Sou agressiva ao falar, mas não é minha intencao penso que estou falando normal só que me dizem que

24 respostas
Sou agressiva ao falar, mas não é minha intencao penso que estou falando normal só que me dizem que parece que estou brigando. O que isso signjfica?
Não é possível fazer um diagnóstico apenas com esse relato. Mas observe como você escuta as pessoas, costuma achar que estão sempre brigando, julgando ou dando ordens. A maneira como você se comunica está relacionada com a forma que recebe a interação com os outros. Procure um psicogo, poderá ajudar a compreender isso melhor.

Se essa forma de lidar com as pessoas ( interagir com as situações que você enfrenta) está te incomodando e prejudicando seus relacionamentos é muito importante você investir num acompanhamento psicológico pra que você possa aprender a treinar o que nós psicólogos da abordagem cognitiva comportamental chamamos de habilidades sociais. Agende e uma consulta com um profissional e tenha sucesso em sua trajetória de autoconhecimento. Abraços.
Olá, seria necessário primeiramente excluir todas as hipóteses fisiológicas para esta condição. Se consultar com otorrinolaringologista para fazer exame de audição e ver se está tudo direitinho. Também seria interessante procurar um fono para modular seu tom de voz.
Eliminando as questões fisiológicas, se a observação daqueles ao seu redor persistir, seria interessante procurar a ajuda de um profissional do trauma, pois esta forma de se comunicar pode ser um sintoma que ficou congelado em seu funcionamento.
Levando em consideração as respostas a eventos estressantes que fogem do nosso controle, como luta e fuga, algumas vezes podemos ficar congelados numa destas respostas. Como se algum evento com potencial traumatizante tivesse ocorrido no passado e você congelou na luta daquele momento que não pode ser realizada, então seu corpo se acostumou a interagir com o mundo neste modelo de luta.
Sua forma de falar pode significar muitas coisas, mas não necessariamente ser uma doença. Você pode recorrer a psicoterapia e/ou cursos de oratória para transformar sua forma de se comunicar com as pessoas, e assim evitar conflitos.
Talvez você queira desenvolver uma comunicação que facilite as suas relações e evite conflitos com pessoas importantes para você. Isso é possível através de sessões em que se utiliza técnicas de autoconhecimento e também treino de habilidades que podem ser treinadas e aprendidas. Há diferença entre capacidade e habilidade. A capacidade de falar a grande maioria das pessoas possuem. Já quando pensamos em habilidade é diferente, pois deve-se ajustar para o que você quer alcançar, seja uma boa comunicação, persuasão, simpatia, educação... São exemplos de habilidades, isso é necessário treinar. É fantástico desenvolver esses resultados para as diversas frentes da vida em âmbitos profissionais ou pessoais, porque aumenta as suas possibilidades.
Ás vezes desenvolvemos um padrão de comportamento agressivo, maneira de falar etc, como forma de defesa de situações ameaçadoras que enfrentamos ao longo da vida e isso pode se cristalizar em nós sem nos darmos conta disso, ou também forma de lidar com uma situação incomoda interna inconsciente e que automaticamente nos torna reativos de forma inconsciente e só as pessoas ao nosso redor é que nos sinalizam,nesse sentido cabe um processo de autoconhecimento para tentar perceber o que nos incomoda e o que nos leva a reagir de forma " alterada" .
Olá!!! Voce esta dizendo que é agressiva e não percebe que é assim, para você é natural agir dessa forma, pois as palavras utilizadas não possuem um teor negativo diante do seu relato.O problema está no modo de falar e interagir, tão intrínseco à personalidade  que o impede de perceber como isso afeta as pessoas à sua volta.
Muitas vezes esse comportamento está ligado a uma necessidade de manipular ou intimidar o outro. Pode ser várias coisas este sintomas o Importante você está fazendo é RECONHECENDO esta atitude.
Skinner fala que nos somos o meio em que vivemos.

Mas diante disso sugiro procure uma psicoterapia que será extremamente favorável para sua questão.
Boa sorte!
Espero ter ajudado.

