Tem algum problema eu fazer o uso do aparelho sem remover as caries? Causa algum tipo de lesão ?

6 respostas
Tem algum problema eu fazer o uso do aparelho sem remover as caries? Causa algum tipo de lesão ?
Não causa lesão, mas com o uso do aparelho dentário é comum maior acúmulo de placa bacteriana, e com isso o surgimento de mais cáries e a progressão das já existentes. Quando temos uma cárie ativa em um dente, os outros já estão em maior risco de iniciarem uma cárie também. Ou seja, você está aumentando mais ainda o risco de ter novas cáries ou piorar bastante as que você já tem. Além disso, com o aparelho fixo montado sobre os dentes é muito mais difícil para o dentista fazer as restauraçôes corretamente, e ás vezes necessita desmontar o aparelho. Portanto o mais lógico é tratar as cáries e problemas gengivais antes de colocar o aparelho.

É importante ressaltar que a cárie é uma doença em primeiro lugar e dependente de 3 fatores fundamentais: dieta, higiene, microorganismos (bactérias). Portanto, se você já possui o diagnóstico de cárie, significa que você mesmo sem o aparelho já é vítima destes fatores, isto significa que jamais deveria se submeter a instalação de uma aparelhagem fixa sem antes tratar adequadamente da cárie, que não se resume em apenas restaurar os dentes cariados, mas também reeducar os hábitos alimentares e de higiene bucal.
É muito importante realizar a remoção das cáries e a restauração dos dentes antes do início do uso do aparelho,pois as lesões cariosas podem progredir atingindo a polpa dental .Resultando em necessidade de tratamento de canal., paciente pode sentir dor és.
É muito importante que você esteja com a saúde bucal em dia quando for ao Ortodontista colocar o seu aparelho ortodôntico. Antes de iniciar o tratamento com a colocação do aparelho, marque uma consulta com seu Dentista (Clínico Geral), e solicite uma avaliação prévia e tratamento de todas as possíveis lesões de cáries existentes, bem como inflamações gengivais, que poderão ser controladas por meio de profilaxia e raspagem de cálculos (tártaro).
Por fim capriche na higienização bucal, troque sua escova de dentes com frequência, e não abra mão do uso do fio dental. Mantendo todos esses cuidados certamente seu tratamento ortodôntico será um sucesso. E em caso de dúvidas procure o seu Dentista!
Vc pode fazer concomitantemente a remoção das cáries e o tratamento ortodôntico . Só não pode esperar muito pois a cárie cresce prejudicando e podendo ocasionar canal. A limitação neste começo será a não colagem das peças ortodônticas nas superfícies q tenham cárie . Abraço
O ideal para se iniciar um tratamento ortodôntico é primeiro fazer um exame clínico para detecção e tratamento das cáries. O aparelho, principalmente o fixo, dificulta a higienização favorecendo a instalação de cáries se a escovação for deficitária; além de agravar as já existentes podendo causar dor. Após tratar as cáries existentes é aconselhável, antes da instalação do aparelho, fazer uma profilaxia ("limpeza") e aplicação de flúor.