Tenho ansiedade TAG e quadro de depressao e gostaria de saber se é normal sentir conforto em ficar t

14 respostas
Tenho ansiedade TAG e quadro de depressao e gostaria de saber se é normal sentir conforto em ficar triste? Sempre que me sinto bem eu procuro algo que me faça ser triste,chorar,me isolar etc… isso é normal?
Sentir conforto na tristeza, especialmente quando se tem ansiedade e depressão, pode parecer contraditório, mas é uma experiência conhecida. Algumas pessoas podem encontrar um certo alívio ou familiaridade na tristeza, pois esses sentimentos se tornaram habituais. Contudo, buscar ativamente situações que induzam tristeza pode ser um sinal de que você está tentando gerenciar emoções de uma forma que lhe é conhecida, ainda que não seja a mais saudável. É importante conversar abertamente sobre esses sentimentos com um profissional de saúde mental. Nós podemos oferecer estratégias para lidar com essas emoções e ajudá-lo a encontrar caminhos mais saudáveis para o bem-estar emocional. Não hesite em procurar apoio; cuidar de sua saúde mental é fundamental.

Não é incomum que pessoas com ansiedade e depressão experimentem uma variedade de emoções, incluindo conforto na tristeza, pois é algo conhecido. No entanto, procurar consistentemente atividades que te façam sentir triste ou isolado pode não ser benéfico para a sua saúde mental ao longo do tempo. Poderá ser útil falar com um profissional de saúde mental sobre esses sentimentos e explorar mecanismos de enfrentamento saudáveis para gerenciar suas emoções.
Olá. Buscar conforto é um recurso importante para lidar com momentos difíceis. Normalmente buscamos conteúdos que "combinem" com o que estamos sentindo, é uma via de expressão também. No entanto, busque avaliar o quanto isso tem se tornado um refúgio, mas que não é o suficiente para mobilizar transformações - ou seja, viver a tristeza só te gera mais tristeza. É saudável quando não é algo constante ou que não atrapalha sua vida. Caso esteja precisando de ajuda, saiba que pode buscar apoio psicológico!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Olá, espero que esteja bem! Pensamento contraditório, hem? Acredito que esses pensamentos fazem parte do processo depressivo! Mas procure mudar esses pensamentos! Sei que é difícil, fácil de falar na teoria, mas na prática é complicado! Procure ajuda de um psicólogo, converse sobre esses pensamentos e os momentos que eles entram em sua consciência! E também, com a ajuda profissional, aos poucos, a medida que ganha confiança, fale sobre a depressão, o momento que ela se instalou...
Espero ter ajudado!
Olá! É bastante frequente que ecoemos padrões aprendidos, ainda que eles nos causem algum grau de sofrimento. Nesse sentido, não é incomum que voltemos aos comportamentos, relacionamentos e situações que conhecemos – não porque sejam confortáveis, mas porque são conhecidos. Desse modo, uma análise pessoal talvez ajudasse a entender melhor esses ciclos repetitivos, para que conseguisse, assim, transformá-los. Contudo, é bastante importante destacar, além disso, que todos os sentimentos, inclusive a tristeza, precisam ser acolhidos, para que se entenda melhor o que eles estão tentando lhe dizer, lhe sinalizar. Percebe? Te convido a entender um pouco mais do meu trabalho através do @minha.psicologa. Espero ter ajudado!
Para algumas pessoas, a tristeza pode ser familiar e até mesmo reconfortante em um nível subconsciente. Isso pode acontecer porque a tristeza pode ser uma emoção mais fácil de gerenciar do que outras, como a ansiedade intensa. Pode ser uma forma de lidar com emoções difíceis, pois a tristeza pode parecer mais previsível ou controlável em comparação com sentimentos de ansiedade extrema.

No entanto, é importante abordar essa dinâmica, pois procurar situações que induzam tristeza e se isolar pode contribuir para o agravamento da depressão e da ansiedade. Esses comportamentos podem criar um ciclo de negatividade que dificulta a busca por momentos positivos e saudáveis.

