Tenho 17 anos e sou uma menina, na pré adolescência os comportamentos que dizem respeito à síndrome

22 respostas
Tenho 17 anos e sou uma menina, na pré adolescência os comportamentos que dizem respeito à síndrome de Asperger se tornaram mais evidentes em mim, fui a dois psicólogos em certo intervalo de tempo e ambos mostraram opiniões divergentes entre si. O diagnóstico em meninas é realmente mais difícil? E ainda tem o fato de ser tardio, tem algum profissional ou especialização especial para casos como esse?
Sugiro que consulte num neurologista para te ajudar nesta dúvida.
Esper passar pandemia para consulta.
SE CUIDE CONTINUE EM CASA
Abraço
Dr Rubens Cat

Olá. O diagnóstico é multidisciplinar e precisa ser baseado em um tempo mínimo de acompanhamento e intervenções. Sugiro a procura por uma avaliação neuropsicológica, realizada por psicólogos com essa especialização para, posteriormente, esse relatório ser encaminhado para outras especialidades. Essa avaliação é bem completa e, se feita por um bom profissional, pode direcionar tanto o seu tratamento posterior como fazer correlações das queixas apresentadas com funções cognitivas, humor e personalidade. Me coloco a disposição para maiores esclarecimentos. Boa sorte!
Procure um neuropsicólogo somente um profissional com esta especialidade pode ser assertivo com suas questões ligadas à ser uma pessoa asperger .
Ola, é necessário procurar um neuropsicólogo e especialista em ABA, estou a disposição.
Você precisa de avaliação profissional.
Procure um psicólogo para a referida avaliação.
Boa sorte
É necessário consultar um neuropsicólogo ,ele pode lhe dar um diagnóstico correto e indicar como seguir com uma terapia , para ajudar no manejo das emoções !
Boa noite, em base a minha experiencia, com uma pré-adolescente e um adolescente posso sugerir que consulte um psiquiatra infantil para ter um diagnostico adequado ao teu caso, é muito importante o diagnostico. Depois pode procurar um neuropsicólogo/a ou psicologa que possa te acompanhar no processo terapêutico. Entretanto sugiro de controlar o tempo que vc passa no computador, tablet ou celular, a concentração por horas nesses aparelhos podem acentuar o problema ou até far-lo surgir. Se distraia, faça atividades praticas que usam outra capacidades físicas ou criativas, saia do isolamento que os aparelhos eletrônicos nos colocam, aprenda atividades manuais, se divirta, amplia a visão da vida, usa a criatividade!!!
Qualquer diagnóstico na adolescência é bastante delicado e é comum que haja divergências entre psicólogos. Pode não ser o erro de um ou acerto de outro, mas sim visões diferentes.
Para além de um profissional que te diagnostique, busque um profissional que te ajude a lidar com seu sofrimento e te veja enquanto um sujeito singular, que vai além de comportamentos da síndrome de Asperger.
Olá. O diagnóstico de qualquer transtorno psiquiátrico, é feito com cautela, cuidado e com tempo. Ainda que identifique-se com a síndrome, somente com acompanhamento adequado e por diferentes profissionais é possível chegar a alguma conclusão do quadro clínico. É importante consultar um neurologista especializado e também realizar consulta com um psicólogo que tenha experiência clínica para iniciar avaliação. Como especialista clínica em neurologia e psiquiatria infantil, sugiro que possa levar suas dúvidas e sintomas para um profissional antes de tirar conclusões precipitadas a respeito do que observa.
Olá! Na IPUSP( Instituto de psicologia da USP) existe um centro voltado somente para estudo e tratamento das Síndromes relacionadas ao espectro do autismo e o Asperger está dentro do espectro. Procure pelo CAIS ( centro para o autismo e inclusão social) A coordenadora do projeto é referência internacional e especialista no método ABA. Melhor procurar profissionais que estudam sobre o tema, pois o diagnóstico é bem específico dentro da área do comportamento.
Espero ter ajudado!
Boa sorte!!
Abs.
Procure uma Avaliação Neuropsicologo. Tente não ficar nervosa ouvindo curiosos. Procure profissionais.

