Quem toma o remédio varfarina pode comer frango? Se sim, em pouca quantidade? E queijo quark?

4 respostas
Quem toma o remédio varfarina pode comer frango? Se sim, em pouca quantidade? E queijo quark?
Ola, não entendi muito bem a associação do frango com o uso de varfarina. A varfarina produz seu efeito anticoagulante inibindo o ciclo de conversão da vitamina K (VitK) e, dessa forma, impedindo a ação biológica dos fatores da coagulação VitK. O consumo de alimentos contendo VitK, portanto, interfere no efeito anticoagulante da varfarina. Entretanto, é inadequado orientar os pacientes a diminuir o consumo de alimentos ricos em VitK, mas sim reforçar que o consumo desses alimentos deva ser regular (mesma frequência e quantidade). Evitando grandes variações de um dia/semana/mês para o outro. Então busque tem conhecimento das fontes de Vit K para manter um alimentação saudável e um fator de , que são: São fontes alimentares de vitamina K em grande ou moderada quantidade: vegetais verde-escuros e folhosos (espinafre, couve, alface, salsa, agrião e mostarda), brócolis, nabo, couve-de-bruxelas, repolho, pepino com casca, cebolinha verde, nabo, aspargo, abacate, ervilhas, quiabo, fígado (boi, frango e porco), margarina, óleos (soja, canola, milho, algodão, oliva e azeite) e maionese.

Se seu médico prescreveu varfarina, ( um anticoagulante), imagino que o objetivo seja prevenir tromboembolismo, " afinando" o sangue.
Pensando nisso, é importante reduzir consumo de frituras e demais alimentos e preparações que tenham potencial inflamatório, bem como moderar o consumo de vitamina k( a varfarina age inibindo essa vitamina, se você consumir muita vitamina K, o medicamento não vai gerar o efeito desejado).
É importante observar seu consumo de determinados minerais e vitaminas também, pois altas doses de vitamina D, sem as devidas associações, bem como altas doses de cálcio podem gerar calcificação arterial levando a formação dos coágulos que você quer evitar.
O queijo Quark, assim como outros queijos não é proibido, mas o consumo de cálcio e gordura total do seu dia precisa.estar em equilíbrio com os seus objetivos.
Recomendo firmemente que no seu tratamento você procure um bom profissional para acompanhamento nutricional individualizado, pois os aspectos que vimos aqui em sua dieta precisam estar bem equilibrados para que você tenha sucesso no tratamento.
Olá, não há necessidade de restringir a sua ingestão de vitamina k, mas sim adequar a sua ingestão de fontes de vitamina k com a dose dos anticoagulantes..
Pessoas que tomam o medicamento varfarina (ou outro anticoagulante oral) precisam prestar atenção especial à dieta, pois certos alimentos podem interagir com o medicamento e afetar o efeito da medicação no sangue.

Quanto ao frango, em si, não há uma contraindicação específica para o consumo, e ele pode fazer parte da dieta de quem está tomando varfarina. O importante é evitar variações na quantidade de vitamina K na dieta, pois a vitamina K pode interferir na ação da varfarina, que é um anticoagulante que age bloqueando a ação dessa vitamina no organismo. Portanto, é recomendável manter uma ingestão estável de vitamina K.

O frango possui uma quantidade moderada de vitamina K, mas é menos rica nessa vitamina em comparação a outros alimentos. Recomenda-se, em geral, manter uma dieta equilibrada e estável, com ingestão regular de alimentos que contenham vitamina K. Se você já consome frango regularmente, não há necessidade de fazer grandes alterações em sua dieta.

Quanto ao queijo quark, ele também contém uma quantidade moderada de vitamina K, e o consumo deve ser equilibrado, assim como com outros alimentos que contenham essa vitamina. Caso você inclua o queijo quark em sua dieta habitualmente, continue consumindo-o, mas evite grandes variações na ingestão.

O mais importante é seguir as orientações médicas e nutricionais específicas fornecidas pelo profissional de saúde que está acompanhando o tratamento com varfarina. Eles podem fornecer recomendações individualizadas e ajudá-lo a manter uma dieta adequada para evitar interações indesejadas com o medicamento e garantir que o tratamento seja seguro e eficaz. Sempre informe o seu médico sobre qualquer alteração significativa na sua dieta ou nos alimentos que você consome.