Tenho 19 anos e desde pequena percebo que o meu aprendizado é lento. Apesar de estudar muito, as minhas

7 respostas
Tenho 19 anos e desde pequena percebo que o meu aprendizado é lento. Apesar de estudar muito, as minhas notas nunca foram boas, além disso tenho muita dificuldade de concentração. Não tenho hiperatividade mas minha memória é péssima. É déficit de atenção? Que profissionais poderiam me ajudar? Neuro?
Você deve passar em uma consulta com um psiquiatra que vai avalia-lo e eventualmente encaminhar para a realização de exames, incluindo uma bateria neuropsicológica se necessário.

Uma ferramenta importante para auxílio diagnóstico é a avaliação neuropsicológica, a qual tem como objetivo oferecer ao médico neurologista/psiquiatra dados sobre o seu funcionamento cognitivo e emocional.
O profissional que você deve procurar é o médico psiquiatra, sim. O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade pode ter pólos, ou ser misto. No seu caso, me parece que você tem o polo "déficit de atenção" proeminente, desde menor. Há tratamento e melhoramento substancial de seus sintomas. Procure o especialista.
Consulta psiquiátrica e avaliação neuropsicológica. Podem ser vários as alterações cognitivas, além da atenção. Até mesmo dificuldades emocionais, auto estima, etc podem causar dificuldades na aprendizagem. O Diagnóstico diferencial é o primeiro passo.
Te aconselho a procurar um neurologista para que o mesmo possa te avaliar, sendo necessário a intervenção de outros profissionais, o próprio neuro te encaminhará. Tudo vai depender do diagnóstico. Abraços!
Boa tarde! De forma bastante generalista, podemos pensar que cada pessoa tem uma forma / tempo particular de desenvolvimento, seja qual for. É importante a compreensão de que, para entender o seu caso (de forma particular), é preciso passar por uma análise pessoal. Sugiro acompanhamento analítico com Psicóloga (o) de sua escolha e confiança. Espero ter podido auxiliar. À disposição
Eu recomendo que realize exames neuropsicológicos para avaliar as funções cognitivas como atenção, memória, linguagem, raciocínio lógico entre outras. Em geral, precisa de um encaminhamento médico (neurologista ou psiquiatra). Esses exames não estão contemplados ainda no rol de procedimentos da ANS para convênios de planos de saude.