síndrome Landau Kleffner

22 respostas
O que posso fazer para ser uma pessoa bem sucedida com síndrome Landau Kleffner?
Olá, bom dia. Como vai?
Existem dois fatores na sua pergunta. O primeiro deles é sobre ser uma pessoa bem sucedida. O sucesso do ponto de vista psicológico é algo que a própria pessoa atribui, depende das valorizações, metas e objetivos. Lembre-se disso. As vezes é necessário avaliar a definição de sucesso dentro do contexto psicoterapêutico.
O segundo fator é sobre a síndrome: Todos possuímos limitações, a pessoa com a síndrome de Landau Kleffner possui ainda mais limitações mas ela não deixa de ser uma pessoa digna de alcançar seus objetivos. Primeiro, é preciso entender que a pessoa não pode ser definida pela síndrome que ela possui. Duas pessoas com a mesma síndrome podem ser duas pessoas completamente diferentes uma da outra. Com habilidades e dificuldades diferentes.
Visando o sucesso pessoal, independente de síndromes, é preciso fazer uma boa investigação para avaliar quais as habilidades e quais são as dificuldades a serem trabalhadas. Partindo disso será definido um plano de intervenção visando minimizar as dificuldades e maximizar as habilidades (Sejam elas sociais, emocionais, comportamentais, orgânicas, físicas, entre outras). No caso do portador de alguma síndrome esse plano de intervenção será melhor elaborado por uma equipe multidisciplinar, envolvendo os médicos, psicólogos, e demais profissionais que podem ser necessários.
Conclusão: Cada pessoa, com síndrome ou não, definirá o que é sucesso, suas dificuldades, suas habilidades. Aqui entra o psicólogo, ele irá te ajudar a obter o autoconhecimento suficiente para você decidir qual será as melhores decisões para a sua vida.
Qualquer dúvida estou à disposição. Um abraço! Tenha um excelente dia

