Tenho 22 anos, segundo uma clínica geral estou com transtorno de pânico e me receitou sertralina 50mg,

7 respostas
Tenho 22 anos, segundo uma clínica geral estou com transtorno de pânico e me receitou sertralina 50mg, na segunda semana senti que deu uma aliviada nos pensamentos, mas agora vejo que está voltando, já não consigo dormir novamente, acordo durante a noite, tremores, será que é preciso mudar?
Seria interessante você procurar um psiquiatra para que ele possa verificar a medicação, tipo e dosagem. Assim os sintomas devem sumir ou diminuir novamente. Procure também um psicólogo para que você consiga ver o que está causando o pânico, ansiedade, medo. Dessa forma é possível desenvolver formas de lidar com as situações estressoras.

O remédio trata apenas os sintomas, as causas são tratadas na psicoterapia, por isso é cientificamente comprovado que o tratamento com melhores resultados é o medicamentoso (quando necessário) junto com a psicoterapia. Recomendo que você procure por um psicólogo em sua cidade e volte ao psiquiatra para relatar a volta dos sintomas, ele saberá melhor avaliar se deve alterar a dose ou mesmo trocar o medicamento.
O ideal para confirmar o diagnóstico é buscar um psiquiatra ou um psicólogo.
Quanto a medicação o psiquiatra será o profissional mais indicado para verificar se essa medicação que está utilizando é a ideal para você.
Já o tratamento, o ideal é ser feito em acompanhamento com um psicólogo.
Tanto o diagnóstico de condições psíquicas, quanto a prescrição de medicamentos relacionados à elas, são de uma natureza extremamente delicada. Pela sua narrativa me parece um transtorno de pânico. Contudo, recomendo que procure um psiquiatra para que você possa fazer um ajuste na medicação.

Posteriormente talvez seja interessante que você procure um profissional da área da psicologia para que possa abordar essa questão de forma integral.

Um forte abraço e melhoras!
As medicações tratam os sintomas, e ajudam a amenizá-los, porém é importante que o tratamento medicamentoso seja feito em conjunto com um acompanhamento com um psicólogo ou psicanalista, para que juntos vocês trabalhem as questões preliminares que desecadearam o pânico. Também recomendo que procure um psiquiatra de sua confiança para avaliar a medicação.
Espero ter respondido sua pergunta!
Pensamentos excessivos podem realmente ser frequentes. A Sertralina pode contribuir para uma redução geral nos sintomas ansiosos, mas o constante monitoramento e preocupação em "não pensar demais" inevitavelmente irão trazer os pensamentos excessivos de volta. Experimente se forçar a não lembrar de um elefante branco durante 5 minutos. Ele costuma aparecer bastante nesse tempinho! A meditação e a busca de maior compaixão consigo podem ser boas estratégias para uma relação melhor com seus pensamentos. Sem dúvida, um acompanhamento terapêutico também! =)
O tratamento do transtorno de pânico deverá ser feito através de um psiquiatra e do psicólogo. O psiquiatra ajustará a medicação de acordo com a sua necessidade. O psicólogo estará te acompanhando no sentido de levar ao autoconhecimento e ao aprendizado de novas formas de lidar com as situações cotidianas e com os sintomas do transtorno de panico (como pensamentos e reações do seu organismo), buscando uma melhora de forma gradual.