Risperidona atua na serotonina e dopamina? Aumentando ou diminuindo os efeitos?

3 respostas
Risperidona atua na serotonina e dopamina? Aumentando ou diminuindo os efeitos?
Risperidona é um bloqueador de receptor dopaminérgico. Tem ação antipsicótica. Abraço!

A Risperidona tem uma ação relativamente complexa sobre a neurotransmissão tanto da Serotonina quanto da Noradrenalina. Isso está intimamente ligada à sua dosagem: em doses consideradas baixas (0,5 mg a 2 mg) ela possui efeito de bloquear a ação dopaminérgica e aumentar a ação da serotonina (esta última ação se relaciona a um certo efeito antidepressivo que essa medicação possui, principalmente associada a um antidepressivo). Em doses maiores, o efeito de bloquear a ação da Dopamina ganha muita força, o que confere a essa medicação uma ação antipsicótica muito potente.
A farmacodinâmica da risperidona é essencialmente como antagonista de receptores D2 em via mesolímbica (melhorando as alucinações e delírios), com um um agonismo 5-HT2A em via nigroestriatal, o que diminui as chances de efeitos exrtrapiramidais (sintomas motores, como distonia muscular, discinesia tardia, síndrome neuroléptica maligna e acatisia) e túberoinfundibular, diminuindo a chance de galactorreia.
Possui também ação sobre o sistema X, aumentando o risco cardiometabólbico (ganho de peso) e alfa 1 (sedativo) e H1 (sedativo e ganho de peso) central.
Em síntese, sua principal ação é como antagonista dopaminérgico, diminuindo os sintomas positivos, com fraco efeito de agonista específico de receptor serotoninérgico pós-sináptico (5-HT2A), a fim de diminuir efeitos colaterais indesejáveis que ocorriam com os antipsicóticos convencionais da classe das butirofenonas (haloperidol, por exemplo), porém causa maior sedação e ganho de peso.