Ola! Concordo plenamente com o colega acima. Ele fez uma boa definição de sua pergunta. Eu só acrescentaria, ter coragem para enfrentar os desafios que se apresentam e se tiver bem acompanhada com um profissional médico e psicólogo, sucesso! O resto é com você e como você acredita que pode ser muito bem sucedida. Não desista nunca!
Olá!
Muito importante avaliar quais as capacidades estão debilitadas, como tratamento pode ajudar e observar as capacidades intactas. Concordo com as demais colocações!
Sua forma de perguntar já é indicativo de ter o diagnóstico definido. Há perdas, porém precisamos considerar o que é ser feliz para você. Podemos investigar juntas o que apresenta de “facilidade e habilidade” para o encontro de prazer e maestria que são emoções que nos propiciam e proporcionam o alcance de ser feliz. Que no meu ver ser feliz é estar bem com as variantes: biológicas; psicológicas e sociais, análise do Biopsicossocial. Espero ter ajudado.
Completando as excelentes colocações dos colegas, cabe frisar a importância de uma Avaliação Psicológica com enfoque Neuropsicológico para avaliar as funções cognitivas que são: atenção, memória, linguagem, inteligência, funções executivas, praxias e visuoconstrução, cognição numérica, leitura e escrita, comportamento motor, processamento visual, habilidades sociais, julgamento e tomada de decisão, personalidade, reconhecimento de emoções. Com uma avaliação Multidisciplinar (agregando outros profissionais da saúde como Fonoaudiólogo por exemplo) e um plano de intervenção, a Reabilitação tem como objetivo melhorar os processos cognitivos prejudicados e/ou adaptar o paciente para o deficit adquirido, visando qualidade de vida. A abordagem para esse tratamento hoje, mais utilizada é a Holística, que visa trabalhar tantos os processos cognitivos quanto os emocionais e psicossociais. Os objetivos são funcionais e metas relacionadas à vida real. Também incluir Psicoeducação para você entender bem o seu diagnóstico e agregar também a família ao processo.
Por fim, o conceito de ser "bem sucedido" é bem subjetivo, cada um poderia listar valores diferentes... então seria interessante esse seu percurso ser acompanhado por uma terapia. Todos somos seres de possibilidades então espero que com uma boa intervenção e acompanhamento psicológico adequado você descubra as suas e tenha uma vida plena de realizações.
A Síndrome de Landau-Kleffner (SLK) é uma forma rara de epilepsia infantil que resulta em sérios transtornos de linguagem. Importante primeiramente o diagnostico etiologico e tratamento adequado. Verificar se ha sinais e prejuizos psiquiatricos tambem, bem como fazer o tratamento farmacologico indicado e buscar acompanhamento fonodiaulogia para prejuizos da linguagem e assitencia psicologica para acompanhamento de demandas psicologicas a serem acolhidas e /ou tratadas.
Seu desejo de sucesso na vida já denota uma capacidade interna significativa para alcançar seu objetivos. Trabalhe tudo que puder no sentido de amenizar a síndrome, mas, antes de tudo, acredite em si mesmo e não permita que ninguém o faça acreditar que não é capaz de ter sucesso ou ser feliz apesar da síndrome. Às vezes, a enxurrada de informações contra pesam demais na visão que se pode ter de si mesmo. Boa sorte!
Concordo com as demais colocações. Minha sugestão é procurar profissionais que avaliem suas possibilidades e juntos possam desenvolver estratégias para ter uma vida bem sucedida.
Olá, concordo com todas as colocações dos colegas acima. Minha sugestão é que acompanhe seu filho por meio de diálogos sem a intenção de julgamento, para que ele continue a confiar em vcs. Ele mostra estar se questionando referente às escolhas e duvidas dele. Por meio de curiosidade parece que ele vem colocando para vocês as intenções dele que ainda podem não serem definitivas, isso sugere que ele deve estar confiando em vcs para compartilhar suas escolhas ou curiosidades. Como já foi dito acima. Ele está construindo a identidade dele. Ainda existem muitas mudanças para acontecerem com a construção na identidade dele. É de extrema importância ele ser acompanhado por um profissional sério. Leveza e amor incondicional irá ajudar seu filho, trilhar em suas construções e escolhas. Fiquem bem. Bj
Síndrome de Landau-Kleffner (SLK), também conhecida como afasia epiléptica adquirida, causa prejuízos no tocante à capacidade de compreensão, de comunicação e desordens de comportamento. Tais fatores têm como resultando a dificuldade de interação social, comprometimento na aprendizagem, entre outros sintomas. Para cada pessoa o transtorno se apresenta de forma singular, sendo assim, exige um tipo de acompanhamento individualizado. É importante o atendimento por uma equipe multiprofissional que possibilite o tratamento farmacológico, acompanhamento com profissionais especializados tanto em reabilitação da fala, como na diminuição dos desvios de comportamento. Todos os indivíduos possuem múltiplas potencialidades, elas podem ser exploradas em psicoterapia promovendo o acionamento das motivações necessárias para o alcance da qualidade de vida, na definição do conceito de “bem-sucedida” e na elaboração de metas a serem alcançadas.

Boa tarde! Não relacione felicidade ou ser bem sucedida com uma patologia, ser bem sucedido depende muito de seu estado de espirito e você acreditar em si mesmo, passa por sua autoestima, acredite em si, tenhas as ideias e vá para a ação, sem ação nada acontece.
Visando melhor resultado no tratamento da Síndrome Landau-Kleffener, é importante que se faça acompanhamento médico, fonaudiólogo e neuropsicológico. A neuropsicologia é a ciência que estuda a expressão comportamental das disfunções cerebrais, e que tem como objetivo específico à investigação do papel dos sistemas cerebrais individuais nas formas complexas da atividade mental. Avaliação Neuropsicológica também contribui para planejamento do tratamento e possibilita acompanhar a evolução do quadro pelo uso de medicamentos, cirurgia e reabilitação. Neste sentido a AN, pode tomar como ponto de partida o cérebro, difere da avaliação psicológica. São diversos os recursos utilizados na AN, pois se baseiam principalmente em material desenvolvido em laboratórios de neuropsicologia, neurologia e psicometria.

