Tenho 45 anos e desde os 14 anos tenho epilepsia, tomo carbamazepina 400mg duas vezes ao dia, amitri

3 respostas

Tenho 45 anos e desde os 14 anos tenho epilepsia, tomo carbamazepina 400mg duas vezes ao dia, amitriptilina 25 mg dois cps a noite e clonazepam 02 mg, que inclusive foi a Senhora quem passou pra mim ( o clonazepam). Gostaria de saber porque tenho crises até hoje mesmo tomando o medicamento todos os dias.
A epilepsia é uma patologia complexa pois apesar de ter como mecanismo uma sincronização da atividade cerebral, pode ter diversas causas ou mesmo nenhuma causa evidente.
A grande maioria dos pacientes controla com um ou 2 drogas. Quando ocorre refratariedade é necessário a associação de drogas e uma avaliação multidisciplinar pois algumas patologias causadoras de crise podem inclusive serem tratadas com procedimentos cirúrgicos.
Você tem um quadro refratário o tratamento está seguindo o protocolo, mas importante avaliação continua clínica e de imagem para estabelecer os próximos passos!
Atenciosamente

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É comum a ocorrência de refratariedade ao tratamento medicamentoso, mas pelo que você disse só está usando a Carbamazepina como anti epilético. Sugiro procurar atendimento a fim de otimizar seu tratamento, já que temos várias outras medicações que podem ser usadas no tratamento.
O controle de crises convulsivas vai depender de vários fatores:
1- A adesão ao medicamento (se está tomando todos os dias na dose prescrita e nos horários corretos)
2- Sua rotina de sono, pois a privação de sono pode precipitar escapes de crises
3- Sua saúde geral, pois as medicações (a carbamazepina principalmente) dependem do bom funcionamento do seu fígado
4- Uso de álcool ou substâncias ilícitas, que podem desencadear escapes de crises
5- Medicação adequada para a epilepsia que você apresenta - nem sempre há controle adequado com a primeira medicação prescrita para crises ou com a primeira dosagem prescrita.

O controle das crises deve ser acompanhado e seguido com o(a) neurologista, que idealmente irá ajustar suas medicações anticonvulsivantes para alcançar remissão das convulsões. Pode ser que esse ajuste seja necessário agora. Se cuide!

Especialistas

Mauricio Hoshino

Mauricio Hoshino

Neurologista

São Paulo

Isaac Bertuol

Isaac Bertuol

Neurocirurgião

Lajeado

Francisco Vaz

Francisco Vaz

Neurocirurgião

Recife

Julys Souza Barbosa

Julys Souza Barbosa

Neurologista

Umuarama

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 495 perguntas sobre Epilepsia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.