Tenho Ansiedade e quando estou nervoso ou com crise minhas veias da palma da mão esquerda ficam bem

14 respostas
Tenho Ansiedade e quando estou nervoso ou com crise minhas veias da palma da mão esquerda ficam bem aparentes, isso é normal?
A ansiedade pode ter uma variedade de efeitos sobre o corpo, muitos dos quais são o resultado da "resposta de luta ou fuga" do corpo — uma resposta fisiológica que ocorre em resposta a uma ameaça percebida. Esta resposta envolve uma série de mudanças no corpo, preparando-o para responder rapidamente a uma ameaça, e é mediada pelo sistema nervoso simpático.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais a resposta de luta ou fuga, que pode ser acionada por ansiedade, pode afetar suas veias e circulação:

Fluxo Sanguíneo: Durante uma resposta de luta ou fuga, o fluxo sanguíneo é redirecionado para áreas do corpo onde é mais necessário — em particular, para os músculos, permitindo uma resposta rápida. Isso é feito através da constrição de alguns vasos sanguíneos e da dilatação de outros.

Dilatação das Veias: A resposta de luta ou fuga pode causar a dilatação (expansão) de algumas veias. Isso poderia, em teoria, tornar as veias mais visíveis, especialmente nas mãos e nos pés.

Sudorese: A resposta de luta ou fuga também causa sudorese, que ajuda a resfriar o corpo. As palmas das mãos têm um grande número de glândulas sudoríparas, e a sudorese pode causar mudanças temporárias na cor e aparência da pele, o que poderia tornar as veias mais visíveis.

Tensão Muscular: A ansiedade frequentemente leva à tensão muscular, que pode mudar temporariamente o fluxo sanguíneo em diferentes partes do corpo, incluindo as mãos.

Hiperventilação ou Respiração Rápida: Isso é comum durante ataques de ansiedade e pode alterar o equilíbrio de dióxido de carbono e oxigênio no corpo, o que pode afetar os vasos sanguíneos.

É normal que as veias nas mãos se tornem mais visíveis quando o sangue é direcionado para os músculos durante a resposta de luta ou fuga. Essa é uma parte normal da resposta do corpo ao estresse ou ansiedade.

Dito isto, é sempre uma boa ideia discutir novos ou preocupantes sintomas físicos com um médico, especialmente se eles são persistentes ou estão afetando sua qualidade de vida. E, muito importante, se você está lutando com ansiedade, um profissional de saúde pode ajudar a criar um plano de tratamento que inclui terapia, medicações se nescessario e estratégias de gerenciamento do estresse.

Consulte seu psicólogo ou busque um caso não faça acompanhamento. para discutir seus sintomas em detalhes. Este é o passo mais seguro e eficaz que você pode tomar para cuidar de sua saúde.

