Tenho bruxismo acho que toda minha vida tenho 42 anos. Já faço uso da placa de acrílica porque a de

17 respostas
Tenho bruxismo acho que toda minha vida tenho 42 anos. Já faço uso da placa de acrílica porque a de silicone eu destruo. Faço atividades física e acupuntura para me manter bem pois acho que o meu sistema nervoso é o grande causador do bruxismo. Para dormir é horrível estou enlouquecendo. o que fazer????
Existem alguns profisionais que usam a toxina botulinica no tratamento do bruxismo ;pode ser uma alternativa no seu caso.

O bruxismo pode ter causas tanto físicas quanto psicológicas, como má oclusão dos dentes, problemas de sono, refluxo estomacal, dor de dente ou de ouvido e outras. Quanto às causas psicológicas, temos a ansiedade, a forma como a pessoa reage ao estresse e o tipo de personalidade, se mais agressiva, competitiva etc. Assim, depois que forem excluídos os fatores físicos, restam os psicológicos.

Como a ansiedade exerce uma grande influência no problema, o ideal seria você procurar a ajuda de um psicólogo, de preferência na abordagem cognitivo-comportamental (TCC), cujos resultados costumam ser relatados pela comunidade científica como os mais promissores em tratamentos de quadros ansiosos. Certifique-se de que o profissional seja realmente qualificado em TCC e siga o tratamento... Você poderá ter resultados muito bons. Técnicas de relaxamento também podem ajudar, desde que aliadas à psicoterapia.
Como você já foi ao dentista e está usando a placa e não resolveu, provavelmente pode ser fatores emocionais. Eu atendo uma paciente que tem o mesmo problema que você e ela também usa a placa e, de acordo com ela, o ranger de dentes à noite melhorou muito, diz o marido dela, e praticamente ela não machuca mais a boca. Dessa forma, aconselho a você procurar um psicólogo e fazer terapia.
O bruxismo é um transtorno do sono que causa intenso sofrimento para o portador. A pessoa acorda geralmente com um ranger de dentes e sensações de raiva ao despertar. Procure um profissional chamado clínico do sono para procurar saber a causa do problema. Pode ser que este profissional solicite um exame de polissonografia. Geralmente o bruxismo tem como causa uma intensa ansiedade causada por eventos de estresse devendo ser acompanhado e tratado por uma psicoterapia. Não é comum a permanência do sintoma por tempo indefinido. O afeto da raiva como um fator da origem do problema é frequente. Pacientes geralmente relatam que estão vivenciando problemas incomodos que não conseguem resolver.

Atenciosamente,

Sandro César
Parece que vc já tem noção de que este sintoma: o bruxismo , tem tudo a ver com tensão emocional e provavelmente com raiva contida...resta procurar por um tratamento psicológico para elaborar e transformar esses sentimentos.
O tratamento com a Hipnose pode te ajudar muito a diminuir a ansiedade e, consequentemente, o sofrimento.
Com técnicas adequadas, você irá se sentir bem melhor ao entender o poder do seu pensamento e que tudo está ligado à sua parte sábia!
Procure um Psicólogo Hipnoterapeuta.
Você pode !
Tratamento para Transtorno de Ansiedade na Abordagem Cognitivo Comportamental e Hipnose pode resolver seu caso. Sucesso!
Sugiro que você procure um psicólogo e um dentista:
Os estudos são praticamente unânimes a respeito do bruxismo, no sentido da necessidade de um tratamento psicológico. A cavidade bucal é uma das válvulas de escape da afetividade e, o apertar ou ranger dos dentes pode ser utilizado como autopunição ou p/compensar as dificuldades. Assim muitas situações psicológicas são relacionadas ao desenvolvimento do bruxismo, como problemas na família, trabalho e escola, stress emocional, excesso de concentração, nervosismo, medos, tensões, frustrações, raiva, crises existenciais, depressão, conflitos, dentre outros. É importante você procurar um profissional na área da odontologia, a fim de averiguar se você está usando o bruxismo p/combater algum problema dentário, como por ex. uma má oclusão. Após diagnóstico, o especialista poderá decidir por um procedimento restaurador, ou ortodôntico, indicar exercícios orais p/dessensibilização local, prescrever métodos elétricos ou medicação, etc.
Se voce mesma avalia que seu "sistema nervoso é o grande causador do bruxismo' , que tal tentar fazer analise.?
Considerando que você já está sendo acompanhada por um dentista e está usando a placa que ficou adequada para você, precisa procurar uma psicoterapia para aliviar essas tensões e cuidar do que ocasionou o bruxismo, isso aliviará ainda mais os sintomas.
Tenho uma sugestão um pouco diferente...

