Sou hipocondríaco! Queria saber uma dica para que eu me livrasse disso!
A hipocondria é um sintoma que pode ter diversas causas. Ele não é o problema de base, ou seja, usualmente ele é o sinal que indica que precisamos entender melhor algo do nosso funcionamento psíquico.

A necessidade de usar medicamentos, ou o temor de ficar doente sem uma causa objetiva podem ser respostas a outros temores que por algum motivo não estão acessíveis a nossa consciência.

Recomendo que marque uma entrevista com um psicólogo para avaliar junto com você as possibilidades de um tratamento.

Seria legal você fazer uma avaliação psicológica para obter dados concretos, ou seja, não ficar presa a questão da categorização e sim as questões geradoras de conflitos e isto você só consegue através de uma psicoterapia.
Boa sorte.

Hipocondríaco é uma doença séria e requer cuidados, a excessiva preocupação com doenças traz uma angústia constante, sem falar nas perdas sociais,...
A hipocondria está ligada à ansiedade e a Transtornos Obsessivo Compulsivos, qualquer sintoma simples, se torna uma doença grave .
As causas dessa doença pode ser: perda na infância, histórico de doença grave na família entre outros.
É uma doença tratável com acompanhamento Psicológico e Psiquiátrico.
Espero que tenha lhe ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari

Primeiro passo você já deu ao ter consciência que precisa de ajuda.
Segundo passo é você iniciar terapia para compreender seus pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Boa noite, a colega Vera explicou muito bem a necessidade de cuidar da hipocondria, ela é muito tácita nos acompanha silenciosamente e se não buscamos ajuda de um profissional é muito difícil que sozinhos se consegue superar esse estado. De certa maneira a necessidade de se precaver sempre faz com que nossa criatividade e vontade de viver se apagam, por isso são necessários estímulos externos para conseguir sair do estado de hipocondria e começar a ver a realidade com a ajuda de outro olhar e conseguir enxergar a vida com mais positividade e experimentar os prazeres que ela nos oferece. Boa caminhada!

Parabéns pela tomada de consciência, não é tão fácil se perceber assim.
Mas é uma doença que provoca um sofrimento muito grande e é extremamente necessário procurar ajuda profissional.
Procure um psicólogo.

Olá! A hipocondria pode ser um sintoma de ansiedade ou uma das formas de aparecimento do transtorno obsessivo compulsivo. Ela pode sim ser tratada com terapia, porém, diferente de um problema anatomo-fisiológico, o tratamento se dá com psicoterapia e vai consistir de uma investigação do seu momento atual de vida e teu histórico. A intenção disso é entender o que foi feito de você e que decisões você mesmo tomou e continua tomando, sem se dar conta, que resultam na manutenção do transtorno. Investigar os traumas, medos, afetos e projetos (conscientes e inconscientes) podem te ajudar a se reposicionar frente ao seu estado atual e melhorar do transtorno. Recomendo que busque um psicólogo.

Olá, o primeiro passo para se livrar da hipocondria voce já deu, que é sua conscientização que não quer mais isso para si, sabemos que sozinho é difícil, que tal pedir ajuda a um psicólogo para o ajudar nesse transtorno que está enfrentando? um Abraço
Fernando Cordeiro

Dra. Valeria Abatemarco
Dra. Valeria Abatemarco
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Uma avaliação psicológica é fundamental para ver o se é isso mesmo o ponto central, grau, causas, sintomas. Uma vez feita é importante que faça uma psicoterapia com o psicólogo e caso precisar, usar medicação com o psiquiatra. Estes são os profissionais mais adequados. Os dois!

 Kelly Fernandes
Kelly Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Santo André
Boa tarde! A "dica" que posso lhe ofertar neste primeiro momento é que inicie, assim que possível, uma análise pessoal individual, com uma Psicóloga (o), de sua livre escolha e confiança. Se no desenvolver da relação analítica, for percebido pela (o) profissional, a necessidade de um acompanhamento conjunto com médica (o) Psiquiatra, você será devidamente orientado.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.

 Paulo Renato Oliveira
Paulo Renato Oliveira
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Procure um Psicólogo Clínico e inicie um tratamento. A hipocondria revela muitas coisas: um medo incomensurável, excessivo, da morte, uma impossibilidade de lidar com variações mínimas do estado de equilíbrio, uma busca ansiosa por resultados de curtíssimo prazo e a qualquer preço. Isso de uma forma bastante resumida. Ela não é o que, em Psicanálise, chamamos a estrutura clínica de base, mas trás consigo uma série de riscos imediatos pelo uso muitas vezes descontrolado de medicação. A Psicoterapia vai trabalhar esses conteúdos ocultos que emergem sintomaticamente sob a forma da hipocondria.

Buscar um bom profissional de sua confiança para uma avaliação e tratamento é fundamental. Medos em excesso relacionados com o corpo e estao relacionados à ansiedade , podendo haver comorbidades. Tudo sera avaliado no começo da psicoterapia e também uma possível indicação para ser medicado , se for o seu caso.

Especialistas em Hipocondríase

Terezinha de Fátima Barreiro

Terezinha de Fátima Barreiro

Psicólogo

Cabo Frio

Maria Alice Algodoal do Prado

Maria Alice Algodoal do Prado

Psicólogo

São Paulo

Ivonete Nunes Martins

Ivonete Nunes Martins

Psicólogo

São Paulo

Ana Cláudia Magalhães Dutra

Ana Cláudia Magalhães Dutra

Psicólogo

Fortaleza

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Hipocondríase

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.