Tem como fazer avaliação neuropsicologica em uma criança de 2 anos e 7 meses que não fala?

22 respostas

Tem como fazer avaliação neuropsicologica em uma criança de 2 anos e 7 meses que não fala?
A Neuropsicóloga oferece ferramentas precisas e adequadas para qualquer idade. O teste SON R será para está idade e outros para investigar as funções cognitivas.
Atenciosamente!

Olá! É possível sim! O Teste SON r pode ser aplicado a partir de 2 anos e meio e avalia a habilidade cognitiva geral da criança. Através dele, conseguimos saber como a criança resolve problemas que requerem raciocínio espacial, de forma abstrata e também concreta. É muito utilizado para crianças com necessidades especiais na linguagem, comunicação ou fala. Além deste instrumento valioso, há outros que avaliam outras áreas e escalas a serem preenchidas pelos pais que colaboram no diagnóstico.
É possível fazer avaliação neuropsicológica para crianças com esta idade com base em técnicas e instrumentos fundamentados em observação e anamnese familiar. Lembro sempre que o trabalho multidisciplinar agrega muito nesses casos, como neurologista, fonoaudiologo e psicopedagogo.
Além do SON-R citado por colegas, que é um teste não verbal, existem inventários e escalas a serem aplicados. A anamnese, entrevista que é feita com pais e/ou cuidadores é de fundamental importância. Alguns profissionais vão até a residência e/ou escolar e checam também o funcionamento da criança em situações do dia a dia, respaldados por escalas de desenvolvimento infantil. Lembrando que quanto mais cedo for feita a avaliação e intervenção, melhor para a criança. Quaisquer dúvida, estou à disposição. Creuza
Olá, é possível realizar avaliações neuropsicológicas em crianças nessa faixa etária. A avaliação vai auxiliar na possível dificuldade cognitiva ou comportamental, podendo ajudar no diagnóstico e tratamento precoce.
É importante que também sejam analisados os padrões familiares e o contexto na qual a criança encontra-se inserida.
Olá, sim é possível realizar uma avaliação neuropsicológica com está idade. Obrigada.
Olá. Uma Avaliação Neuropsicológica compreende a aplicação de instrumentos de avaliação cognitiva, avaliação psicológica, observaçoes e intrevistas. É uma ferramenta complementar em uma avaliação neurológica que ocorre a partir de ações de diferentes profissionais junto a neurologista, entre estes, por exemplo a fonoaudióloga, a fisiátra, neuropsicóloga. Uma profissional neuropsicóloga a partir da realização do atendimento e breve acompanhamento da criança e familiar responsável (anamnese) poderá identificar a melhor forma para a realização da Avaliação Neuropsicológica. Uma profissional neuropsicológa pode orientar e acompanhar a família. Existem instrumentos para realizar Avaliação Neuropsicológica para a faixa etária referida, porém, cada criança é unica é como tal deve ser avaliada.
Estou ao seu dispor.
Abraço.
É possível realizar a avaliação, no entanto, por mais que exista um padrão para o desenvolvimento infantil conforme a idade, nós não podemos perder de vista que cada criança apresenta um ritmo particular de desenvolvimento e evolução. Por exemplo, existem crianças que não falam nem uma palavra até os 3 anos de idade, contudo, quando começam a falar, desandam a falar tudo. Isto aconteceu com o filho de uma paciente. Este modelo revela a personalidade da criança: trata-se de uma pessoa que demora para apreender, mas ao se sentir segura domina a situação. Por isso, não se apegue demasiado aos redultados desta avaliação, e sugiro que refaça a avaliação aos seis anos. Mesmo assim, seu filho ao receber mais dedicação e compreensão poderá se desenvolver surpreendentemente,
Um abraço,
Léa
Sim, é possível fazer uma Avaliação Neuropsicológica em crianças com 2 anos e sete meses que não fala.
É fundamental uma anamnese neuropsicológica e a observação clinica que é soberana diante dos instrumentos utilizados.
Nesse caso os instrumentos utilizados são os não verbais que conseguem apresentar um ótimo resultado que serão utilizados de acordo com a idade da criança.
A avaliação torna possível os tratamentos de intervenção precoce de acordo com o resultado apresentado. Ela também avalia altas habilidades.
Muitas crianças recebem diagnóstico precoce de Transtorno do espectro autista sendo avaliadas nessa idade, sendo de suma importância tratamento com Análise do comportamento aplicada (ABA) posteriormente.
Não subestime a capacidade da criança ou do profissional. Há como realizar tais avaliações.
Se por dúvida quiser, marque um atendimento com o profissional para conhecer suas capacitações e formas de atuação.

Eu venho avaliando crianças de varias idades de forma lúdica com sucesso.
Existem testes neuropsicológicos validados para avaliar crianças á partir de 2 anos e meio de idade. Porém o trabalho de avaliação neuropsicológica para esta idade vai além dos testes, levando em consideração uma série de fatores comportamentais da criança e ainda da família. Normalmente quando o médico solicita uma avaliação neuropsicológica para a criança ele deve ter percebido em seu exame clínico alguma possível disfunção no desenvolvimento normal da criança e com a avaliação procura confirmar ou não esta suspeita médica. A avaliação neuropsicológica aponta os possíveis tratamentos médicos e terapêuticos para a reabilitação da criança a fim de que ela atinja o melhor do seu potencial de desenvolvimento.
Sim é possive! Também é muito importante que inicie os estímulos com um terapeuta. O psicopedagogo saberá trabalhar com foco na aprendizagem estimulando a fala e a interação da criança.
Depende do caso. Existem criancas que basta uma observacao ludica e Anamnese com os Pais para ter alguns esclarecimentos. Quando necessario o pediatra encaminha para complementar com uma avaliacao neurologica.
Olá! Por que busca uma avaliação neuropsicólogica? Talvez procurar uma psicóloga infantil de confiança possa ajudar a conhecê-la por meio da brincadeira e saber se há necessidade ou não de encaminhamento posterior para neuro.
Olá, é possível fazer uma avaliação neuropsicológica com esta idade, sim. Além da avaliação o profissional vai poder te orientar e fazer o acompanhamento, caso necessário. Abraço!
Sim. A ciência esta ai para responder todas as questões independente da idade. Você pode procurar um profissional qualificado que ele irá lhe ajudar.
Sim, é possível realizar uma Avaliação Neuropsicológica numa criança dessa idade. O profissional tem ferramentas adequadas para o procedimento.
Assim como é possível, importante considerar o nível de ansiedade dos pais e familiares acerca desta situação, bem como o "tempo", o ritmo de desenvolvimento da criança. Perceber o quanto a expectativa do desenvolvimento da criança estar dentro dos padrões aceitos socialmente impacta nos pais e pode ser fator estressante e piorar o quadro. Provavelmente o pediatra poderá orientar a família com mais precisão.
Sim, até em bebês. Mas tem que procurar um especialista que trabalhe com crianças pequenas, o que nem sempre é muito facil encontrar.
Sim. A neuropsicologia tem instrumentos que ajudam na avaliação desde bebes até idosos.
Tem sim, procure um neuropsicólogo.