Tenho 22 anos, segundo uma clínica geral estou com transtorno de pânico e me receitou sertralina 50mg,

7 respostas
Tenho 22 anos, segundo uma clínica geral estou com transtorno de pânico e me receitou sertralina 50mg, na segunda semana senti que deu uma aliviada nos pensamentos, mas agora vejo que está voltando, já não consigo dormir novamente, acordo durante a noite, tremores, será que é preciso mudar?
Seria interessante você procurar um psiquiatra para que ele possa verificar a medicação, tipo e dosagem. Assim os sintomas devem sumir ou diminuir novamente. Procure também um psicólogo para que você consiga ver o que está causando o pânico, ansiedade, medo. Dessa forma é possível desenvolver formas de lidar com as situações estressoras.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O remédio trata apenas os sintomas, as causas são tratadas na psicoterapia, por isso é cientificamente comprovado que o tratamento com melhores resultados é o medicamentoso (quando necessário) junto com a psicoterapia. Recomendo que você procure por um psicólogo em sua cidade e volte ao psiquiatra para relatar a volta dos sintomas, ele saberá melhor avaliar se deve alterar a dose ou mesmo trocar o medicamento.
O ideal para confirmar o diagnóstico é buscar um psiquiatra ou um psicólogo.
Quanto a medicação o psiquiatra será o profissional mais indicado para verificar se essa medicação que está utilizando é a ideal para você.
Já o tratamento, o ideal é ser feito em acompanhamento com um psicólogo.
Tanto o diagnóstico de condições psíquicas, quanto a prescrição de medicamentos relacionados à elas, são de uma natureza extremamente delicada. Pela sua narrativa me parece um transtorno de pânico. Contudo, recomendo que procure um psiquiatra para que você possa fazer um ajuste na medicação.

Posteriormente talvez seja interessante que você procure um profissional da área da psicologia para que possa abordar essa questão de forma integral.

Um forte abraço e melhoras!
As medicações tratam os sintomas, e ajudam a amenizá-los, porém é importante que o tratamento medicamentoso seja feito em conjunto com um acompanhamento com um psicólogo ou psicanalista, para que juntos vocês trabalhem as questões preliminares que desecadearam o pânico. Também recomendo que procure um psiquiatra de sua confiança para avaliar a medicação.
Espero ter respondido sua pergunta!
Pensamentos excessivos podem realmente ser frequentes. A Sertralina pode contribuir para uma redução geral nos sintomas ansiosos, mas o constante monitoramento e preocupação em "não pensar demais" inevitavelmente irão trazer os pensamentos excessivos de volta. Experimente se forçar a não lembrar de um elefante branco durante 5 minutos. Ele costuma aparecer bastante nesse tempinho! A meditação e a busca de maior compaixão consigo podem ser boas estratégias para uma relação melhor com seus pensamentos. Sem dúvida, um acompanhamento terapêutico também! =)
O tratamento do transtorno de pânico deverá ser feito através de um psiquiatra e do psicólogo. O psiquiatra ajustará a medicação de acordo com a sua necessidade. O psicólogo estará te acompanhando no sentido de levar ao autoconhecimento e ao aprendizado de novas formas de lidar com as situações cotidianas e com os sintomas do transtorno de panico (como pensamentos e reações do seu organismo), buscando uma melhora de forma gradual.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2603 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.