Sinto muitas dores físicas e musculares e também parestesia no corpo todo. Já fui em dois médicos

9 respostas
Sinto muitas dores físicas e musculares e também parestesia no corpo todo. Já fui em dois médicos diferentes, fiz uma bateria de exames e está tudo normal. Coincidentemente, ambos deram como diagnóstico ansiedade e/ou depressão. É possível ansiedade e depressão causarem esses sintomas?
Já que o Sr.(a), fez diversos exames em dois fisiatras diferentes, e descartou a hipótese de uma causa fisiológica, resta a causalidade psíquica.
O ideal é buscar atendimento psicológico para diagnosticar de forma diferencial seu caso e iniciar o tratamento psicológico de forma adequada.
Não se trata de uma simples coincidência, ambas patologias podem apresentar sintomas físicos de origem psíquica.
O tratamento psicológico vai a causa do mesmo, e, tanto para depressão, quanto para as diferentes manifestações da ansiedade. A psicanálise é boa para ambos.
Procure um profissional da área.

Olá, neste caso conforme os exames estão normais, será que foram realizados exames de vitamina D ou de outras taxas que se conseguem avaliar o mau funcionamento da serotonina, noradrenalina e da dopamina? Este é um trio de neurotransmissores que regulam nosso humor.
Na depressão a circulação pode ficar menor e inclusive pode afetar as área de inibição de dores, fazendo com que a pessoa fique mais sensível as dores.
Seja ele orgânico ou não, o seu corpo está demonstrando sintomas que precisam ser avaliados e não ignorados. Seria interessante marcar com um psiquiatra para avaliação dessas taxas, saber se é um mal orgânico ou se essas questões tem mais a ver com seu emocional de forma inconsciente. Consulte um psicólogo para entender esse quadro de dores, seu estado emocional atual e outras informações que são necessárias para entender o caso.
Espero ter ajudado!
Um abraço
A avaliação de dor é sempre um problema, pois é uma questão muito subjetiva.
A exclusão de quadros orgânicos sempre é um ponto de partida para os médicos.
Muitas vezes, apesar da grande quantidade de exames diagnósticos não se consegue chegar a uma conclusão.
Sabemos que alguns transtornos mentais podem ser a causa de quadros orgânicos dolorosos, como a depressão, a ansiedade, a sua associação e também outros.
É importante ter em mente que há uma associação entre o mental e o orgânico e que podem interferir no bem estar físico. A fibromialgia é um exemplo.
Procure seu médico e converse com ele.
Meus cumprimentos.
Boa tarde, tudo bem? Tanto os episódios depressivos, como os quadros de ansiedade, podem causar sintomas físicos, em seu caso, sintomas dolorosos. Atualmente, há tratamentos que unem efeitos ansiolíticos, antidepressivos e analgésicos , com melhora global do quadro.
Alguns sintomas que aparecem no corpo e, após serem descartadas as causas fisiológicas, possivelmente podem sim ser de origem psíquica.
A psicanálise oferece uma escuta para que o paciente possa falar e elaborar aquilo que está se manifestando em seu corpo.
É comum quando se inicia um tratamento psicológico ou uma análise, onde o paciente tem um espaço para elaborar suas questões, as dores físicas desapareçam e, ainda, o paciente tem a oportunidade de se beneficiar em outras áreas que possam lhe garantir uma melhor qualidade de vida.
Sim é possível. Tudo que sentimos se manifesta no corpo. Por isso é também através o corpo que você consegue equilibrar esses sintomas que te incomodam. O trabalho corporal com massagens e exercícios específicos aliado ao reconhecimento emocional faz com que você entenda o que esta acontecendo. O movimento do corpo faz com que estes sintomas passem ao invés de se instalarem no corpo gerando mal estar.
Espero ter ajudado! Abraço!
Olá, acredito que você deva buscar um psicólogo para investigar melhor o que está acontecendo com você. A psicoterapia é muito importante para quem sofre de ansiedade e depressão. Se ele achar necessário, te encaminhará ao psiquiatra também. Boa sorte! Qualquer coisa, estou à disposição.
É bastante comum os efeitos físicos e biológicos em pessoas passando por ansiedade ou depressão, são sintomas somatizados por alterações emocionais. Como você citou que não há nenhuma alteração em seus exames, aconselho a busca de um psicólogo para que te de uma avaliação, e, caso detectada alguma alteração, um acompanhamento focado na queixa te ajude nesses sintomas.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 150
Olá! Sim, é possível. Muitas vezes, quando não elaboramos algum sofrimento e/ou reprimimos nossos sentimentos e emoções, o nosso corpo "fala" através dos sintomas. Pois esses conteúdos precisam ser expressos de alguma forma, e então somatizamos. Procure um psicólogo para que esses sintomas possam ser investigados e trabalhados.