Sou hipocondríaco! Queria saber uma dica para que eu me livrasse disso!

24 respostas
Sou hipocondríaco! Queria saber uma dica para que eu me livrasse disso!
A hipocondria é um sintoma que pode ter diversas causas. Ele não é o problema de base, ou seja, usualmente ele é o sinal que indica que precisamos entender melhor algo do nosso funcionamento psíquico.

A necessidade de usar medicamentos, ou o temor de ficar doente sem uma causa objetiva podem ser respostas a outros temores que por algum motivo não estão acessíveis a nossa consciência.

Recomendo que marque uma entrevista com um psicólogo para avaliar junto com você as possibilidades de um tratamento.

Seria legal você fazer uma avaliação psicológica para obter dados concretos, ou seja, não ficar presa a questão da categorização e sim as questões geradoras de conflitos e isto você só consegue através de uma psicoterapia.
Boa sorte.
Hipocondríaco é uma doença séria e requer cuidados, a excessiva preocupação com doenças traz uma angústia constante, sem falar nas perdas sociais,...
A hipocondria está ligada à ansiedade e a Transtornos Obsessivo Compulsivos, qualquer sintoma simples, se torna uma doença grave .
As causas dessa doença pode ser: perda na infância, histórico de doença grave na família entre outros.
É uma doença tratável com acompanhamento Psicológico e Psiquiátrico.
Espero que tenha lhe ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Primeiro passo você já deu ao ter consciência que precisa de ajuda.
Segundo passo é você iniciar terapia para compreender seus pensamentos, sentimentos e comportamentos.
Boa noite, a colega Vera explicou muito bem a necessidade de cuidar da hipocondria, ela é muito tácita nos acompanha silenciosamente e se não buscamos ajuda de um profissional é muito difícil que sozinhos se consegue superar esse estado. De certa maneira a necessidade de se precaver sempre faz com que nossa criatividade e vontade de viver se apagam, por isso são necessários estímulos externos para conseguir sair do estado de hipocondria e começar a ver a realidade com a ajuda de outro olhar e conseguir enxergar a vida com mais positividade e experimentar os prazeres que ela nos oferece. Boa caminhada!
Parabéns pela tomada de consciência, não é tão fácil se perceber assim.
Mas é uma doença que provoca um sofrimento muito grande e é extremamente necessário procurar ajuda profissional.
Procure um psicólogo.
Olá! A hipocondria pode ser um sintoma de ansiedade ou uma das formas de aparecimento do transtorno obsessivo compulsivo. Ela pode sim ser tratada com terapia, porém, diferente de um problema anatomo-fisiológico, o tratamento se dá com psicoterapia e vai consistir de uma investigação do seu momento atual de vida e teu histórico. A intenção disso é entender o que foi feito de você e que decisões você mesmo tomou e continua tomando, sem se dar conta, que resultam na manutenção do transtorno. Investigar os traumas, medos, afetos e projetos (conscientes e inconscientes) podem te ajudar a se reposicionar frente ao seu estado atual e melhorar do transtorno. Recomendo que busque um psicólogo.
Olá, o primeiro passo para se livrar da hipocondria voce já deu, que é sua conscientização que não quer mais isso para si, sabemos que sozinho é difícil, que tal pedir ajuda a um psicólogo para o ajudar nesse transtorno que está enfrentando? um Abraço
Fernando Cordeiro
Uma avaliação psicológica é fundamental para ver o se é isso mesmo o ponto central, grau, causas, sintomas. Uma vez feita é importante que faça uma psicoterapia com o psicólogo e caso precisar, usar medicação com o psiquiatra. Estes são os profissionais mais adequados. Os dois!
Boa tarde! A "dica" que posso lhe ofertar neste primeiro momento é que inicie, assim que possível, uma análise pessoal individual, com uma Psicóloga (o), de sua livre escolha e confiança. Se no desenvolver da relação analítica, for percebido pela (o) profissional, a necessidade de um acompanhamento conjunto com médica (o) Psiquiatra, você será devidamente orientado.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Buscar um bom profissional de sua confiança para uma avaliação e tratamento é fundamental. Medos em excesso relacionados com o corpo e estao relacionados à ansiedade , podendo haver comorbidades. Tudo sera avaliado no começo da psicoterapia e também uma possível indicação para ser medicado , se for o seu caso.