Se você não está atualmente em tratamento, é altamente recomendável procurar a ajuda de um profissional de saúde mental.
Situações conhecidas nos faz sentir mais confortáveis, qdo nos vitimizamos de certa forma isto nos traz segurança pois nos diz que estamos no caminho certo, entende. Isto nos sinaliza que nao precisamos nos sentir responsáveis pela situação, nao precisamos sair da zona de conforto dai temos um ganho secundário, neste caso o sofrimento.
Mudar causa muitas vezes medo e da muito trabalho.
Oi, como você está? Buscar situações que nos conectam com as nossas emoções mais presentes no momento é muito comum, e em determinadas situações servem como uma catarse para aquelas emoções que não conseguimos dar nome. Catarse é como se fosse um "extravazar" de tudo que você sente. Sabe quando uma panela de pressão está prestes a estourar? as vezes nos sentimos dessa forma e esses momentos de catarse servem como que uma válvula de escape das nossas emoções.
Agora, é válido destacar que se você está tendo sintomas ansiosos e depressivos com muita frequencia e de forma muito intensa, certamente a psicoterapia será muito valiosa para te ajudar nesse caso. Espero ter ajudado, me coloco à disposição @gidurat.psi
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 220
Olá. Entendo como uma dinâmica comum essa que você descreveu, embora mesmo que contraditória aparentemente. Psicoterapia é importante para encontrar recursos para lidar com a ansiedade e a depressão. Abraço.
Respondendo objetivamente sua pergunta, e considerando que nunca faço um juízo de valor no sentido de "normal ou anormal", diria que tal comportamento não parece ser saudável para você, em que pese podemos considerar - segundo a Gestalt-terapia, minha abordagem de trabalho - que você está fazendo o que chamamos de "ajustamento criativo", ou seja, tentando se adaptar às diversas situações da sua vida, da maneira mais apropriada possível, de acordo com as possibilidades disponíveis. E, como dito por vários colegas aqui, talvez a questão do hábito seja um fator que torna a tristeza o recurso criativo mais disponível no momento. Ao mesmo tempo, penso que possa ser uma forma de defesa que seu organismo criou para se defender de possíveis frustrações, com relação aos momentos bons. Importante ter em mente que o fluxo da vida é, de fato, uma sucessão de eventos positivos e negativos, sucessos e fracassos, altos e baixos. Recomendo procurar um processo psicoterapêutico que possa lhe ajudar a sustentar melhor essas variações de humor, de modo a ajudá-lo(a) a encontrar equilíbrio emocional, que lhe permita desfrutar dos e estar presente nos momentos, independente de positivos ou negativos. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Todas as emoções são importantes e cumprem um papel na vida das pessoas. Mas sentir conforto apenas com a tristeza pode indicar que um padrão que pode ser ressignificado. Busque ajuda profissional para efetuar algumas mudanças.
Olá! Acredito que a palavra "normal" é muito complexa, afinal, o que é ser normal? Mas como você lida com suas emoções acaba se dando por um padrão familiar a você (seria o seu normal, sabe?!). A questão é: como você se sente em relação a isso? Se isso incomoda, então procura uma ajuda psicológica para aprender novas formas de lidar com emoções, mesmo que seja desafiador e desconfortável no começo. As vezes o novo é mesmo assustador, mas não necessariamente ruim. Fico à disposição pra qualquer coisa. Um abraço!
Olá, tudo bem?
Espero que esteja melhor!
Entendo toda angústia e confusão ao tentar entender todas as emoções que esteja sentindo. Realmente não é uma tarefa fácil. Há muita história e gatilhos envolvidos que muitas vezes não estamos conscientes. Para que possa entender melhor é necessário se aprofundar nas minúcias de tudo. Por isso a importância da psicoterapia! Pra que seja possível entender é necessário investigar tudo que esteja envolvido na sua queixa.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 280
Olá, tudo bem? É compreensível que, em meio à ansiedade e depressão, você possa sentir conforto em emoções que parecem mais familiares ou controláveis, como tristeza e solidão. Muitas vezes, as pessoas com transtornos de ansiedade e depressão podem desenvolver padrões de comportamento que perpetuam seus sintomas, mesmo que esses padrões possam parecer contraditórios à primeira vista.

Sentir-se confortável na tristeza pode ser uma forma de autopreservação, onde a pessoa se sente mais segura ao se afastar de situações que possam desencadear ansiedade ou estresse. A tristeza pode parecer uma emoção mais "segura" para algumas pessoas, pois pode ser mais fácil lidar com ela do que com a ansiedade intensa ou os sentimentos de desesperança associados à depressão.

No entanto, é importante reconhecer que buscar ativamente a tristeza ou se isolar pode ser prejudicial a longo prazo e pode perpetuar o ciclo da depressão e da ansiedade. Embora possa proporcionar alívio temporário, esse comportamento pode impedir a busca de ajuda e o progresso em direção à recuperação.

Se você se encontra buscando a tristeza como uma forma de conforto, pode ser útil explorar esses padrões de comportamento com um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Eles podem ajudá-lo a entender as razões por trás desse comportamento e desenvolver estratégias mais saudáveis para lidar com suas emoções, como a prática de habilidades de enfrentamento adaptativas, o desenvolvimento de uma rede de apoio social e a busca de tratamento adequado para sua ansiedade e depressão.

Lembre-se de que é possível aprender a lidar com suas emoções de uma maneira mais equilibrada e construtiva, e buscar ajuda profissional é um passo importante nesse processo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!