Tenho 36 anos e muita dificuldade em me relacionar com outras pessoas, não consigo fazer amigos, não

10 respostas
Tenho 36 anos e muita dificuldade em me relacionar com outras pessoas, não consigo fazer amigos, não sei expressar o que estou sentindo, normalmente imito outras pessoas ou fico sem falar, tento ficar sozinho, me sinto deprimido.O psiquiatra deu atestado informando asperger. Onde posso me tratar?
Sua descrição indica que você sofre com esse déficit persistente na comunicação social, que é sintoma do problema diagnosticado. Você já deu o primeiro passo importante, que foi procurar saber o que têm, agora precisa tratar esse sofrimento com psicoterapia, para que possa ter uma vida mais satisfatória. Bom tratamento.
Sávio Chaul - Psicólogo

Recomendo terapia cognitivo comportamental ou EMDR. Duas terapias com resultados expressivos com esse diagnóstico apontado. O EMDR por ser uma terapia mais recente tem apresentado resultados positivos em muitos casos em que o paciente precisa melhorar comportamentos. A priori o EMDR e suas técnicas melhoram o peformance do desempenho cerebral. Quiser pesquisar mais acesse o site EMDR Brasil. Boa sorte. E tranquilidade tudo pode ser melhorado.
O primeiro passo é não se deter a um diagnóstico preciso. A primeira pergunta que

sempre faço: a quem interessa o diagnóstico? Sabemos que em alguns casos a

definição de um diagnóstico para uma intervenção mais coerente, é fundamental,

porém essa precisão em outros casos causa muitos danos por suas rotulações, trazendo

ao sujeito uma outra identidade, a da patologia. Nossas dores hoje são facilmente

rotuladas sem um aprofundamento nessa análise. Compreendo o autismo como um

diagnóstico difícil de ser dado, exatamente por possuir inúmeras variáveis

dificultando seu fechamento. É preciso respeitar a subjetividade do sujeito e o que ele

trás em sua história de vida. Uma dificuldade de interação social, depressão,

isolamento não necessariamente configura autismo. Investigamos as estereotipias, os

quadros funcionais, as obsessões e outros fatores. Acredito que alguns traumas geram

bloqueios que facilmente se confundem e se apresentam com características

semelhantes. Nossa história de vida precisa ser investigada. É o que fazemos no

processo analítico. Acredito que um psicólogo e um psiquiatra possam juntos fazer

um bom trabalho de acompanhamento, ajudando-o a vencer seus medos, trabalhando

a confiança em si mesmo,condicionando-o a descobertas de si e melhor

gerenciamento sobre seus sentimentos, emoções e limitações.
A psicoterapia cognitiva é excelente para este tipo de diagnóstico.
Vc já deu o primeiro passo que é procurar ajuda.
Otimo tratamento para vc .
Você diz de um sofrimento e não apenas de como se comporta, a psicoterapia pode lhe auxiliar a dar nomes ao indizível e diminuir essa angustia relatada. Tratar do psiquismo é tao importante quanto tratar do físico. Busque ajuda de um psicoterapeuta para ajuda-la.
O vazio da angústia pode ser concebido como dimensão intrínseca da própria condição humana.
A priori ao diagnóstico.
Oriento que busque enfoque analítico para melhor aprofundar as questões subjetivas que se encontram instalada na alma e sintomatizando a vida é seu modo de se relacionar.
Tenha um tratamento feliz.

Flávia Almeida
Psicóloga / Psicanalista
Sugiro buscar terapias focadas no aqui e agora para que te ajude a sair do sofrimento o mais rapidamente, como a Gestalt-Terapia, TCC e EMDR.
É importante fazer um trabalho com estratégias para que você experimente novas formas de interagir socialmente, a busca da origem dessa dificuldade e ressignificar os acontecimentos passados que tenham te afetado.
Os diagnósticos são ótimos para darem uma orientação, mas cada pessoa é única e lida da sua forma com as mesmas questões.
Boa Sorte nessa linda jornada terapêutica
A terapia cognitivo comportamental tem bons resultados para pessoas com diagnóstico de Asperger. O tratamento é com acompanhamento de psiquiatra e psicólogo.
O Treinamento de Habilidades Sociais facilita a comunicação e a integração social.
A psicoterapia é de grande valia para você para lidar com seu sofrimento.
Você fez a Avaliação Neuropsicologica para contribuir com a consolidação deste diagnóstico?
At.,
Monica Araújo!
Acho importante saber se esse diagnóstico foi feito através de uma analise mais aprofundada. A síndrome de Asperger é um diagnostico controverso e que esbarra ampla discussão do que que é o autismo. No entanto, esse diagnóstico faz parte do espectro do autista e viria acompanhado de outros sintomas como esteriotipias e obsessões por certos assuntos. Dificuldade como as descritas por você podem ter diversas razões e muitas vezes são causadas por ansiedades, angustias e sentimento de não pertencimento... Tenho experiência na área da psicologia do desenvolvimento e foi através da minha experienca tratando autistas que senti a necessidade de me aproximar da psicanálise pois sentia falta de uma compreensão sobre a questão do afeto. Acho que no seu caso a psicanálise seria a linha mais apropriada tendo em vista que esse diagnóstico pode ter sido feito de forma apressada, o profissional que te acompanhar deve poder te enxergar para além disso.