Sempre tive toc, me trato a 16 anos com psicóloga e psiquiatra, hj uso Sertralina 100mg, mas não vejo

4 respostas
Sempre tive toc, me trato a 16 anos com psicóloga e psiquiatra, hj uso Sertralina 100mg, mas não vejo melhora, não aguento mais... Não tenho vontade de fazer meus projetos... qual é a regra pro toc? Sempre enfrentar?
Olá!

Eu imagino que você deve ter fases melhores e piores, possivelmente você deve ter algum gatilho que piore sua ansiedade e então o TOC fica mais desconfortável. A regra para o TOC é exatamente o que você está fazendo, se manter regular no tratamento, o acompanhamento médico e psicológico não deve parar. Você também deve manter atividades físicas e sociais regulares.

Se você é moradora do Rio de Janeiro eu te recomendo frequentar o grupo para portadores de TOC que funciona na Casa Ronald Mc Donalds, no Bairro do Maracanã. O grupo se chama Riostoc. Um encontro mensal apenas e é muito rico e ajuda muito.

Recomendo também que você faça Terapia Cognitivo Comportamental. Hoje é a terapia que mais tem evidência de melhora para o TOC.

Espero ter ajudado.

Boa sorte.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em primeiro lugar, o TOC é uma doença que necessita quase sempre de altas doses de medicação para o controle de sintomas. Estudos mostram eficácia em doses de sertralina até 300mg/dia. Então a primeira coisa que eu faria seria subir a dose para a máxima tolerável. Em segundo lugar, não menos importante é a psicoterapia. A terapia é fundamental para que o paciente aprenda técnicas que lhe ajudarão a lidar com os pensamentos obsessivos, compulsivos e/ou outro problema associado.
Olá. O tratamento padrão ouro consiste em uma associação medicação antidepressiva + psicoterapia. Em relação a medicação, a sertralina tem boa atuação sobre o TOC, porém existem outras com melhor evidência, como Fluvoxamina e Clomipramina. Converse com o seu psiquiatra para uma reavaliação do tratamento. Abraço.
 Juliana Cristina Paim
Psicólogo
Brasília
Além das dicas dos colegas acima, sugiro a leitura do livro "O homem que não conseguia parar", de David Adam. É uma leitura fantástica para pacientes e profissionais. Quanto à psicoterapia, a melhor abordagem para o TOC é mesmo a TCC, de preferência com EPR (Exposição e Prevenção de Resposta).

Especialistas

Camila Calvet

Camila Calvet

Psicólogo

Nilópolis

Saylo Fernandes Moura

Saylo Fernandes Moura

Psicólogo

Fortaleza

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.