Olá, boa tarde! Sinto muito por esse momento difícil que você está passando. A ansiedade pode ter vários efeitos no corpo, e algumas pessoas relatam sintomas físicos como aumento da frequência cardíaca, sudorese, tremores e até mesmo veias mais aparentes nas mãos. Isso pode ocorrer porque a ansiedade pode causar um aumento da pressão sanguínea e da atividade do sistema nervoso, o que pode levar a uma dilatação das veias e torná-las mais visíveis. No entanto, é importante ressaltar que nem todas as pessoas experimentam os mesmos sintomas físicos durante um episódio de ansiedade. Se você está preocupado com as veias aparentes em suas mãos durante momentos de ansiedade, é aconselhável procurar orientação médica para obter um diagnóstico adequado. Um médico pode avaliar suas preocupações, histórico médico e sintomas para fornecer informações mais precisas e personalizadas sobre o que você está experimentando. Além disso, se a ansiedade está afetando sua qualidade de vida, considerar falar com um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, pode ser benéfico. Eles podem ajudar a desenvolver estratégias para lidar com a ansiedade e reduzir seus sintomas. Fico à disposição, fique bem.
Quando não conseguimos lidar com as nossas emoções o nosso corpo acusa através de diversos sintomas. Busque ajuda profissional para juntos conseguirem descobrir a causa dessas crises e um melhor manejo da ansiedade.
Olá! Imagino que isso pode assustar um pouco, certo? Que bom que veio buscar ajuda. Sobre isso, é importante que procure um médico, para também avaliar a nível fisiológico, ok? Porém, é comum que pacientes com ansiedade sintam mudanças em seu corpo em momentos de estresse e crise, como por exemplo um aumento da pressão arterial. A Psicologia pode te ajudar a, no seu tempo, compreender o que pode te ajudar com a ansiedade e com suas queixas de forma geral. Muitas vezes, ter alguém para te acompanhar em sua caminhada possibilita uma visão mais ampla sobre o que pode estar acontecendo. Então lembre-se de avaliar com um médico, mas não esquecer de olhar para o que está gerando sua ansiedade e crises.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
Olá!
De fato, os estados emocionais, como o medo, seja sob a forma de ansiedade, seja sob a forma de medo visceral no agora, colocam o corpo a funcionar para preparar o indivíduo para fugir, se defender, correr, lutar e, enfim, ter reações corporais de grande investimento energético e de força. Por isso, provavelmente, o teu fluxo sanguíneo fica mais forte e abundante na parte dos músculos, por exemplo, das mãos, de forma que você se "disponha" a fazer algo que, corporalmente, inconscientemente ou emocionalmente, a tua mente "julga" como urgente.
Sempre é importante FALAR sobre o que sentimos, sobre como estamos lidando com as dificuldades da vida e das relações que temos com outras pessoas, de forma que possamos ENTENDER por que nos sentimos mal, por exemplo, com medo, inquietação, raiva, rejeição, apatia, ou seja, ansiedade. O nosso corpo só acompanha o nosso estado mental.
Boa sorte! Eu fico por aqui, caso você queira conversar sobre o que SENTE e PENSA que está acontecendo com você.
;)
Olá, tudo bem?
gostaria de acrescentar que ansiedade pode ter uma variedade de reações sobre o nosso organismo , muitos vezes são o resultado da resposta de luta ou fuga do corpo diante de uma ameaça percebida. A TCC no tratamento da ansiedade pode te ajudar avaliar o impacto que pensamentos e sentimentos negativos provocam na manutenção de comportamentos inadequados. Então compreender que seus pensamentos desencadeiam reações fisiológicas no seu corpo
te ajuda a lidar com suas emoções. Um abraço e estarei disponível para te ajudar.@PsicologaSilmariaBandeira
Olá! A ansiedade é uma reação natural do ser humano que tem como função nos proteger de situações de perigo, por isso pode afetar não apenas os nossos pensamentos, mas também o corpo, preparando-o para uma situações de luta ou fuga. A ansiedade pode causar sintomas físicos como a sudorese, palpitação, frio na barriga, agitação, falta de ar e aperto no peito, assim como o aumento da circulação sanguínea, que você pode perceber pelo aumento das veias em sua mão.
A ansiedade pode ser tratada em terapia, identificando sua causa e criando estratégias para diminuir e cessar essas crises. Se você esta tendo crises nessa intensidade é importante a busca por ajuda!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 90
Psicólogo @adrianogalocha aqui.
Toda manifestação corporal ou emocional que lhe causa desconforto não deve ser considerada normal e sim um aviso que algo não vai bem.
Quando você fala que tem Ansiedade é porque houve do senso comum estes relatos ou de fato você foi diagnosticado?
Se você acredita ter Ansiedade ou se você foi diagnosticado, mas não está fazendo o tratamento adequado, sugiro que procure um psicólogo urgente.
É comum nos pacientes com ansiedade apresentarem alterações físicas e emocionais em momentos de crises, alteração como sudorese, palpitação, falta de ar, aperto no peito, aumento da circulação sanguínea, taquicardia etc.
Fico a sua disposição caso queira se cuidar e buscar seu autoconhecimento.
Olá,
A ansiedade pode gerar um maior fluxo sanguíneo no corpo, podendo ser este o motivo das veias de sua mão se demostrarem mais aparentes em momentos de nervoso.
De qualquer maneira, indico que busque ajuda profissional, médico vascular, para acompanhar a questão da circulação sanguínea, para eliminar qualquer hipótese fisiológica relacionada a este sistema, e também, indico a busca de um psicólogo para te ajudar a lidar com a questão do nervosismo e ansiedade.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 100
Sim, é relativamente comum que as veias das mãos se tornem mais aparentes quando você está ansioso, nervoso ou tendo uma crise de ansiedade. Isso ocorre porque a ansiedade pode causar uma série de mudanças no corpo, incluindo o aumento da frequência cardíaca e a dilatação dos vasos sanguíneos. Isso pode fazer com que as veias se tornem mais visíveis, especialmente nas áreas onde a pele é mais fina, como as palmas das mãos.

Essa resposta fisiológica é uma manifestação do "modo de luta ou fuga" do corpo, que é ativado durante momentos de estresse ou ansiedade. Se você está preocupado com esses sintomas ou se eles estão causando desconforto, é sempre recomendável discutir com um profissional de saúde para obter um diagnóstico preciso e orientações sobre como gerenciar seus sintomas de ansiedade.
Olá, a ansiedade pode ter efeitos físicos sim. Importante buscar ajuda de um profissional, para cuidar dos desconfortos e prejuízos que a ansiedade te causam.

Sigo a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Oi, tudo bem?
A ansiedade ativa respostas biológicas como está que você relata. É nosso corpo se preparando para lutar ou fugir. Procure ajuda para entender o que tem te deixado ansioso, aprender a se autorregular e a diminuir estes sintomas.
Os efeitos da ansiedade no corpo de cada pessoa é diferente, não há uma descrição específica dos sintomas quanto a veia da mão, porém penso que pode ser efeito de respostas do seu corpo aos processos de ansiedade.
A ansiedade ativa o sistema nervoso simpático do nosso organismo sendo uma resposta natural de defesa do organismo diante do perigo visando sobrevivência. Nesse processo uma das resposta do organismo é a dilatação dos vasos permitindo um aumento do fluxo sanguíneo para os tecidos e órgãos do corpo deixando o organismo preparado para luta ou fuga. Entretanto na ansiedade patológica a reação é desproporcional, irreal ao estimulo aversivo, causando inúmeros prejuízos na qualidade de vida do individuo. A terapia Cognitivo Comportamental irá identificar e trabalhar pensamentos automáticos e distorcidos que contribuem para a ansiedade, incluindo técnicas de respiração diafragmática (ativam o sistema contrario do simpático, o parassimpatico, como por exemplo diminuição dos batimentos cardíacos) e de exposição gradual para se tornar mais tolerante não deixando que isso atrapalhe sua vida. Geralmente o tratamento psicológico ocorre juntamente com medicamento psiquiátrico, deste modo é necessário o diagnostico profissional desses sintomas e tratamento adequado. Espero ter ajudado, estou a disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!