Depende do que você considera ser uma pessoa bem sucedida. Considero que se você se vc busca ajuda profissional inteligente e empática e adere ao tratamento com seriedade, sabendo que sim, você precisa dedicar energia para isso, já podemos falar de sair de um ponto de experiência e ir para outro. Como num jogo, campeonato se vence, jogo a jogo, gol a gol. Um grande abraço!
Olá! Nenhuma síndrome pode te atrapalhar quando você desejar sucesso em alguma área da sua vida. O melhor conselho que te dou é aceitar a síndrome que tem e a partir disto, traçar sonhos de acordo com as limitações que a síndrome exige, mas que essas limitações não sejam limitantes no que tange em sonho de ter sucesso em algo. Espero ter ajudado!
O primeiro passo é definir o que seria sucesso para você. Depois disso, traçar metas para alcançar o sucesso desejado. É preciso também ser cauteloso com o diagnóstico, pois mesmo pessoas diagnosticadas com a mesma síndrome apresentam limitações e potencialidades diferentes.
Olá!
Todos nós temos limitações, o que não nos impede de nos desenvolvermos harmonicamente. Pelo teor da tua pergunta é possível entender que conheces as características dessa síndrome.
É apropriado que você se conheça, valorizando os aspectos positivos, tuas habilidades e capacidades. Você não é essa doença. Você tem outros papéis.
Além dos acompanhamentos médicos que a síndrome exige, é fundamental psicoterapia individual e também em grupo. Tenho certeza que conseguirás encontrar o melhor caminho para o sucesso que almejas. Abraço
O que posso fazer para ser uma pessoa bem sucedida com síndrome Landau Kleffner?

Boa tarde!
Pela sua pergunta percebe-se que você já tem o conhecimento sobre esta síndrome e que possivelmente já tenha o diagnóstico fechado por um profissional da área médica. Como psicólogo diria que o acompanhamento por um profissional da saúde de sua confiança é de suma importância para que o sofrimento possa ser aliviado. Quanto a sua outra parte da pergunta, quanto a ser uma pessoa bem sucedida, creio que a primeira coisa seria a aceitação do fato de ser portador desta síndrome. Não é fácil aceitarmos certas coisas em nossa vidas, principalmente quando afeta a nossa saúde, porém a aceitação seria o primeiro passo para a busca da felicidade apesar de.. Não é fácil, porém com a ajuda de um psicólogo que lhe inspire confiança, você poderá encontrar muitas respostas e soluções para uma vida bem sucedida.
Olá. Acredito que iniciar um processo terapêutico irá ajudá-la a ter um melhor autoconhecimento que favorecerá a alcançar seus objetivos profissionais, ainda que você possua algumas particularidades. Abçs!
Muito bem colocado pelos colegas acima sobre todos os fatores desde a questão da compreensão em relação que é ser uma pessoa bem sucedida pelo seu olhar , ou podemos dizer quais suas expectativas em relação a ser bem sucedido(a), compreender sua limitações e sua possibilidades, um acompanhamento psicológico é bacana para vc ter uma compreensão legal sobre si mesmo e suas condições, e aptidões, acompanhamento neurológico também seria interessante para ter avaliação cognitiva entre outras que ele terá a possibilidade de te direcionar... é isso acho muito importante essa sua busca...um grande abraço....
Olá, cada um de nós podemos avaliar o sucesso e defini-lo em nossa vida de acordo com nossos valores. O que te define não é a síndrome que você tem, ou pelo menos não deveria ser, mas, o que conseguimos fazer com nossos desafios e limitações, procurar ajuda especializada sempre é um bom caminho para tratar nossas dificuldades. Grande abraço.
Lembre-se que todos nos temos limitações. A questão principal e você não ficar se comparando com o outro, compare com seus progressos. Procure um profissional juntos descobrirem quais são suas habilidades que já possui e as que você poderá desenvolver. Sucesso é uma coisa relativa. Gostei muito da explanação dos colegas. Abraço,
Concordo com as demais colocações. É importante lembrar que a vida é feita de desafios, mesmo que a pessoa possua uma condição física que trás limitações diárias, existe um ser dentro dela que pulsa e este ser é reforçado e trazido no tratamento psicoterapêutico. Sugiro procurar por profissionais que avaliem suas possibilidades e juntos possam desenvolver estratégias para ter uma vida bem sucedida. Um grande abraço psicóloga Ana Paula R