Sou Diagnosticada coo TAB tipo ll e estou tomando a medicação Torval a praticamente 1 ano e no decorrer

4 respostas
Sou Diagnosticada coo TAB tipo ll e estou tomando a medicação Torval a praticamente 1 ano e no decorrer do tempo eu percebi alguns efeitos colaterais e sinto que está fazendo mal a minha saúde! Gostaria de saber se a longo prazo esse remédio pode trazer um efeito colateral sério. Obrigada
Ola , boa tarde , caso você esteja tendo alguns efeitos colaterais com esta medicação , o melhor seria conversar com seu psiquiatra para trocar seu estabilizador de humor , temos diversas outras opções , podendo achar uma opção que não tenha efeitos colaterais para você e controle as crises hipomaniacas e depressivas do TAB 2, grande abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!!
O efeito colateral é um probabilidade e por isso as supervisões e os ajustes quanto a medicação são importantes. De forma concomitante é necessário fazer acompanhamento psicológico. Informe o médico que prescreveu a medicação, que sintomas você vem percebendo e caso não esteja fazendo, faça acompanhamento psicológico.

Abraços!
A avaliação dos efeitos da medicação junto com o psiquiatra que lhe prescreveu é muito importante!

Além disso, entendo que a medicação tem um papel importante na eliminação de sintomas, ou seja, natural que aquilo que sentia quando em estado de depressão desapareça.

No entanto é importante para você perceber que a medicação por si só não elimina as causas do sofrimento, talvez por isso a sensação de não mais chorar, porém notar que as coisas de fato não foram resolvidas. Por este motivo a terapia é tão importante junto da medicação para o tratamento das causas que geram o sofrimento.

Abraços!
É uma situação complicada de avaliar com tão poucas informações e pela internet. É muito importante lembrar que transtorno bipolar sem uso de um estabilizador de humor é um risco grande para episódios maníacos e depressivos, sendo ambos perigosos. O que você deve fazer é ir até o seu psiquiatra e relatar os efeitos colaterais que está sentindo para que ele possa avaliar a situação, peça exames caso julgue necessário e te ofereça uma alternativa de tratamento de manutenção. Não deixe procurá-lo, é muito importante. Espero ter ajudado. Um abraço.

Especialistas

Barbara de Castro Telles Cesar Pestana

Barbara de Castro Telles Cesar Pestana

Psiquiatra, Médico de família

Jundiaí

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 895 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.