Quem tem pedra na vesícula e é obeso, pode fazer uso de suplementação de omega 3?

4 respostas
Quem tem pedra na vesícula e é obeso, pode fazer uso de suplementação de omega 3?
Olá prezado (a). O ômega 3 é uma gordura antiinflamatória que ajuda a reduzir os processos inflamatórios em diversas patologias inclusive na obesidade. E no caso de pedras na visícula, não existe contra indicação, porém depende do seu quadro clínico, que se evoluir para uma colecistectomia, ou seja, retirada da visícula, pode dificultar a absorção de gorduras, inclusive ômega 3. Mas de qualquer forma, vale consultar um bom Nutricionista para avaliar seu quadro geral e planejar um acompanhamento para redução de peso corporal e tratar essas formações de pedras na visícula.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, pode fazer uso, na dose recomendada de EPA e de DHA, junto das principais refeições. Mas importante selecionar de ótima procedência e sugiro consultar nutricionista.
Geralmente não indico o uso de ômega 3 antes de desinflamar e perder um pouco de peso, pois ele pode fazer o efeito antagônico do esperado.
Busque o efeito anti-inflamatório através de uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, como legumes, verduras, frutas de baixo índice glicêmico, além de boas fontes de gordura e proteínas, podendo ser animal ou vegetal.
Para um melhor direcionamento, busque um profissional nutricionista.
A suplementação de ômega-3 geralmente é considerada segura para a maioria das pessoas, incluindo aquelas com pedra na vesícula e obesidade. No entanto, é sempre recomendado consultar um médico ou nutricionista antes de iniciar qualquer suplemento, especialmente se você tiver condições médicas específicas.

A pedra na vesícula geralmente está relacionada ao acúmulo de colesterol ou cálculos biliares. O ômega-3 é conhecido por seus efeitos benéficos na saúde cardiovascular, incluindo a redução dos níveis de triglicerídeos e a promoção de uma função cardíaca saudável. Além disso, o ômega-3 também possui propriedades anti-inflamatórias.

No entanto, em alguns casos raros, doses muito altas de ômega-3 podem aumentar a produção de bile pela vesícula biliar, o que pode potencialmente desencadear sintomas em pessoas com pedra na vesícula. Por isso, é importante avaliar individualmente a sua situação com um profissional de saúde.

O médico ou nutricionista poderá levar em consideração o seu histórico médico, a gravidade da condição da vesícula biliar, a presença de sintomas, bem como outros fatores de saúde antes de recomendar a suplementação de ômega-3.

Além disso, é importante lembrar que a suplementação de ômega-3 não deve substituir uma dieta equilibrada e saudável. É sempre recomendado priorizar uma alimentação rica em peixes de água fria, como salmão e sardinha, que são boas fontes naturais de ômega-3, juntamente com uma variedade de alimentos nutritivos.

Especialistas

Ivelise Regina Canito Brasil

Ivelise Regina Canito Brasil

Cirurgião geral

Fortaleza

Antonio Barroso

Antonio Barroso

Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Luiz Gonzaga Cavalcante de Araújo

Luiz Gonzaga Cavalcante de Araújo

Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

Santo André

Rafael Antoniazzi Abaid

Rafael Antoniazzi Abaid

Cirurgião do aparelho digestivo

Santa Cruz Do Sul

Luiz Cariello

Luiz Cariello

Cirurgião geral

Vila Velha

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1532 perguntas sobre Cálculos na vesícula biliar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.