Quem tem. Lúpus pode tomar anticoncepcional Tâmisa?

2 respostas
Quem tem. Lúpus pode tomar anticoncepcional Tâmisa?
O uso de anticoncepcionais combinados (estrógeno e progestágeno), como o Tâmisa, já foi testado em pacientes com lúpus, e foi visto que são seguros (estudo SELENA, 2005). Contudo, as pacientes com lúpus incluídas neste estudo estavam sem sinais de atividade da doença, não tinham história de trombose e não tinham anticorpos no sangue que aumentassem o risco de trombose.
Ainda assim, a maioria dos médicos não se sente confortável em prescrever anticoncepcional combinado para pacientes com lúpus, pelo risco teórico do estrógeno poder ativar e descontrolar a doença e de causar trombose. A maioria dos médicos prefere prescrever um anticoncepcional apenas com progestágeno (como o Cerazette), ou recomendar outros métodos, como DIU e camisinha.
O correto é você conversar com o seu médico, para ele analisar em detalhes o seu caso, explicar os riscos e benefícios dos métodos anticoncepcionais disponíveis, e assim vocês decidirem juntos qual é o melhor método anticoncepcional para você.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Nunca inicie uma medicação anticoncepcional sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar qualquer contraceptivo. Essas medicações podem estar associadas a eventos graves como trombose. O uso errado pode aumentar o risco de uma gravidez indesejada.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta .
O lupus em si não contra-indica o uso de anticoncepcional. Mas o lupus pode estar associado com síndrome do anticorpo antifosfolipide secundário. Essa sindrome do anticorpo antifosfolipide aumenta o risco de trombose e contra-indica o uso de contraceptivos hormonais combinados: a maior parte das pilulas (incluindo o Tamisa) injeção mensal, anel vaginal e adesivo.
Problemas de saúde como pressão alta e enxaqueca associados ao lupus podem contra-indicar o uso de alguns anticoncepcionais.
O uso de algumas medicações podem cortar o efeito do anticoncepcional e aumentar o risco de uma gravidez indesejada.
Mas existem opções que podem ser seguras como pilula de progesterona isolada, injeção trimestral, implante, DIU hormonal e DIU de cobre.
A anticoncepção sempre tem que ser individualizada. O seu médico nunca deverá avaliar as suas indicações, contra-indicações e expectativas em relação ao anticoncepcional escolhido.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta.

Especialistas

Talita Yokoy de Souza

Talita Yokoy de Souza

Internista, Reumatologista

Brasília

Ana Paula Vecchi

Ana Paula Vecchi

Pediatra

Goiânia

André Ozela

André Ozela

Reumatologista

São Paulo

Ana Paula Beckhäuser

Ana Paula Beckhäuser

Reumatologista

Curitiba

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 397 perguntas sobre Lúpus Eritematoso Sistêmico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.