Quanto tempo leva para mudarmos uma característica? E uma opinião? Isso só pode acontecer se tivermos

9 respostas
Quanto tempo leva para mudarmos uma característica? E uma opinião? Isso só pode acontecer se tivermos amizades que nos influenciem a mudar?
Tem hora que é tão grande a insatisfação do sujeito com ele mesmo, pela forma como é ou pela forma como pensa ou se relaciona , que ele crê que precisa mudar tudo em si e aí a frustração surge porque ele tem pressa e ainda tem a dúvida quanto a como então fazer.

Mas é preciso ir com calma pois pra falar em mudança, surgem várias dúvidas: quais são, mudar o que, para que, para quem, por que, etc. E existem as mudanças que são artificiais. E outras bastante significativas e duradouras.

Sem dúvida encontros pela vida com pessoas ou com situações podem ser oportunidades para provocar mudanças, desejos de mudanças. Mas não que sejam a única possibilidade.

Mais do que um tempo que levaria pra mudar, pois isso é muito imensurável, é preciso dar-se tempo em psicoterapia ou análise para falar sobre o que de fato envolve um desejo de mudança.

Que situação ocorre ao qual fica permanente a mesma característica ou opinião? Algum impasse pode contribuir nesta inércia.. O que pode estar determinando este momento? A vontade e as ações para mudar depende do "Eu"..O que produz o "seu" querer mudar? Tente se distanciar do que pode estar produzindo essa situação e realizar uma reflexão.. Os amigos podem ser mediações boas para mudanças por ampliar um campo de novas possibilidades..Mas tudo depende da sua escolha e se responsabilizar pelas atitudes..O futuro está aberto para mudanças, depende de cada um querer mudar e se apropriar disso..Espero ter ajudado.. Um forte abraço!
Depende da característica e do real desejo de fazer a mudança.. Por vezes, de forma racional queremos efetuar a mudança, mas se inconscientemente não desejamos fazê-la, em virtude dos ganhos secundários que esta característica proporciona, isso não ocorrerá ou irá levar um bom tempo para que aconteça.
A mudança de opinião vai depender das variáveis que modificam a percepção e ou conceito que o indivíduo tem de um determinado assunto, tema. Está intrinsecamente ligado as crenças e verdades que do sujeito. Para que ocorra a mudança estas tem que ser desconstruídas.
A pessoa ser influenciável por outras vai depender do seu grau de autoestima. Quanto mais baixa a autoestima do sujeito mais influenciável será, pois parte de sua potencia será projetada no outro sujeito.
Cada ser é único, por isso é muito difícil dizer em quanto tempo haverá alguma dudança. As amizades podem influenciar nas mudanças. E essas mudanças podem ser positivas ou negativas.
Procure um especialista de sua confiança.
Sua pergunta sugere que profissionais ou amizades mudam opniões? Em psicanálise espera-se que um bom trabalho não mude nada. Tento me explicar, a direção do tratamento pela ética da psicanálise passa por fazer o sujeito experimente a angustia de ter suas questões revisitadas no processo, mas que o sujeito possa reconhecer que esse sintoma é o que ele tem feito de melhor possível diante de sua angústia essencial. Assim trata-se de transformar o sintoma em estilo. Em se tratando de idéias, opniões, etc. Isso pode ou não mudar em decorrência do processo. O que aparece é que se a idéia ou opnião mudar será que ela um opnião própria ou emprestada?
Não sei se respondi, sempre há uma dificuldade de respo der por aqui. Procure um profissional e marque uma entrevista.Há profissionais que não cobram a entrevista, tire suas dúvidas, conheça um bom profissional e inicie uma análise.

Abc

Danilo Alves da Cruz
É preciso entender as motivações e necessidades, medos que movem por trás deste comportamento que levam a predisposições de tal, que parece ser disfuncionais no momento para você, pois não estar muito satisfeita. Ter um facilitador seria ideal. Bom, mas o que está se propondo é ótimo, e vá além. Observe-se internamente, EX; o que está falando para você momento deste situações, o que pensando?Se for capaz procure avaliar se realmente é coerente ou esta ligado a sua visão de mundo do outro, etc. pois,dependo destes julgamentos surgirá o comportamento resposta,
O tempo é relativo, se avalie pelo que esta mudando e progredindo, e não pelo que que ainda não conseguiu ainda, para se sentir mais estimulado no processo. Não se aprende a nadar se nao entrar na agua e treinar. , aí vamos aperfeiçoando com empenho.

Abraço, Maria Perpétuo
Olá. Somos seres sociais e por conta disso respondemos aos diferentes contextos. Isso significa que em muitas situações é preciso ter jogo de cintura. Quero dizer com isso que desenvolvemos alguns papeis, mas que nem sempre eles mostram quem realmente somos. Por outro lado, há determinados laços sociais que implicam um comprometimento mais intenso, e nesses casos as nossas opiniões e as dos outros significativos realmente importam. A questão é: por que mudar uma característica ou uma opinião? Para agradar (se submeter a esse outro) ou porque de fato há a percepção de que algo precisa ser revisto? De todo modo, a mudança é uma escolha independentemente das pressões externas. Quero dizer com isso que elas remetem a algo nosso. Em última instância as influências ocorrem porque permitimos que elas ocorram e somos nós quem escolhemos nossas companhias, não? Para a psicanálise, é sempre o posicionamento subjetivo que está em foco.
A característica de uma pessoa faz parte de cada indivíduo, mas a opinião é mutável, dependendo do ambiente e o social.
De fato, qualquer resposta à pergunta em questão seria muito relativa. Mas é importante lembrar que, geralmente, algumas opiniões ou concepções pessoais que se mostram demasiadamente rígidas são, na verdade, uma espécie de defesa. Isso poderia ser trabalhado num processo analítico ou psicoterapêutico, significando os elementos relativos a essa opinião de uma maneira diferente. Espero ter ajudado.