Que tipos de pensamentos intrusivos o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) pode envolver?
3
respostas
Que tipos de pensamentos intrusivos o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) pode envolver?
No TOC, os pensamentos intrusivos costumam ter um conteúdo que assusta exatamente porque são contrários ao que a pessoa acredita ou deseja. Eles podem envolver medo de machucar alguém, ideias blasfemas ou religiosas indesejadas, pensamentos sexuais inadequados, dúvidas intermináveis sobre coisas simples, medo de contaminação, ou uma necessidade extrema de simetria e perfeição. O ponto central não é o tema do pensamento, mas o fato de ele ser invasivo, repetitivo e totalmente desalinhado com a vontade real da pessoa, gerando culpa, medo ou vergonha.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
ola. Esta pessoa pode desenvolver qualquer tipo de pensamento intrusivo e persecutório, não existe limitação, e o sofrimento nestes casos é intenso. O tratamento psicológico baseia-se na tentativa de ajudar o paciente a verificar, a partir de sua propria fantasiia,qual o valor daquele pensamento para ele. So o fato de falar sobre isso já é de grande valia e costuma minimizar o sofrimento.
Desde a semiologia do TOC, é preciso pensar que existem muitos tipos de expressões de uma obsessão que tenta se "ajustar" pela compulsão. Obsessão, pois se inicia na ordem disfuncional de pensamentos indesejados ou intrusivos: "preciso fazer isso, se não", por exemplo. E, Compulsão, pois, dado o prejuízo e o sofrimento vindo dos pensamentos indesejados ou intrusivos, o sujeito sintomatiza no comportamento e na repetição desse comportamento formas de neutralizar aquela disfunção que tem causado sofrimento. Enquanto pensamentos intrusivos no TOC, poderíamos citar muitos, como: no TOC com obsessão de contaminação (“Se eu tocar nessa maçaneta, posso pegar uma doença mortal”), no TOC por verificação (“Será que desliguei o fogão? Posso incendiar a casa”), no TOC autopunitivo (“Talvez eu seja uma pessoa má e mereça punição”), TOC por ordem (“Esses objetos estão tortos, isso me deixa angustiado”) e várias outras formas de expressão desse transtorno. É preciso sempre procurar por um especialista. Não é apenas um pensamento episódico que fará com que você tenha um tipo de TOC, mas avaliação multidisciplinar e de muitos pontos de sua vida. Espero ter ajudado! Abraço!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- . Qual é a diferença entre "mania de organização" e Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- . O que são "pensamentos de simetria" no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- Quais indicadores do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) podem ser observados no Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister ?
- Como a montagem da pirâmide do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister reflete os rituais do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- Quais cores são mais frequentes no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) no teste Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister ?
- Quais são os indicadores de ansiedade e compulsão no Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister ?
- Qual a utilidade clínica do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister para o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- Quais características na pirâmide do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister indicam traços obsessivos?
- . O que a "simetria" na montagem da pirâmide do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister significa no contexto do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- O que diferencia o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) de simetria de uma pessoa organizada?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1268 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.