Tenho 17 anos e faço tratamento com remédio e supositorio há uns meses para retocolite que foi acusada

3 respostas
Tenho 17 anos e faço tratamento com remédio e supositorio há uns meses para retocolite que foi acusada na biopsia da colonoscopia, porem não vejo tanta melhora.Seria o caso de fazer outro exame ou algo para se preocupar? teria outra alternativa?
Dr. Dionisio Avanza de Azevedo
Endoscopista
Vila Velha
O tratamento da retocolite é complexo e necessita de um acompanhamento de perto com o médico. Em caso onde não existe melhora com os medicamento tradicionais existe a possibilidade de usar uma medicação injetável chamada de biológicos

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Fabio Luiz Maximiano
Gastroenterologista
Santo André
Olá, para a retocolite há uma série de tratamentos disponíveis atualmente sendo os comprimidos e supositórios apenas uma opção. Também existem os imunossupressores e os biológicos. O que vai definir qual o melhor tratamento é a localização, extensão, gravidade entre outros fatores. Além da resposta do paciente ao tratamento atual. Procure um gastroenterologista com experiência em doenças inflamatórias que ele certamente poderá lhe ajudar.
Dr. José Eugênio Rios Ricci Jr.
Endoscopista, Gastroenterologista
Juiz de Fora
Olá. A Retocolite ulcerativa é um tipo de doença inflamatória intestinal em que há acometimento do intestino grosso. Normalmente há uma preferência em envolvimento do reto, e dependendo da gravidade, vai se tornando mais extensa podendo atingir até o cólon ascendente/ ceco (cólon direito). O tratamento clássico envolve o uso de medicamentos derivados do 5-ASA (acido 5-aminossalicílico), como a mesalazina (supositório e/ou comprimido). Contudo, quando não há melhora satisfatória dos sintomas alguns fatores deverão ser avaliados: atividade da doença (provas inflamatórias positivas em exames sangue/ fezes, tipo de sintomas etc) e/ou existem outras doenças associadas (síndrome do intestino irritável, muito comum; infecção por clostridium difficile, citomegalovírus, bactéria/ vírus oportunista etc). Caso a doença encontra-se ativa, se a dose da mesalazina estiver baixa, poderá ser considerado seu ajuste ou mudança pra outras classes de drogas, como os imunossupressores ou biológicos

Especialistas

Caroline Caputo

Caroline Caputo

Gastroenterologista

Ubá

Bárbara Casagrande

Bárbara Casagrande

Pediatra

Ribeirão Preto

Camilla de Almeida Martins

Camilla de Almeida Martins

Gastroenterologista, Internista

São Paulo

Ingrid Chaves

Ingrid Chaves

Gastroenterologista

Brasília

Luiz Fernando Pitangui de Oliveira

Luiz Fernando Pitangui de Oliveira

Gastroenterologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 84 perguntas sobre Retocolite ulcerativa
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.