Tenho 21 anos e sempre tive facilidade com aprendizado, me considerando acima da média. Entretanto,

7 respostas
Tenho 21 anos e sempre tive facilidade com aprendizado, me considerando acima da média.
Entretanto, desde que comecei a estagiar, percebo um declínio na minha capacidade intelectual: grave dificuldade com memória, problemas de concentração, etc.
Devo procurar um psiquiatra ou um neurologista?
Olá! Queixas de declínio cognitivo, perda de memória, difculdade de concentração devem ser avaliados pelo médico neurologista. O médico psiquiatra deve ser consultado caso todas essas queixas estejam claramente associadas a quadro depressivo ou transtorno de ansiedade generalizada.
Abraço
Diego de Castro

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Concordo com os colegas, mas se junto ao início do estágio você identificou sinais de ansiedade (como por exemplo preocupações constantes, dificuldade de relaxar, tensão muscular) esses outros sintomas que relatas (problemas na memorização e concentração) podem ser sintomas também decorrentes de uma ansiedade maior, assim o mais indicado seria procurar um psicólogo. A Terapia Cognitivo Comportamental tem ótimos resultados para todos Transtornos de Ansiedade segundo a literatura científica. Abraço!
Além da uma avaliação médica especializada, para descartar processos fisiológicos, você mesma deve refletir sobre a possibilidade da mudança de vida e seus estressores estarem te desestabilizando emocionalmente, o que também pode ocasionar os sintomas mencionados. Neste último caso, um psicólogo pode te ajudar.
Olá! Você deve procurar um neurologista e um neuropsicólogo. O primeiro vai pedir exames, fazer uma avaliação clínica e sugerir medicações, quando necessário. Já o neuropsicólogo poderá realizar uma avaliação das suas funções cognitivas (atenção, memória, linguagem, inteligência, etc.) e verificar quais os déficits e o que está funcionando bem, indicando profissionais para que você possa realizar reabilitação, quando necessário. Boa sorte!
Olá considero importante procurar um Neurologista. Ele pode te avaliar melhor, e se necessário for, te pedir avaliações Psicológicas e Neuropsicológicas.
Espero ter ajudado.
Olá, claro deves procurar uma avaliação médica, para descartar qualquer questão orgânica, tanto o neurologista quanto psiquiatra estão aptos a fazer essa avaliação inicial e encaminhamentos. Se estiver tudo ok, seria interessante consultar com profissional de saúde mental, para avaliar as questões emocionais e situacionais, que podem explicar o rebaixamento cognitivo. O importante é não deixar de buscar uma ajuda, o fato de notar prejuízo pode gerar mais emoções e estar enfraquecendo a sua auto-estima e motivação.
Procure um neurologista, ele irá ouvir sua história e será capaz de avaliar o motivo da sua queixa.

Especialistas

Míriam Gondim Meira Tibo

Míriam Gondim Meira Tibo

Geriatra, Médico acupunturista

São Paulo

Carlos Macedo

Carlos Macedo

Médico clínico geral

Recife

Ariane Maria Carmelin

Ariane Maria Carmelin

Geriatra, Médico clínico geral

São Manuel

Camila de Oliveira Fernandes

Camila de Oliveira Fernandes

Geriatra, Especialista em clínica médica

Viçosa

Letícia Nogueira

Letícia Nogueira

Neurologista

Florianópolis

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Geriatra, Especialista em clínica médica

Montes Claros

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 100 perguntas sobre Transtornos Da Memória
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.