Quantos dias depois de tomar trimeb posso beber cerveja?

2 respostas
Quantos dias depois de tomar trimeb posso beber cerveja?
O senhor(a) fala de um medicamento para Intestino Irritável.
Podemos abordar 2 assuntos:
- o intestino irritável
- como se deve tomar um medicamento (duração do tratamento, uso com ou sem comida, uso ou não de álcool, etc)

Não tenho tido tempo de responder muito aqui. Uma agenda lotada, as Atividades Filantropicas, acadêmicas e viagens me impedem.o senhor(a) falou sobre Intestino Irritável, um dos diagnósticos mais comuns em Gastroenterologia. Pelo senhor(a) e pelos quase 1,5 milhoes de leitores que tenho aqui, falarei sobre intestino irritável e um pouco sobre como tomar medicamentos.
Ressalvo que nada que falo é específico ao senhor(a) e que minha resposta é genérica, baseada em 35 anos de prática clínica aqui e no Exterior. Recomento enfáticamente que siga o recomendado pelo seu médico(a).

Sobre a continuidade do tratamento, tempo de uso de medicamentos e acompanhamento: claro que NADA posso falar sobre seu caso.
O que posso dizer é que todos os pacientes que já atendi, aqui e no Exterior nesses quase 35 anos querem saber:

- Doutor, qual o tratamento de minha doença?
- minha doença é séria?
- por quanto tempo devo tomar os remédios?
- há algum problema se tomar meus remédios com comida ou com outros remédios?
- após o tratamento vou ficar curado? ou a doença pode voltar?
- devo fazer exames para saber se fiquei bom mesmo?
- os exames que devo fazer são incômodos?
- devo fazer alguma dieta? e por quanto tempo?
- posso tomar álcool? quase sempre me perguntam: "doutor se eu tomar um pouquinho vai estragar o tratamento" ?
- meu estilo de vida vai mudar com essa doença?
- posso ter problemas graves com essa doença?
- posso morrer por causa dessa doença?

O que digo é MINHA experiência. Nada posso e nem vou falar sobre outros médicos(as). Tenho grande respeito pelos meus Colegas e nunca me intrometo em suas condutas.

Minha experiência com essas questões: TODO paciente quer saber essas respostas.
Muitas vezes a resposta é fácil e está ao alcance do bom Médico.
Por exemplo: por quanto tempo devo tratar é uma informação que dou a todos os meus pacientes. Também falo sobre
necessidade (ou não) de dietas,
o resultado esperado do tratamento e eventuais efeitos colaterais. Informo sobre exames que (provavelmente) serão necessários, e como são feitos.
Meu entendimento é: o paciente não quer saber só o nome de sua doença. Quer saber muito mais. Quer resposta a todas (ou á maior parte) das questões acima. Mesmo que o paciente não nos pergunte, quer saber tudo isso.
E fornecer essas orientações é fundamental para o sucesso do tratamento.
No meu caso, procuro também explicar como e porquê a doença acontece, e muitas vezes faço desenhos ou mostro no computador. Isso se chama Educação Médica para leigos.

Claro que fazer isso faz a consulta ser muito mais demorada. Mas torna a consulta bem efetiva. E estabelece um relacionamento que (muitas vezes) se mantém por anos. Muitas vezes acabamos acompanhando o paciente e depois seus familiares. Isso sim é importante.

Já aconteceu em um serviço público das recepcionistas estranharem por demorar até uma hora com cada paciente.
Uma hora? no Serviço Público?
Na verdade, dou a meu paciente o tempo que eu achar necessário para o bom atendimento. Se for na Clínica, Online, na Universidade ou no Atendimento Humanitário, receberão a mesma atenção.

