estabelece entre o paciente e o psicanalista), mas é possível trabalhar os sintomas para aliviar o sofrimento. É interessante também entender qual a importância do diagnóstico para você. Me coloco à disposição para esclarecer maiores dúvidas e caso queira marcar uma entrevista!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Não há como estabelecer com precisão quantas sessões até a identificação ou não de algum possível transtorno em um paciente, pois envolve inúmeros fatores que vão desde o conforto do paciente em se expor, até o processo de investigação do profissional. Apesar de não haver um número de sessões preciso para o processo terapêutico, é algo que pode ir além de um simples diagnóstico e trazer espaço de escuta e acolhimento durante todo o processo, o que torna a identificação de um possível transtorno algo mais confortável e tranquilizador. Espero que fique bem e me coloco a disposição para atendimento!
Não se pode afirmar uma quantidade exata de sessões, são muitas variáveis em alguns casos pode se falar em diagnostico logo na primeira sessão, há casos que podem levar vários meses
Essa pergunta não tem resposta.
Pois não necessário haverá um diagnóstico.
O tratamento é humano, e tratamos pessoas, nem sempre pessoas se encaixam em diagnósticos, mas se for o caso, depende muito da condição do paciente e do profissional que está avaliando.
A busca por resto as empobrece o rico processo de autoconhecimento e melhoria na qualidade de vida. Saber o que é não resolve. Há possibilidade de transformação se da a experiência emocional vivida entre paciente e terapeuta, e isso, por ser tão complexo e delicado, leva tempo. Cada um o seu.
Boa tarde,
o diagnóstico é algo que vem com o tempo. Deve ser ter em conta que muitas vezes ele mais atrapalha que ajuda. A psicoterapia é um processo dinâmico que pode auxiliar muito no suporte as questões emocionais e psicológicas e não existe um tempo determinadonde duração. Isto é algo muito pessoal. Varia de pessoa para pessoa
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Olá! Trabalho com a psicanálise, e, a partir dela, não prevemos um número x de sessões para tratar dos sofrimentos anímicos. Quanto tempo demora para um desconforto, sintoma, dor eclodir e poder ser tratada? Trabalho a partir do discurso daquele que vem procurar análise e construímos juntos possibilidade para amenizar essa angústia. Um percurso de análise é único. Recomendo procurar um analista de sua confiança e embarcar em uma experiência instigante que é uma análise.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá, isso pode variar bastante. Um diagnóstico dentro da Psicologia pode ser encontrado após um processo de Psicodiagnóstico que será construído pelo profissional de acordo com a demanda e realidade do paciente. Por exemplo, não necessariamente é preciso utilizar testes psicológicos para realizar um psicodiagnóstico, muito embora, seja necessário a utilização de mais de um instrumento de avaliação e "etapa", em mais de uma sessão. Em resumo, não é possível dizer um número mínimo ou máximo de sessões, mas sim que é preciso uma construção criteriosa, baseada em fatos passíveis de justificação (por exemplo, porque utilizar tal instrumento e não outro) e que o profissional utilize mais de um instrumento para sua avaliação. Devo dizer, que o diagnóstico pode ser muito importante, mas em geral causa estigma e pode deixar a pessoa refém das características de como deve ser, como se comporta, enfim...cada pessoa deveria ter espaço para compreender o que está acontecendo com ela, ter autonomia e responsabilização. Digo isso, apenas para ter um cuidado maior com o(s) diagnóstico(os) e todas as fichas que apostamos neles às vezes. Fico à disposição. Se estiver em acompanhando e processo de ser diagnosticado, procure conversa sobre suas dúvidas com o profissional, é dever dele te orientar e te deixar o mais esclarecido possível.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
Olá! Responder com precisão requer mais detalhes do caso. Normalmente avaliação de personalidade com testes psicológicos faço de 4 a 8 consultas. Pode alterar conforme o caso. Diagnóstico mais simples, sem laudo, até 4 sessões. Embora tb pode variar. Diagnóstico é bem importante para embasamento e técnicas para a psicoterapia.
Olá!
É compreensível que você esteja buscando ajuda para compreender seus sintomas. A quantidade de sessões necessárias para identificar uma doença mental pode variar. No entanto, um diagnóstico preciso requer uma avaliação cuidadosa e contínua.

Recomendo que você agende uma consulta com um psicólogo. Durante as sessões, o profissional irá ouvir suas experiências, explorar seus sentimentos e analisar padrões de pensamento e comportamento. A relação terapêutica é fundamental para compreender a complexidade de sua situação.

Lembre-se de que o processo terapêutico é individual e não tem um número fixo de sessões. O importante é iniciar o tratamento e trabalhar colaborativamente para melhorar sua saúde mental.
Olá! Independente da abordagem aplicada por cada psicólogo, não há como especificar a quantidade de sessões necessárias para o diagnóstico de um paciente, pois cada paciente é único e deve ser respeitado em sua individualidade e complexidade.
Olá, tudo bem?
Isso depende de muitos fatores: do profissional, da abordagem que ele utiliza, do paciente, do contexto e da tipo de transtorno também. Não há um número pré-definido de sessões para a realização do diagnóstico. Por exemplo, o diagnóstico de Transtorno de Ansiedade Generalizada, que é mais comumente encontrado na clínica, pode ser mais facilmente diagnosticado do que um Transtorno de Personalidade. Então essas variáveis interferem no tempo utilizado e número de sessões para o fechamento do diagnóstico.

Espero ter esclarecido, estou à disposição, forte abraço!
Não é possível prever a quantidade de sessões de um atendimento psicológico, tendo em vista que o acompanhamento é individual e não é possível fazer generalizações! Assim como, nosso código de ética proíbe que façamos divulgações taxativa.
Bom dia! Não tem como dizer quantas sessões são necessárias. Precisa ser feito uma avaliação para ver um diagnóstico e lembrando que cada paciente é uma pessoa única. Procure ajuda de um Profissional da Psicologia e inicie o seu tratamento. Estou à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!