TAG E SINDROME DO PÂNICO TEM CURA QUAIS PRIIMEIROS PASSOS ?

3 respostas

TAG e Sindrome do Panico tem cura?
O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e o transtorno de pânico, frequentemente podem ser completamente controlados com medicação, algumas psicoterapias ou a combinação de ambas. Mas, dificilmente tem cura, no sentido de o tratamento poder ser suspenso e a pessoa jamais ter novas recaídas. Assim, grande parte das pessoas precisa passa por tratamentos repetidos ou fazer tratamento contínuo.

Os Transtornos Psiquiátricos têm origem multifatorial. Diante disso, não há uma doença para ser curada e sim, vários aspectos a serem contemplados. Nessa linha há tratamento e controle dos sintomas. Não somente com medicamentos, mas também com terapia e mudança dos hábitos de vida.
O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e Trantorno de Pânico (TP) são algumas das nuances do Transtornos Ansiosos. Estes quadros envolvem uma vulnerabilidade biológica (Relacionada principalmente a carga genética) + fatores ambientais. Dessa forma, o tratamento envolve psicoterapia, medicação e um cuidado com os fatores estressores na rotina.
Os episódios de sintomas ansiosos e as crises de pânico podem ser bem controlados com a medicação, a ponto de ter uma remissão completa. Entretanto, o mais importante é a pessoa entender que para melhorar e evitar novos episódios desse quadro faz-se necessário um trabalho complexo de tratamento e busca de maior qualidade de vida. Uma área do conhecimento que vem se destacando é a Mudança do Estilo de Vida (MEV), pois hoje sabe-se que manter hábitos de vida saudáveis ajudam muito na prevenção e tratamento de quadros ansiosos.
Sugiro que seja realizada uma consulta com psiquiatra para uma investigação diagnóstica e esclarecimentos sobre o quadro, trazendo segurança ao paciente e familiares. Lembrar que a informação e o autoconhecimento podem ajudar a lidar com esta situação e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.
Te convidamos para uma consulta: - R$ 350