Espero ter ajudado.
A síndrome de Asperger está dentro do espectro de TEA e realmente o diagnóstico é difícil, já que os sintomas que indicam o seu diagnóstico podem variar bastante. Para o seu diagnóstico é recomendado uma avaliação neuropsicológica e a avaliação de um médico especialista. Podem haver diferenças entre o diagnóstico de meninos e meninas por uma questão cultural de comportamento de genêro. E realmente mais meninos são encaminhados para avaliação diagnóstica de Sindrome de Asperger, numa proporção aproximada de 4:1. Espero ter ajudado :)
Olá! O diagnóstico de Asperger deve ser feito por equipe multiprofissional, contudo, tão importante quanto o seu diagnóstico é a forma como você aprende a lidar com os seus comportamentos, pensamentos e emoções. Para tanto, sugiro que você procure uma/o psicóloga/o clínica/o para ajudar você nesse processo. Fico à disposição. Abraço! Esther Araújo
Olá, o diagnóstico de especialistas na área é importante para descartar e/ou identificar as questões de ordem física. Porém, como cada pessoa é uma combinação única, este deve servir como referência e para que você busque caminhos que a permitam lidar e conviver com as mudanças e limites que são necessárias para ter uma vida de qualidade. O diagnóstico deve ser um início e não deve ser um rótulo que a impeça de buscar todas as ações que a façam melhorar a sua qualidade de vida.
Pessoas com diagnóstico iguais tem reações, níveis de comprometimento e respostas totalmente diferentes e únicos. A análise é uma maneira de lidar com a vida, em todos os aspectos.
A resposta da colega psicóloga Wanda Sálvia é muito interessante para o seu processo.
Para você saber se tem Síndrome de Asperger que é do espectro autista, o primeiro caminho que sugiro é um médico geneticista, ele fará exames que identificam se você tem essa patologia e a partir daí se for comprovado você precisará de um atendimento especializado multidisciplinar.
A avaliação neuropsicológica é o caminho mais assertivo, o objetivo dela é investigar com profundidade as funções cognitivas e práxicas do paciente buscando elucidar os distúrbios de atenção, memória, sensopercepção, entre outros . O bom profissional realizará uma bateria de testes psicológicos em no mínimo 4 sessões para investigar e elucidar o seu diagnóstico. Você também pode procurar um Neurologista...
Não é um diagnóstico simples ,precisa ser feito por uma equipe multiprofissional. É imprescindível procurar um neuropsicologia, É um neurologista.
O diagnóstico de autismo no sexo feminino é menos frequente. Recomendo uma avaliação com um Pedopsiquiatra (Psiquiatra da Infância e Adolescência).
Boa tarde, o autismo é um transtorno com ampla possibilidade sintomática. Sendo assim cada pessoa com este transtorno o apresenta de forma única, por isso, muitas vezes pessoas com autismo leve não recebem o devido diagnóstico. É difícil encontrar profissionais com a capacitação e olhar adequados para tal tarefa. O autismo em mulheres complica ainda mais essa equação, visto que em alguns estudos há evidencia de que elas conseguem mascarar os sintomas com mais exito. E por fim o maior complicador de todos, o disgnóstico tardio. Há uma crença na ideia de que o autismo impede vida autônoma e independente, então, muitas vezes quando chega no consultório um adulto com queixas deste tipo os profissionais descartam a hipótese diagnóstica. No entanto, a ausência de diagnóstico tira do paciente o acesso a diversos direitos que facilitariam sua vida e lhe promoveriam aumento de qualidade de vida. Consulte-se apenas com profissionais extremamente qualificados. Me coloco a disposição para lhe ajudar a superar as dificuldades ligadas ao transtorno.
O diagnóstico de Asperger é multiprofissional é importante procurar um neuropeditra. Quanto a psicologo busque um que seja especializado em neuropsicologia. Ele fará uma avaliação completa através de testes e escalas, onde suas potencialidades e dificuldades poderão ser observadas e também confirmar essa hipótese. Daí poderá direcionar o tratamento, caso se trate realmente de Asperger é necessário um treino de habilidades sociais para dificuldades de interação, se uma terapia ocupacional no caso de dificuldades com a rotina ou motricidade fina, uma fonoaudiologa caso tenha alteração de linguagem, uma psicomotricista se tiver dificuldade de coordenação motora ou psicoterapia ou reabilitação neuropsicológica. O diagnóstico em meninas é realmente mais difícil. Existe muito menos literatura e as meninas manifestam a dificuldade de modo diferente. As meninas também tem mais facilidade em observar e imitar os comportamentos sociais esperados e muitas vezes passam por tímidas e retraídas.
Em meninas o Asperger e o TEA em geral costuma se manifestar de maneiras diferentes da que os meninos tem. O ideal é buscar a avaliação de um psiquiatra ou um neuropsicólogo, para fazer uma pesquisa completa e te dar ou não o diagnóstico. Mais importante do que o diagnóstico em si é trabalhar as habilidades nas quais você tem dificuldade para que tenha uma qualidade de vida mais agradável.
Sim, o diagnóstico da Síndrome de Asperger em meninas é mais difícil, pois os sintomas são mais sutis e menos óbvios. Além disso, os sintomas podem variar de acordo com a idade e o contexto. Por isso, é importante procurar um profissional especializado para avaliar o caso.

Existem profissionais especializados em transtornos do espectro autista, como psicólogos, psiquiatras e terapeutas ocupacionais. Eles podem ajudar a identificar os sintomas e ajudar a trabalhar neles.

A psicanálise pode ajudar a entender melhor os sentimentos e as emoções que estão associadas à síndrome de Asperger. Ela pode ajudar a compreender melhor como as experiências passadas