Sofri abuso sexual na infância.. Hoje sou casada e tenho dificuldade de lidar com toques e carícias.

14 respostas
Sofri abuso sexual na infância.. Hoje sou casada e tenho dificuldade de lidar com toques e carícias... ao ser beijada ou tocada me faz reviver todas as cenas do abuso e isso me causa nojo repulsa e muito sofrimento sem falar nos pesadelos horríveis. Fiz muitas terapias mas o problema volta toda vez ... o que fazer nessa situação isso porque meu casamento esta se acabando
É humanamente compreensível que voce tenha memórias nada agradáveis e carregadas de sofrimento. O estresse pós traumático é algo complexo, não se resolve de um dia para o outro e é muito importante que seja tratado para que voce reduza seu sofrimento e cultive maior paz interior. Você merece ser feliz, bem como amar e ser amada. Não desista da ajuda psicológica; irá te ajudar muito, ok?

Não perca paciência com terapia. Que você fez "muitas terapias" parece-me significar que talvez você fez terapias um tanto superficiais. Pois no seu caso é indicada uma terapia "profunda," tipo humanista ou psicanalítica. Visto a gravidade da sua experiência e do efeito que ela causou em você, nenhuma terapia rápida ou do tipo comportamental tem chance pare alcançar o quanto você é regida e impedida pelo seu trauma. Um assunto importante é como o seu parceiro ou a sua parceira pode apreender viver com os seus impedimentos. Afinal, ele ou ela perde muito. Valeria a pena, ele ou ela também começar uma terapia para se fortalecer. Se ele ou ela quer viver com você, vai ter que apreender não levar a mal a sua recusa. Se ele ou ela decidir se separar, aceite. O seu desenvolvimento próprio tem prioridade. Você não pode fazer milagres nesta situação.
A persistência e a sua vontade serão chaves nos processos.
Olá! Os pensamentos e as reações emocionais que trazem o reviver do trauma podem ser o seu convite para o autoconhecimento, o que significa em outras palavras, o reconhecimento de uma nova dimensão do seu ser que não é afetado pelos pensamentos e as emoções. Esta nova dimensão permite olhar com aceitação e entrega para os pensamentos, emoções e traumas tal como são e surgem a cada momento sem necessidade de controlá-los ou solucioná-los. É neste momento que podemos experimentar a real liberação do sofrimento psicológico. Um abraço.
Olá! Recomendo terapia EMDR + Pain Management. Dessensibilização de traumas é a medida fundamental para que as dores psicológicas e mesmo as físicas regridam. Terapia EMDR é reconhecida e recomendada pela OMS com grandes resultados, sobretudo, para TEPT e suas repercussões. Um abraço! Com ou sem seu parceiro, você precisa cuidar de você.
Olá! Por meio da psicoterapia é que conseguirá ajuda para superar... você já fez terapia na abordagem da TCC? É uma abordagem mais objetiva, que fornecerá técnicas, além do autoconhecimento para resolver o problema vivenciado. Não desista e procure ajuda!
Reviver o trauma não é nada agradável, só quem viveu a dor é que sabe o que sente! Porém, para que você tenha uma qualidade de vida saudável, principalmente afetivo/sexual em algum momento você precisará enfrentar de forma segura e profissional a dor desse trauma para se libertar do mesmo. Ou seja, o fato em si nunca deixará de existir na sua história, contudo com o auxílio de um bom profissional você poderá entender, aceitar e até modificar as marcas e as reações que o trauma produziram. Não desista! lute pela sua felicidade e por seu casamento!
Olá! Entendo sua dor. Tenho trabalhado com vítimas de abuso e muitos estão tendo significativa melhora. Os pensamentos invasivos são muito comuns em pessoas que sofreram abusos na infância. E reviver o trauma pode fazer retornar sentimentos já esquecidos. Para você, é aconselhável a Psicoterapia Sistêmica em associação com a Psicoterapia Cognitiva visando a reelaboração de memórias de associação, para a reconstrução das representações mentais e dos laços parentais. Busque um psicoterapeuta que tenha experiência com atendimento de vítimas de abuso, para ajudá-la na reconstrução do sentido associado às experiências sexuais e às relações afetivas.
Olá! A situação de abuso é realmente muito dolorosa e traumática, mas não desista de você e do seu casamento. As imagens perturbadoras têm um grande poder quando você sente que elas estão fora de seu controle, mas não é justo que o abusador ainda mantenha controle sobre a sua vida. Você vai precisar reestruturar muitos pensamentos e emoções. Não aceite mais isso, pois você pode encontrar um ponto forte dentro de você! A psicoterapia cognitivo comportamental dispõe de técnicas que podem te ajudar nesse processo. Fico à disposição! Um abraço!
Na terapia do esquema falamos em ressignificar o trauma através de estratégias vivenciais. O que ocorre é que o trauma traz sentimentos e pensamentos devastadores durante o toque e por isto você não consegue alterar o comportamento. Chamamos de Esquema de desconfiança e abuso. Leia a respeito e procure um Terapeuta de Esquemas
Olá, sinto muito pelo o que aconteceu na sua infância. O trauma deixa marcas profundas na identidade de quem sofre, essas memórias muitas vezes ficam inseridas no corpo e ao menos sinal de aproximação com algo parecido as sensações corporais retornam. Esse é um ciclo. Em terapia é possível explorar esse trauma e ir encontrando formas de expressar a dor. Na minha abordagem trabalho com exercícios expressivos auxiliam a ir dando vazão para a energia que ficou bloqueada com o trauma.
Bom dia querida, lamento que estejas passando por isso e de forma tão prolongada. Você precisa fazer psicoterapia para tratar esse quadro de TEPT. Deve ser terrível mesmo. Caso você tenha interesse, fico a sua disposição. Grande abraço e força
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 210
Sinto muito que tenha passado por isso. É importante reconhecer o impacto profundo que o abuso sexual na infância pode ter nas relações adultas. Se as terapias anteriores não foram eficazes, pode ser útil procurar um psicoterapeuta especializado em trauma e abuso sexual, que possa oferecer uma abordagem terapêutica mais específica e intensiva, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), ou a terapia de esquemas. Além disso, a terapia de casal também pode ser benéfica para ajudar você e seu parceiro a entenderem e lidarem juntos com os desafios que você está enfrentando em sua relação. Lembre-se de que você não está sozinha e que há suporte disponível para ajudá-la a superar isso.
É uma situação compreensível e difícil de lidar sem o acompanhamento correto, o tratamento terapêutico deve continuar, mesmo que as vezes melhore alguns sintomas, a elaboração é bem mais complexas e caso você abandone o tratamento o sintoma tende a voltar. Existem alguns transtornos que podem estar associados, é importante realizar uma avaliação além da psicoterapia.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!