Tenho 35 anos, não sou sedentário, porém tive 6 episódios de taquicardia, consegui mensurar duas

4 respostas
Tenho 35 anos, não sou sedentário, porém tive 6 episódios de taquicardia, consegui mensurar duas vezes 180bpm e 199bpm, volta sozinho e não estou realizando nada de esforço, aparentemente ligado a estresse. Os exames deram tudo normal segundo o cardiologista. É perigoso? O que faço?
É perigoso sim. A taquicardia pode levar a um déficit da oxigenação do miocárdio predispondo angina e até infarto. Entretanto, se os episódios são esporádicos e ligados ao estresse, o ideal é evitar o fator causal.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É preciso fazer o diagnóstico exato da arritmia atráves de uma exame gráfico: holter ou loop recorder. Se forem taquicardias ventricular, deve-se realizar ablação das mesmas, se forem taquicardias atriais deve-se iniciar medicação específica.
Foi realizado holter? Este exame é o melhor para investigar arritmias: o tipo e o grau. Se você fez holter, eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico de esforço e todos foram normais, então a sua taquicardia pode estar relacionada a ansiedade e estresse. Mas é provável que a taquicardia supraventricular seja provocada por distúrbio elétrico do coração (reentrada no nodo sinoatrial); este distúrbio é bem tratado com a técnica de ablação, e para isso você precisa procurar um cardiologista.
Mas, como falei, a taquicardia também pode ter origem emocional. Neste caso você precisará fazer tratamento da parte emocional. Os profissionais que você pode procurar, neste caso, são: psiquiatra, psicólogo, ou terapeutas holísticos. Como eu sou médica homeopata, sugiro que você trate com homeopatia, pois é um excelente recurso para tratar problemas emocionais de forma natural, eficiente, duradoura e não agressiva.
Segundo suas palavras, essas crises cessam espontaneamente e em duas oportunidades houve confirmação da taquicardia. Se em algum momento a arritmia foi registrada, seu cardiologista já sabe o tipo de arritmia que está provocando os seus sintomas. Como seus exames foram normais, mas as crises se repetem, provavelmente você se beneficiará da técnica de ablação.
Se ainda não foi identificada a causa, no momento do seu aparecimento, registre o eletrocardiograma, para ter uma documentação. Se isso não for possivel, um estudo eletrofisiológico pode ser o melhor caminho para resolver o diagnóstico, ao tempo que realiza ablação caso necessário. Coverse com seu médico, ele lhe explicará a melhor conduta a ser seguida.

Especialistas

Fábio Bellini Pereira Teixeira

Fábio Bellini Pereira Teixeira

Cardiologista

Bragança Paulista

Carlos Mota

Carlos Mota

Cardiologista

Fortaleza

Sarah Mariana Renovato Martins Souza

Sarah Mariana Renovato Martins Souza

Cardiologista, Internista

Goiânia

Roberta De Alvarenga Batista

Roberta De Alvarenga Batista

Cardiologista

Belo Horizonte

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Neide Feldhaus

Neide Feldhaus

Intensivista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 680 perguntas sobre Arritmia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.