INTESTINO IRRITÁVEL

====Síndrome do Intestino irritável pode apresentar dor em qualquer parte do abdomen (barriga), distensão abdominal, intestino preso, diarréia ou mesmo uma alternância entre diarréia e intestino preso.
Como tudo em Medicina, cada paciente se apresenta de modo particular: alguns tem mais dor, outros se queixam de intestino preso e muitos reclamam de abdomen distendido. Já recebi moças que me falaram: "Doutor, minha barriga está tão grande que parece que estou grávida"

===O diagnóstico exige um Médico com raciocínio clínico adequado e que conheça as apresentações clínicas da Síndrome.

====Há critérios para estabelecer o diagnóstico, mas nenhum critério substitui um bom Médico que tenha um excelente preparo e um excelente relacionamento com seu paciente.

Há pontos que quero ressaltar, baseados tanto na Literatura Médica quanto em minha experiência (que quase alcança 35 anos)

===1. a dor do intestino irritável pode acontecer em qualquer local do abdome

Mas é preciso saber se realmente a dor é de intestino irritável. Isso se chama DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL e um Médico de boa qualidade consegue faze-lo

====2. Se há perda ponderal importante, anemia ou sangramento digestivo, o diagnóstico raramente é intestino irritável

=====3. No tratamento do intestino irritável a confiança do paciente em seu Médico é um fator muito importante.

====4. Muitas vezes há associação entre problemas psicológicos e intestino irritável.
======Nesse caso, se for útil ao paciente, o bom Médico o encaminhará para tratar o problema encontrado. Pode ser depressão, pode ser ansiedade, ou mesmo uma mistura das duas. Pode ser até outros problemas de origem psicológica.
Mas, se preciso, deverá ser tratada.

Minha experiência:
====== 5. Eu tive a sorte de, em quase 35 anos de prática médica aqui e no Exterior ver a evolução das medicações para Intestino Irritável. Houve uma melhora considerável desde quando eu era Residente, há muitos anos atrás. Hoje há medicamentos muito mais eficazes, e os Médicos sabem mais sobre o Intestino Irritável e seu tratamento. Há também mais conhecimento sobre dietas.

E TAMBÉM

6. aprendi em todos esses anos que muitas vezes é preciso fazer exames. Mas todos os exames devem ser feitos como consequencia de um Raciocínio Clínico de alto nível, que vem por uma Consulta detalhada, feita por um Médico de alta qualidade. Não se deve pedir ou fazer exames a esmo.

7. Aprendi também em todos esses anos, que no Intestino Irritável o melhor tratamento é um Médico atencioso e que infunda CONFIANÇA em seu paciente. Se o paciente tem confiança de que nada grave acontecerá, vai ter um tratamento muito melhor e mais eficaz.

AOS MUITOS QUE ME PROCURAM, umas palavrinhas:

1)
Nesta e na próxima semana não haverá nem mesmo atendimento telefônico na Clínica-SP.
Já pedi isso, mas peço novamente: por favor, NAO entre em contato com a Clínica quando eu estiver fora de S. Paulo.
Mesmo assim o número de ligações tem sido grande.
Não quero frustrações em meus (queridos) pacientes.

Se preciso, fico honrado em que nos acrescente no WhatsApp.
O número é o mesmo da Clínica (por favor ver no meu perfil)

2)
Tenho a honra de informar aos meus pacientes que agora faço parte do quadro de Professores de Medicina da UFAM.
Localizada em Manaus, num Campus que é considerado um dos mais bonitos do Brasil, a UFAM é a Universidade Pública mais antiga do nosso país.

Minha Prova Didática (aula que damos aos demais Professores para comprovar conhecimento) foi sobre o H. pylori, que é a principal causa das gastrites, úlceras e está ligado ao câncer de estômago.
E tenho a satisfação de ter tirado 2 notas Dez na Prova, entre 3 Professores Examinadores.

Espero poder melhorar cada vez mais meu atendimento, já que estar ligado a Professores de alto nível e dar aulas é desafiador, e exigirá que eu esteja cada vez mais atualizado.

O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.