Sou alcoolista e por três anos seguidos bebi de maneira sistemática e frequente. Agora, em tratament

5 respostas
Sou alcoolista e por três anos seguidos bebi de maneira sistemática e frequente. Agora, em tratamento psiquiátrico, após um ano sem beber, percebo que os remédios para ansiedade e depressão nunca fizeram o efeito esperado sobre mim, no máximo me deixam apáticos. Além disso, adquiro tolerância a remédios tarja preta (Venvanse e Rivotril) muito rápido. Sofro de TAG e Fobia Social, os quais desencadeiam em mim TDAH e depressão. Essa tolerância aos remédios pode estar relacionada ao fato de eu ter acostumado meu organismo com o álcool por muito tempo?
Não necessariamente, alguns pacientes tem tolerância a algumas medicações, o ideal seria procurar não somente uma ajuda psiquiátrica como também de suma importância uma ajuda psicológica.. os remédios apenas sanam os sintomas já o tratamento com a psicoterapia faz com que vc entenda suas questões mais a fundo e tenha um conhecimento melhor de si e de seu funcionamento.

Não acredito que seja tolerância; podem ser questões ligadas a um metabolismo muito rápido, ou então uma dificuldade em encontrar o melhor " pacote" terapêutico" , o que realmente não é fácil. Suas patologias combinadas podem ser tão resistentes que talvez tenha que se pensar em armas terapêuticas diferentes das adotadas . Espero ter lhe ajudado
Olá! Não me parece ter uma correlação... O efeito do medicamento sob o organismo varia muito de pessoa para pessoa. Aos poucos seu médico irá fazendo ajustes para chegar ao melhor medicamento. Complementando a opinião da colega Luar Perez, ressalto a necessidade de agregar ao tratamento a psicoterapia para que possa conseguir superar e controlar seus comportamento, pensamentos e emoções, conseguindo superar a questão do vício e ansiedade de maneira mais saudável.
A tolerância às medicações não está relacionada ao consumo de álcool. Poderíamos pensar que, em alguma instância, pode estar relacionada com a forma como você lida com as substâncias.
É fundamental que possamos perceber o uso abusivo (quando afeta o organismo, mas também a vida social/familiar, laboral) de substâncias psicoativas de maneira ampla, sistêmica, pois ele tem relação com aspectos psicológicos, emocionais, relacionais, hereditários. Nesse sentido, o acompanhamento psicoterápico se faz indispensável.
Espero ter contribuído.
A ajuda medicamentosa é muito importante, mas sozinha ela nem sempre faz sentido.
Você não mencionou, mas pelo que entendi, em todos estes anos você não buscou a Psicoterapia. Falar sobre sua vida e sobre o que te incomoda pode ajudar os remédios a trazerem o alivio esperado e vice versa..

Sugiro que busque ajuda da Psicoterapia para chegar a entendimentos que os remédios não irão trazer...
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 120