Que médico trata da doença coréia?

3 respostas
Que médico trata da doença coréia?
Caro(a) internauta,
O neurologista é um integrante essencial da equipe médica que trata da doença de Huntington. É ele que deve ser procurado assim que os primeiros sinais da doença se manifestarem.
A doença é uma desordem de movimento, comportamento e cognição. Estas podem se apresentar em diferentes graus em cada paciente. A coreia (movimentos involuntários e irregulares) é um dos primeiros sintomas notados, sendo descartada no começo como inquietação ou um tremor por pacientes não informados sobre a condição. Outros sintomas incluem depressão, disartria, fraqueza muscular, disfagia e perda de memória.
É uma doença hereditária; se um dos pais tem a doença, a chance que o filho também tenha é de 50%. Uma pessoa pode descobrir se herdou o gene da doença pelo exame de DNA.
Como a coreia de Huntington é uma doença sem cura e com manifestações debilitantes, requer-se uma equipe interdisciplinar para assegurar o conforto do paciente e mantê-lo ativo o máximo possível.
Atenciosamente

A neuropsicóloga contribui na avaliação da intensidade e vau de comprometimento das funções cognitivas (memória, atenção, inteligências, etc). Assim como subsidia o plano médico de intervenção e minimização da evolução de comprometimentos. Atenciosamente, Aline M S De Coster (Neuropsicologa).
O médico é o Neurologista.

Coréia na verdade é um sintoma.
Ou seja, algumas doenças podem ocasionar a coréia, como doença de Huntington, Sydehan ou doença de Wilson.