Tenho arritmia supraventricular isolada. Tomo 80 mg de propranolol há anos. Mesmo tomando o remédio

3 respostas
Tenho arritmia supraventricular isolada. Tomo 80 mg de propranolol há anos. Mesmo tomando o remédio sinto as vezes a arritmia e há também episódios de tontura quando passo por momentos tensos e de nervosismo, mas meu médico nunca confirmou essa associação. Que exames devo fazer pra descobrir isso?
Realmente consideramos a arritmia supraventricular isolada como uma alteração do ritmo de menor significado em relação as arritmias complexas, em alguns casos realmente se faz necessário o uso de medicações como o propranolol, betabloqueador que ajuda a diminuir a exacerbação destes batimentos provocadas por uso de substâncias como café, álcool, cigarro, algumas drogas estimulantes , etc, assim como stress e nervosismo, falta de sono. Neste caso com certeza o seu nervosismo vai exacerbar esta situação liberando uma carga maior de adrenalina no organismo que alé, de favorecer o aparecimento da arritmia supraventricular (fazendo com que fique mais frequente), também colabora com o aparecimento de sintomas neurovegetativos e gastrintestinais como no seu caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Arritmia supraventricular isolada em geral associa-se com um excelente prognóstico, tendo inclusive opção de não fazer uso de medicações, desde que os sintomas sejam ocasionais e inexista cardiopata estrutural associada. Muitas vezes correlacionar arritmia com sintomas ansiosos é difícil, porque é necessário estar monitorizando o momento em que isso ocorre. Se os sintomas não forem frequentes, não síncope associada ou ocorrerem num cruto espaço de tempo, pode-se apenas acompanhar e realizar periodicamente exames complementares. Deve ser ressaltado que caso estejam ocorrendo frequentemente episódios de nervosismo associados aos sintomas descritos, é necessário avaliar transtorno de humor.
Sintomas raros de palpitações podem ser flagrados com monitor de eventos ( Loop recorder ) e talvez ajude a esclarecer os sintomas.

Especialistas

Thalles Primo Coelho

Thalles Primo Coelho

Médico clínico geral

Livramento de Nossa Senhora

Roberta De Alvarenga Batista

Roberta De Alvarenga Batista

Cardiologista

Belo Horizonte

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Neide Feldhaus

Neide Feldhaus

Intensivista

São Paulo

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Leonardo Celeste Mangili

Leonardo Celeste Mangili

Cardiologista

Maringá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 680 perguntas sobre Arritmia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.