Além de todas as excelentes indicações que você recebeu dos meus colegas, como: acupuntura, diferentes técnicas de psicoterapia, hipnose, infiltração de Toxina Botulínica (Botox), busca de especialistas em distúrbios do sono e etc.

Todas essas indicações são ótimas, mas também sugiro você experimentar uma técnica chamada T.R.E (Tensão & Trauma Release Exercises). Essa é uma técnica nova, eficaz e sem contra indicações, para liberação (rápida e profunda) da tensão emocional e do estresse. Tenho obtido respostas maravilhosas para bruxismo, pânico, ansiedade, transtorno de estresse pós traumático dentre diversos outros problemas emocionais.

Acredito que essa possa ser uma intervenção muito salutar no seu caso. Você pode usar essa técnica como complemento do tratamento escolhido. Espero do coração que você tenha sucesso e que essa pequena sugestão possa ajudar.

Muita Luz e Saúde,

Gustavo Lima
Trabalho com reabilitação oral e estética, e atendo muitos pacientes com o seu caso, tenho feito além da placa a aplicação de toxina botulínica na musculatura da mastigação, masseter e temporal quando há dor de cabeça associada. Tenho tido excelentes resultados! Mas a aplicação deve ser refeita de 5 em 5 meses.
Existe a necessidade de uma avaliação para diagnosticar alterações de humor, como ansiedade.
Procure um psicólogo, que fará investigação e orientação de melhor técnica de intervenção para o caso.
Respiração diafragmática, técnicas de relaxamento, reestruturação cognitiva, dessensibilização sistemática são algumas das possibilidades bastante eficientes.
Busque um profissional capacitado para o diagnóstico e encaminhamento, se necessário, para compensação medicamentosa.
Grande abraço
Olá. Ótimas respostas acima!
Bruxismo pode ser provocado por várias situações! Estresse é o primeiro a ser diminuído.
Análise sua oclusão! Análise a posição do consolo daandibula na ATM.
.placa e de acrílico sim!
O uso da hipnose feita pelo cirurgião dentista ou psicólogo poderá te ajudar e muito!
Eu faço e tenho resolvidouito.
Mude travisseiro!!!!
Posição do pescoço ao dormir interfere muito! Altere posição ao dormir.
Laserterapua também ajuda!!

Bom dia ! O bruxismo é uma alteração de movimento de causa multifatorial, os tratamentos mais efetivos estão relacionados ao cognitivo comportamental, placas e toxina botulínica (quando apliacada de forma correta), procure um dentista especialista em disfunção temporomandibular e ele irá poder junto ao psicólogo se for o caso gerenciar seu bruxismo de forma adequada.
Quando o caso persiste, ou a placa nao esta ajustada ou esta havendo a necesdidade de vc procurar ajuda de um psicologo ou um psiquiatra para em ultimo caso passar medicao ansiolitica junto com o acompanhamento psicologico. Na maioria das vezes um ajuste na placa resolve.
O bruxismo pode ter causas tanto físicas quanto psicológicas, como má oclusão dos dentes, problemas de sono, refluxo estomacal, dor de dente ou de ouvido e outras.