O melhor é você buscar ajuda de um terapeuta, ele irá avaliar a necessidade de acompanhamento e te ajudar neste processo.
Se não houver nenhum problema com audição, então minha sugestão é que você procure terapeuta especialista em trauma. Os tratamentos mais eficazes neste caso são: Brainspotting, Abordagem Integrada da Mente, EMDR, Experiência Somática. As sessões podem ser presenciais ou online.
Olá. A forma como nos expressamos vem de um aprendizado social, ou seja como seus pais ou cuidadores se comunicavam, como você precisou se fazer ouvir, como era isso na época da escola, com amigos, familiares... Então a forma como você se coloca hoje tem a ver com essa miscelânea de referências. Porém, assim como construímos nossa personalidade, também podemos modificá-la. Um exercício que você poderia fazer é gravar um vídeo ou áudio falando com alguém. A pessoa não precisa estar presente, mas imagine que você quer falar algo e ela não está entendendo, você precisa explicar mais. Tente se ouvir e perceber o que poderia ter de componente agressivo na sua fala. É uma dica, mas não necessariamente resolverá o problema. Se você quiser entender melhor como esse padrão foi moldado e talvez o que possa estar te incomodando de maneira sutil e fazendo sua fala soar dessa forma, recomendo que busque uma(um) psicóloga(o). Abraço!
Olá, eu concordo com os outros profissionais. Só está informação é muito pouco para entender esse comportamento e por isso se faz necessário um acompanhamento psicológico. Pode estar vinculado a muitas coisas, por exemplo a forma como você aprendeu a se comunicar, sua família, ou como ser ouvida. Além de como ouve os outros... e podem ter outras dimensões que só sentando e conversando poderíamos perceber. Essas que citei são especulações. Espero ter ajudado. Abraço.
Olá! Se este comportamento está te incomodando, talvez seja a hora de iniciar um acompanhamento psicológico. A psicoterapia pode auxiliar a auto observação e a compreensão do porque deste comportamento. De uma maneira geral, nossos comportamentos são eliciados por algum estimulo e mantidos por determinadas consequências e muitas vezes não percebemos esse processo, compreender as variáveis envolvidas é importante para uma mudança. Espero ter ajudado.
Tom de voz não precisa estar associado a uma conduta violenta, pois há pessoas sórdidas que destilam veneno sussurrando.
Mas isso pode ser ajustado na Terapia,te escutando falar.
Pode ser algumas hipóteses como por exemplo o convívio com pessoas que falam alto, brigando, como a família original ou talvez situações e conflitos mal resolvidos do passado que fazem você se expressar dessa forma. Seria necessário investigar melhor com maiores detalhes.
Bom dia, não saber se comunicar de forma tranquila as vezes depende da forma de como você está ou não esta sendo escutada seja agora como quando menor de idade ou pre adolescente, seria bem interessante para você descobrir a causa disso 'o que é que ti faz aumentar a voz? O que você quer afirmar de você que foi deixado de lado e que ti doeu. São tantas as possíveis causas que te fazem ter essa atitude, portanto se deixe ajudar de um/a psicologa com certeza encontrará respostas a essa sua pergunta. Espero ter ajudado um pouco.
Olá.
Tudo bem?
Além de todos esses pontos muito bem colocados pelos colegas, a forma como nos comunicamos, muitas vezes, pode ter a ver também com a forma como foram nossas relações mais próximas desde a infância... Ou seja, pessoas que convivem com outras pessoas que falam muito alto, em um ambiente "menos tranquilo" tendem a fazer o mesmo, às vezes, sem perceber.
Então oriento que você faça uma avaliação para identificar se isso é decorrente de questões fisiológicas, psicológicas ou sociais.
Busque por uma avaliação psicológica, nela você pode ser ouvida melhor e compreender o que realmente acontece na sua situação.
Olá! Concordo com a opinião dos colegas acima. Apenas gostaria de ressaltar que, há três formas de comunicação: agressiva, passiva e assertiva. A nossa personalidade e ambiente em que estamos inseridos irá contribuir para a forma de nos comunicar seja passivo ou agressivo. O passivo tende a ser aquela pessoa que aceita tudo, evita discutir, não defende seus direitos e opiniões, geralmente o tom de voz é baixo, quase sem uso do contato visual. O agressivo, como o próprio nome diz, se comunica com agressividade, impõe sua opinião e defende seus direitos, desrespeitando o outro, utilizando um tom de voz alto, mantendo contato visual, quase que intimidador. Já o assertivo é defende seus direitos e opiniões respeitando o outro, expressa seus sentimentos, controlando suas emoções, utiliza o tom de voz normal, mantendo contato visual sem causar intimidação, há muito respeito na relação interpessoal. Não nascemos assertivos, mas podemos aprender. Talvez o seu problema possa estar relacionado com a assertividade. O que acha?
Olá!!
A tomada de consciência é o 1º passo...
Então se você realmente se acha agressiva no falar e quer mudar isso nas suas relações, procure um profissional que você se identifique para juntos buscarem a forma que melhor se adeque a sua personalidade e caminhar junto a vc no seu processo de mudança.
Talvez tbm seja interessante procurar uma fonoaudióloga durante o processo psicoterápico, para te ajudar a modular o tom da sua voz, que sim pode ser mais alto, e acaba sendo mais uma questão que dificulta a modulação desse comportamento.
Boa sorte!
Abs,
Olá, talvez isso seja tão automático que não se torna consciente em você esse comportamento. Sugiro que você investigue na terapia se esse modo de se expressar pode estar relacionado a uma questão de humor, ou que você procure um médico e avalie a questão da audição.
Olá!
Me parece que você não percebe a forma como se expressa e está surpresa com o fato das pessoas lhe acharem agressiva. Talvez você não esteja consciente dos sentimentos que guarda e fique confusa com essa fala das pessoas que a cercam.
A psicoterapia pode lhe ajudar a ficar mais consciente de si mesma, a se compreender melhor e fazer as mudanças que considerar necessárias.
Espero tê-la ajudado!
Olá! Então... é necessário investigar melhor o seu quadro pois pode ser um comportamento apreendido. Pode ser direcionado a pessoas especificas ou até dias específicos. Você precisa do autoconhecimento para lidar com esta emoção. Terapia cognitiva comportamental é um caminho. Grande Abraço e fique bem.
Olá!

Esse comportamento de falar de forma agressiva pode significar muitas coisas, apenas na terapia é possível avaliar isso de forma mais profunda.

Independente do que isso significa, você não precisa continuar convivendo com essa característica se ela te incomoda. Dentro da psicoterapia, você pode encontrar recursos para melhorar essa habilidade de comunicação.

Se você acredita que isso te incomoda, busque ajuda profissional!

Espero ter ajudado!
A autoobservação é importante para que percebamos aquilo que causa incômodo ou é disfuncional em nós! Psicoterapia pode lhe auxiliar no manejo de situações como a relatada. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá! Temos algumas habilidades sociais que nos auxiliam a nos comunicar, a estabelecer e manter relacionamentos, enfim. Talvez seja importante que você se observe nesse sentido e veja o que, de fato, faz sentido para você. Caso necessite de auxílio, tente buscar ajuda psicológica também.