Bom Dia, o ideal seria busca ajuda profissional tanto de psicólogos quanto de psiquiatras se houver traços de ansiedade envolvido. Um bom profissional irá te orientar como proceder e fazer terapia faz parte do processo.
Se cuide.
Boa tarde, o mais importante é que você se reconhece com este problema, já é um grande passo, seria muito apropriado procurar uma ajuda com psicologo, para que pudesse entender os fatores que te levam a esse processo e conhecimento é tudo, sabendo o que te leva ao problema poderá ir trabalhando junto na terapia
Boa sorte
Olá boa noite. Como você já se conscientizou que é uma coisa muito importante, o ideal é fazer psicoterapia para eliminar esse comportamento altamente nocivo. Espero ter te ajudado. Grande Abraço.
Infelizmente, é possível que você se livre desta condição mas acabe por adotar outros meios similares no âmbito psicológico. Com o tempo pode apresentar isso, por este motivo é importante buscar auxílio profissional de um psicológo
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 50
Olá, é necessário fazer psicoterapia, rever seus comportamentos e se apropriar deles, o primeiro passo já foi dado, vc reconhece q tem o problema, e nas sessões conseguirá lidar e melhorar este comportamento.
Acredito que dica não resolverá o problema da hipocondria, uma vez que você já deve ter tentado várias coisas, sugiro que faça uma avaliação com o psicólogo e psicoterapia para que um tratamento possa ser mais efetivo. Obrigada!
Olá. Você precisa de ajuda para saber lidar com isso. Procure um psicólogo para fazer terapia. Com certeza te ajudará bastante. Atenciosamente.
Olá, sugiro procurar um psicólogo para te apoiar e ajudar na busca das respostas que precisa. Frequentemente, para casos assim, o tratamento em conjunto com um Psiquiatra também é uma conduta adotada. A hipocondria é um sintoma geralmente acompanhado de ansiedade, estresse e medo. Pode estar ligado a acontecimentos na infância, históricos de doenças graves na família ou com a própria pessoa, etc. Rapidamente analisando remete ao T.O.C (transtorno obsessivo compulsivo) porém precisa ser melhor investigado. Impacta nas interações sociais, familiares, profissionais, etc. mas se tratado devolve a saúde e a qualidade de vida do paciente.
Olá! Muitas podem ser as causas que fazem com que a pessoa desenvolva esta patologia. As principais delas são: perda na infância, histórico de doenças graves na família e pais pouco afetivos. Busque acompanhamento psicológico para melhor tratar. Estou a disposição.
Olá, uma boa forma de lidar com isso é falar sobre isso em sessões de psicoterapia psicanalítica e descobrir o que envolve esse sintoma e tudo que nele circunda. Estou disponível para conversar sobre as sessões!
A dica é trabalhar seu autoconhecimento para entender melhor seu funcionamento e então poder construir estratégias eficazes para lidar com a hipocondria. Abraço
Compreendo que lidar com a hipocondria pode ser desafiador. Uma abordagem útil pode ser buscar a orientação de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Eles podem ajudar a explorar as raízes dessas preocupações e fornecer estratégias para gerenciá-las de maneira mais saudável. Além disso, práticas como a meditação e o exercício físico podem contribuir para o bem-estar emocional. Lembre-se de que a chave é buscar suporte adequado e desenvolver habilidades para enfrentar a ansiedade. Estou a disposição para te ajudar nessa questão.
Olá!. Sugiro em procurar um psicólogo para que juntos possam compreender melhor como esse transtorno está presente em sua vida e juntos construírem maneiras e formas para que você possa viver de maneira saudável.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 70