Sou gago desde os 4 anos e só recentemente fiz um exame que indicou que tenho distonia na laringe e

10 respostas
Sou gago desde os 4 anos e só recentemente fiz um exame que indicou que tenho distonia na laringe e que esta é a razão que faz minha fala bloquear. Nunca antes tinha ouvido falar nessa palavra ("distonia"). Nesse caso, ainda é possível ficar curado da gagueira? Estou com 17 anos hoje.
Se diante de um histórico médico e exames laringológicos e neurológicos especificos foi diagnósticado com DRL, é necessário também fazer exames para excluir qualquer outros fatores causadores de movimentos incomuns das pregas vocais. Até onde vai o meu conhecimento, ainda não existe tratamento com resultado satisfatório.

Olá! A distonia laringea ou disfonia espasmódica pode alterar sim sua produção vocal e comprometer sua comunicação, pois é o movimento involuntário de alguns musculos da laringe. Porém, geralmente o sintoma é de voz tensa, estrangulada ou tremula. Existem pesquisas que relatam o tratamento com toxina botulínica com sucesso, porém o sintoma volta a aparecer em aproximadamente 6 meses. Eu aconselho você a procurar um medico otorrino para se certificar desse tratamento e um fonoaudiólogo, para avaliar se outros fatores estão relacionados, como por exemplo, a tensão em musculatura orofacial. Um abraço e sucesso!!
So pra lembrar. Gagueira nao tem cura. Tem tratamento.
Concordo com a colega Priscila Arruda. Já tive um paciente com este diagnóstico e o tratamento fonoaudiológico oscilava muito conforme o estado emocional do paciente, que era um jovem de 22 anos, tenso e irritado. Ficava muito abalado com seu problema, tinha uma voz muito trêmula e entrecortada. Mais tarde resolveu fazer o tratamento com um otorrino para se beneficiar da toxina botulínica, mas os sintomas voltavam a aparecer após 6 meses.
Nesse caso que você apresentou o ideal é a procura por um otorrino, que irá indicar o tratamento concomitante a terapia fonoaudiológica. Para disfluência não há cura, porém, temos inúmeros casos em que a disfluência se tornou praticamente imperceptível.
Olá! segundo sua descrição parece que você apresenta gagueira e distonia laríngea, portanto, sugiro que procure um otorrinolaringologia para verificar o melhor tratamento para a distonia e também a realização de fonoterapia.
Gagueira não tem cura mas sim tratamento, no seu caso teria que fazer um tratamento específico voltado para gagueira e voz para diminuir a frequência dessa disfluência. Procure um fonoaudiólogo especialista na área.
Olá. Se você já está diagnosticado com distonia laríngea, consulte seu otorrinolaringologista e neurologista para verificar o melhor tratamento. A toxina botulínica associada à fonoterapia tem sido o tratamento de eleição.
Já para dizer se você tem gagueira associada, importante uma avaliação fonoaudiológica. Porém, acredito que possa ser apenas uma distorção de conceitos, pois a gagueira está relacionada a uma disfunção neurológica no processamento da produção da fala, bem diferente da situação da distonia laríngea. Essa, também neurológica, afeta o controle dos músculos diretamente na laringe.
Sobre a gagueira, não há comprovação de sua origem, nem da possibilidade de cura. Porém, com um acompanhamento fonoaudiológico, aprende-se a lidar com ela, podendo essa ser bastante amenizada.
Disfluência na fala tenho tido excelentes resultados com o tratamento de fonoaudiologia de forma holística, onde o paciente é visto e tratado como um todo. Procure um especialista da área de fonoaudiologia, após avaliação, receberá orientações adequadas.
Olá!
Sugiro uma avaliação com um fonoaudiólogo com experiência e formação em problemas de fluência da fala para o tratamento da gagueira.