quanto tempo demora a ser eliminada do organismo olanzapina apos ser retirada e se tem efeitos apos

3 respostas
quanto tempo demora a ser eliminada do organismo olanzapina apos ser retirada e se tem efeitos apos disso?
Primeiramente, a olanzapina só deve ser retirada se for por orientação médica. Os principais transtornos tratados com olanzapina têm índice de recaídas altíssimo e sua suspensão quase sempre leva a recaídas (a não ser que o médico tenha orientado uma substituição por outra medicação equiparável). Estas recaídas geralmente não são imediatas - assim, algumas pessoas que se sentem "bem"e param ou resolvem parar por causa de supostos efeitos colaterais, continuam se sentindo bem por dias, semanas ou mesmo alguns meses mas, depois, quase sempre apresentam recaídas. Isto responde sua pergunta de que, ainda algum tempi após a retirada, se o remédio tiver sido usado por um período mais longo, manterá seu efeito. A medida de eliminação, em farmacologia, geralmente é a "meia-vida"- ou seja, quanto tempo demora para que a concentração da substância caia pela metade em seu sangue (em seguida, para metade da metade e, assim por diante). No caso da olanzapina, a meia-vida é de 21 a 54 horas (dependendo de uma série de fatores).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Ronney Eustorgio Machado
Psiquiatra, Médico perito
Guará
Saudações!

A olanzapina leva em média 4 a 7 dias para ser eliminada, podendo chegar a 10 dias em uso prolongado. Após a retirada, podem ocorrer insônia, ansiedade, agitação e retorno dos sintomas originais, geralmente nos primeiros 3 a 7 dias, durando alguns dias a semanas. Espero ter contribuído.
Dr. Rafael Cofiño de Sá
Psiquiatra, Médico de família
Campinas
Olá! Sua pergunta é muito importante e pertinente!
A Olanzapina leva vários dias a algumas semanas para ser completamente eliminada do organismo após a retirada. Isso ocorre devido à sua meia-vida, que é relativamente longa.
Sim, podem ocorrer efeitos após a retirada, como o retorno dos sintomas para os quais o medicamento foi prescrito ou o surgimento de novos (ex: insônia, ansiedade, tontura). Por isso, a descontinuação da Olanzapina deve ser feita sempre de forma gradual e sob rigorosa supervisão médica, para minimizar esses efeitos e garantir sua segurança.
Sua saúde é nossa prioridade! Fico à disposição para uma avaliação cuidadosa e para te orientar da melhor forma.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 192 perguntas sobre Olanzapina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.